Resources

ESG

ESG

ESG

Equifax: o que é? Por que verificar risco de crédito de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 25, 2023

August 25, 2023

August 25, 2023

A Equifax é um bureau de crédito norte-americano, ou seja, uma empresa de serviço de proteção ao crédito que oferece informação de adimplência e inadimplência de pessoas físicas e jurídicas.

Com sede em Atlanta, na Georgia, a companhia foi fundada em 1899 sob o nome de Retail Credit Company. Atualmente, conta com mais de 14 mil funcionários em todo o mundo e atua em 24 países, sendo um deles o Brasil.

A principal proposta da Equifax é gerar dados que permitam o acompanhamento e a análise do comportamento comercial e financeiro de clientes e parceiros de negócio, a fim de colaborar com as tomadas de decisão.

Trazendo isso para a gestão da sua empresa, é importante ter em mente que ferramentas como essa ajudam a, por exemplo, escolher os melhores fornecedores para compor a cadeia de abastecimento.

Um dos motivos é que, se os fornecedores escolhidos para atender sua empresa não apresentarem esse tipo de risco, logo, seu negócio também estará protegido de ameaças financeiras, jurídicas, reputacionais, de desabastecimento e afins.

Quer entender melhor a ligação entre análise de risco de crédito e gestão de fornecedores? Então, siga a leitura deste artigo e confira, agora mesmo, tudo sobre esse tema!

Quem é a Equifax?

A Equifax é uma empresa global de informações de crédito que oferece serviços de análise de risco para empresas em diversos países, incluindo o Brasil. Essa companhia de atuação mundial entrega dados de crédito comercial, com análises sobre o comportamento financeiro de pessoas físicas e jurídicas.

Esse bureau de crédito oferece serviços para negócios dos mais variados setores econômicos, tais como entidades financeiras, fintechs, organizações públicas, companhias de seguro, de área médica, varejo, comunicação, agências governamentais e vários outros.

Combinando dados, tecnologia e análise, a Equifax potencializa a análise de risco de crédito e gera insights que contribuem para deliberações comerciais, a exemplo de fechar ou não uma parceria entre empresas.

Dica! Confira também este artigo: "Quais são as alternativas ao Serasa para análise de risco?

Como funciona o rating da Equifax?

O rating da Equifax funciona a partir do levantamento de dados e da análise de variados critérios que, juntos, ajudam a apontar potenciais riscos financeiros. Alguns exemplos desses parâmetros são:

  • relatórios de crédito;

  • dados de transações bancárias;

  • informações sobre empréstimos ativos e/ou cancelados;

  • verificação da existência e condição de cartões de crédito;

  • checagem de dados de pagamento de telecomunicações (autorizados pelo titular).

Tudo isso é feito por meio da oferta e gestão de dados em nuvem, contando com plataformas globais e análise preditiva avançada.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Por que se preocupar com ratings financeiros de fornecedores?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, soluções como as oferecidas pela Equifax contribuem para o gerenciamento do negócio. Afinal, trazem percepções sobre potenciais clientes e parceiros de negócio que embasam a decisão de estruturar um relacionamento comercial ou não.

No que se refere especificamente à gestão de fornecedores, realizar uma boa análise de risco de crédito é uma das formas de proteger sua empresa de ameaças características desse tipo de contratação.

Por exemplo, lidar com um fornecedor que, comprovadamente, está com problemas para arcar com os compromissos financeiros, pode levar a cenários como interrupção das atividades. 

Situações como essas colocam os contratantes em risco de desabastecimento, visto que a empresa fornecedora deixa de cumprir as demandas de entrega firmadas em contrato pelas dificuldades financeiras que enfrenta.

Como você deve estar imaginando, isso leva a uma série de outros transtornos, tais como:

  • comprometimento do relacionamento com os clientes finais do seu negócio;

  • impacto negativo na imagem da sua marca;

  • perdas financeiras decorrentes dos motivos anteriores.

Como consultar ratings financeiros de fornecedores?

Quer saber como consultar ratings financeiros de fornecedores, especialmente para empresas que têm uma cadeia de suprimentos robusta e com diversos parceiros? 

A melhor forma de fazer isso é contando com softwares de gestão de fornecedores que contemplem esse tipo de análise

Linkana Financial Rating, por exemplo, é uma pontuação única criada pela Linkana para atestar a saúde financeira de uma empresa fornecedora no mercado.

A pontuação envolve não só informações de demonstrativos financeiros da empresa, mas, também, informações relacionadas ao endividamento e crédito, porte, regularidade fiscal e passivos trabalhistas. 

Para levar para sua empresa essa e as demais funcionalidades da Linkana, preencha agora mesmo o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market