Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como escolher o fornecedor de energia da sua empresa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 9, 2022

October 9, 2022

October 9, 2022

As tarifas de energia elétrica estão cada dia mais altas, reflexo da crise hídrica pelo qual o país passa e que gera várias consequências. Porém, se olhando o valor da fatura, você já desejou poder escolher seu fornecedor de energia para ter um custo benefício melhor, isso já é possível. 

Desde 1998, com a publicação da Resolução Normativa nº 265 (atualizada em 2015 com a RN nº 678) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi criado o Mercado Livre de Energia.

Por meio desse mercado, as empresas não precisam mais obter energia apenas da distribuidora local para atender sua demanda. Seguindo as regras estabelecidas, é possível economizar fazendo negócios com fornecedores de energia confiáveis.

Quer entender melhor sobre o funcionamento do Mercado Livre de Energia e como é possível escolher o fornecedor de energia? Continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre esse mercado.

O que é Mercado Livre de Energia?

Mercado Livre de Energia é um ambiente de compra e venda de energia, onde os consumidores negociam valor, prazo, demanda e pagamento diretamente com empresas geradoras ou comercializadoras de energia elétrica.

Essa é uma forma legal de escolher o fornecedor de energia e conseguir negociar uma tarifa mais vantajosa para que seu negócio economize nos gastos, sem perder em produtividade.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) é o órgão que faz a regulamentação tanto das empresas que querem se habilitar como vendedoras quanto das empresas que se cadastrem como consumidoras.

Um levantamento feito pela CCEE em agosto de 2021 mostrou que, ao todo, já existem mais de 11.701 empresas associadas entre distribuidoras e comercializadoras. Ou seja, oportunidade para negociar é algo que não falta.

Leia também: Quais são as principais regras do Mercado Livre de Energia?

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como funciona o Mercado Livre de Energia?

Para entender como escolher um fornecedor de energia é uma alternativa viável, é preciso saber como é a dinâmica do mercado de energia elétrica no Brasil. 

A venda de energia acontece de duas formas: 

  • pelo Ambiente de Contratação Regulada (ACR), formado por consumidores cativos;

  • pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL), em que estão os consumidores livres.

Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

O Ambiente de Contratação Regulada é o mercado tradicional. As distribuidoras compram energia em leilões que seguem os preços estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Os consumidores cativos compram a energia das distribuidoras regionais, pagando o valor da tarifa regulada pelo governo, recebendo uma fatura mensal que também inclui o serviço de distribuição e a geração de energia.

Nesse ambiente de contratação não existe flexibilidade para negociar, uma vez que só existe uma opção de empresa disponível cobrindo a área e é obrigatório a regulamentação junto a ela.

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Já o Ambiente de Contratação Livre é o Mercado Livre de Energia. Ao entrar no ACL, o consumidor ganha a possibilidade de escolher o fornecedor de energia, negociar preço, quantidade e forma de pagamento.

Essa é uma maneira de driblar as altas tarifas do ACR e garantir a eficiência energética da empresa, além de conhecer melhor a relação entre demanda de energia e consumo no seu negócio. 

Na hora de fechar uma contratação, o consumidor livre firma dois contratos: um com a empresa distribuidora, que faz a transmissão, e outro com a geradora que comercializa a energia. 

É importante destacar que o valor da taxa de distribuição da concessionária local continua sendo cobrado na fatura, pois sua infraestrutura ainda é utilizada.

Por isso, o Mercado Livre de Energia é tão vantajoso, pois sua empresa pode encontrar melhores condições e negociar estrategicamente estreitando relacionamento com os melhores fornecedores.

Confira no vídeo abaixo mais sobre a dinâmica do Mercado Livre de Energia:

https://youtu.be/s7zcKzeI1Po

5 dicas para escolher um fornecedor de energia

Em um mercado com tanto potencial, você quer escolher o fornecedor de energia certo para sua empresa, não é mesmo? Então siga as dicas abaixo e saiba o que você deve analisar:

1. Pesquise o histórico do fornecedor

Ao conhecer um fornecedor do Mercado Livre de Energia, faça uma pesquisa online sobre ele. Visite o site oficial, redes sociais, leia opiniões de clientes que estiverem disponíveis, etc.

Afinal, não basta ter um preço bom, é importante ter certeza de que o fornecedor é qualificado e presta um bom serviço.

2. Analise a reputação

Existem muitos produtores de energia à disposição, mas vale a pena buscar alguns diferenciais como selos ou prêmios que atestam seus compromissos na área. 

Por exemplo, selos de sustentabilidade, premiações de qualidade são detalhes que ajudam a validar um fornecedor como um parceiro confiável.

3. Conheça outros clientes atendidos

A clientela atual também ajuda na hora de escolher um fornecedor de energia. Pesquise quem são as outras empresas atendidas, se elas estão satisfeitas, se o fornecimento de qualidade, entre outros pontos.

Ter uma visão geral sobre a quantidade de clientes, os diferentes setores aos quais eles pertencem e a demanda de energia total fornecida, também são dados relevantes.

4. Avalie a estrutura logística

A energia é um ativo essencial, então, o fornecedor precisa ter uma estrutura logística de distribuição que funcione com qualidade para que o abastecimento não seja prejudicado.

Tire todas as dúvidas antes da contratação para escolher a geradora que atende melhor às suas demandas.

5. Flexibilidade na negociação

A principal vantagem de migrar para o Mercado Livre de Energia é escolher o fornecedor de energia ideal para atender sua empresa. Então, é importante que o parceiro tenha uma negociação flexível e que realmente agregue vantagens.

Lembre-se não se trata apenas de comprar energia barata, mas também de contratar a melhor estrutura de fornecimento para ter total segurança.

Gostou das dicas para escolher um fornecedor de energia e conhecer o Mercado Livre de Energia? Aproveite que você conhece mais sobre o assunto e comece a preparar o caminho para fazer a migração. 

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market