Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Esqueci meu CNPJ, e agora? 5 maneiras diferentes de descobrir!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 18, 2023

October 18, 2023

October 18, 2023

Quem nunca, durante uma compra para a empresa ou do preenchimento de um cadastro comercial, disse: "equeci meu CNPJ"? Se você também já passou por isso, saiba que é algo comum e, o mais importante, fácil de ser resolvido.

Por exemplo, para recuperar o CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, basta você ter em mãos o número do seu CPF, Cadastro de Pessoa Física. A partir dessa informação, deverá acessar plataformas como o Portal do Empreendedor (caso seja MEI), ou a Redesim, se o seu negócio tiver outra natureza jurídica.

Entretanto, há sistemas mais completos que, além de mostrar qual o seu CNPJ, trazem diversas informações sobre a sua empresa, como é o caso do Consulta CNPJ da Linkana

Essa ferramenta, inclusive, pode ser usada para consultar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas de outras companhias, como a dos fornecedores que você pretende trazer para a sua cadeia de suprimentos, contribuindo para otimizar e aprimorar a gestão.

Quer saber como a solução funciona, o que ela oferece e as demais maneiras de resolver o problema do "esqueci meu CNPJ, o que fazer?". Então, siga agora mesmo a leitura deste artigo.

Esqueci meu CNPJ, como consultar? 5 opções

Entre os principais locais para consultar o CNPJ da sua empresa — ou mesmo de outras que se relacionam com o seu negócio —, estão:

  • Consulta CNPJ Linkana;

  • Redesim;

  • Junta Comercial;

  • Portal MEI;

  • Pesquisa livre na internet.

1- Consulta CNPJ Linkana

O Consulta CNPJ da Linkana é uma ferramenta gratuita que aponta o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica de qualquer empresa brasileira em poucos segundos.

Uma das grandes vantagens do sistema é que ele permite o levantamento das informações usando apenas o nome fantasia ou a razão social da empresa. Ou seja, se a questão que você precisa resolver é sobre "esqueci meu CNPJ", essa solução é ideal!

No que se refere aos dados relacionados ao cartão CNPJ de um negócio, o Consulta CNPJ Linkana revela:

  • nome fantasia;

  • natureza jurídica;

  • opção ao Simples Nacional;

  • se é ou não MEI (Microempreendedor Individual);

  • CNAE principal;

  • endereço completo e telefone de contato;

  • dados da matriz e filiais, se houver;

  • entre outros relacionados.

A ferramenta também traz informações do quadro societário e otimiza a consulta aos seguintes cadastros e certidões:

  • CEIS, Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas;

  • CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;

  • CEPIM, Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas;

  • Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços;

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • Certidão Negativa de Tributos Federais;

  • Certificado de Regularidade do FGTS.

2- Redesim

Redesim é a sigla para Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Trata-se de uma estrutura digital formada por sistemas informatizados que registram e legalizam empresas no âmbito federal, estadual ou municipal.

Para resolver o problema de esquecimento do CNPJ por meio dessa solução, você deve acessar sua página oficial, que fica ambientada no portal Gov.br.

Uma vez no site, você deve entrar com seu login e senha, clicar em "Consultar Pessoa Jurídica" e, em seguida, em "Minhas empresas".

Após, é necessário preencher alguns dados, tais como tipo de integrante, estado e município. Ao finalizar e clicar em pesquisar, aparecerão os dados referentes ao seu CNPJ.

Temos um artigo completo que explica como usar o sistema. Não deixe de conferir! "Como consultar o CNPJ na Redesim? Saiba se o seu fornecedor está ativo no mercado

3- Junta Comercial

A Junta Comercial é um órgão público estadual responsável pelo registro das atividades empresariais. A entidade também realiza alterações cadastrais e a gestão de processos de abertura e fechamento de companhias.  

O passo a passo para consultar um CNPJ pela Junta Comercial costuma variar conforme o estado. Porém, geralmente, é preciso acessar o portal da entidade e inserir informações como:

  • nome fantasia;

  • razão social, 

  • NIRE, Número de Identificação do Registro de Empresas, composto por 11 dígitos.

Dica de leitura: "Como consultar a razão social de uma empresa fornecedora?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

4- Portal MEI

Se sua empresa está enquadrada como MEI (Microempreendedor Individual), para recuperar o CNPJ, basta acessar o Portal do Empreendedor, que também fica no ambiente virtual do Gov.br.

Ao entrar no site, você deve clicar em "Emissão de Comprovante (CCMEI)". A tela seguinte solicitará login e senha do Gov.br — se ainda não tiver, é preciso fazer o cadastro.

Essa é uma das maneiras de consultar o CNPJ pelo CPF que levarão você até cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da sua empresa. 

5- Pesquisa livre na internet

Para fechar nossa lista de opções para resolver a questão "esqueci meu CNPJ, e agora, o que fazer?", você também pode realizar uma pesquisa livre na internet.

Digitando a razão social ou o nome fantasia da sua empresa em portais de pesquisa como o Google, serão apresentados diversos links com informações básicas sobre o registro do negócio.

Apesar de parecer uma forma simples e prática de consultar um CNPJ, é preciso se atentar à veracidade dos dados, porque, raramente, os portais sugeridos pertencem a órgãos oficiais.

Por esse motivo, o mais indicado para saber o CNPJ de uma empresa — seja sua ou de um parceiro, a exemplo dos fornecedores — é usar plataformas governamentais, de entidades confiáveis, ou soluções como a oferecida pela Linkana.

Por falar nisso, saiba que a Linkana pode ajudar seu negócio de diversas maneiras, principalmente no que se refere à gestão de fornecedores.

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem potenciais parceiros comerciais em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de informações e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Confira neste vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, mais detalhes sobre as soluções que oferecemos.

https://youtu.be/T4CMXDrgswQ

Gostou? Quer ter as funcionalidades também no seu negócio? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market