Resources

Compras

Compras

Compras

Cultura financeira empresarial: 5 dicas de como construir

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 5, 2024

February 5, 2024

February 5, 2024

A cultura financeira empresarial pode ser definida como a maneira que os recursos financeiros de uma empresa podem ser usados. Esse comportamento, geralmente, é pautado em critérios como valores, missão, crenças, estrutura organizacional e metas que o negócio pretende atingir.

Está se perguntando por que adotar essa cultura é importante? Um dos principais motivos é que companhias com um bom controle financeiro têm mais chances de crescimento e sucesso. Afinal, o uso correto do dinheiro ajuda a investir nas áreas certas, e a minimizar impactos em crises e imprevistos.

Além disso, quando os funcionários respeitam os orçamentos e valorizam os recursos monetários do negócio, suas atuações são muito mais estratégicas. Como resultado, é possível reduzir custos e aumentar os ganhos.

A área de compras e procurement, por exemplo, deve trabalhar lado a lado com o setor financeiro, bem como avaliar as verbas disponíveis para garantir o abastecimento sem onerar o caixa da empresa.

Entretanto, quando não há uma cultura financeira empresarial definida e aderente, os profissionais podem ter dificuldade de respeitar esses limites, ainda que sem intenção.

Essas são algumas das razões pelas quais essa prática é tão importante para o seu negócio. Para saber os outros motivos e como desenvolver esse comportamento entre os seus colaboradores, basta seguir a leitura deste artigo.

O que é cultura financeira empresarial? 

A cultura financeira empresarial envolve regras, normas, políticas e diretrizes que norteiam os funcionários sobre como lidar com o dinheiro da empresa. Esse comportamento ajuda a manter a saúde financeira do negócio em dia e, com isso, gerar mais e melhores resultados.

Quando se fala sobre o tema cultura no mundo corporativo, não há como ignorar a importância da participação dos colaboradores. Sem a atuação correta deles, por mais que sejam definidos parâmetros, os propósitos podem não ser atingidos.

Na área de compras e procurement, por exemplo, é fundamental haver um equilíbrio entre gastos e atendimento de necessidades. 

Ainda que um determinado material precise ser comprado para evitar parada na linha de produção, os responsáveis pela compra precisam considerar critérios como qualidade e custo-benefício.

Muitos podem pensar em buscar saving a todo custo, como uma forma de gerar economia para a empresa. Porém, é necessário verificar se essa prática não afeta o padrão de qualidade do que está sendo adquirido. Se afetar, há um sério risco de ter que lidar com aquele velho ditado "o barato sai caro".

É justamente por conta de situações como essas que a definição de uma cultura financeira é tão importante para a sua empresa. E reforçando o que falamos logo na abertura deste artigo, ela deve ser moldada considerando critérios como:

  • valores;

  • objetivos;

  • crenças;

  • modelo de negócio;

  • objetivos que se pretende alcançar;

  • entre outros relacionados.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

8 vantagens de uma cultura financeira empresarial

Se na nossa vida pessoal, lidar bem com o dinheiro nos ajuda a alcançar metas, no meio corporativo isso não seria diferente, concorda? Partindo desse princípio, é possível dizer que as principais vantagens de ter uma cultura financeira empresarial sólida, são:

  • melhorar o desempenho financeiro geral da companhia: 

  • aprimorar a distribuição de verbas entre departamentos:

  • provocar nos profissionais a percepção de valorização em relação ao dinheiro da empresa;

  • evitar gastos desnecessários;

  • aperfeiçoar a gestão de dívidas;

  • abrir espaço para investimentos mais vantajosos;

  • gerar condições melhores para lidar com emergências financeiras;

  • embasar as tomadas de decisão.

Todas essas vantagens são resultados do uso mais eficiente e estratégico do dinheiro, o qual só é possível quando todo o time sabe como e de que maneira utilizar esse recurso.

Como construir uma cultura financeira para sua empresa?

Para usufruir de todos esses benefícios, é fundamental construir uma cultura organizacional focada na responsabilidade financeira

Muitas vezes, isso envolve modificar alguns processos e políticas. Porém, um dos pontos mais importantes nessa estruturação, é promover essa mentalidade entre os colaboradores.

Se a sua empresa ainda não tem uma cultura financeira definida, ou se precisa adequar a já implementada, é sugerido que você:

  1. defina metas financeiras realistas;

  2. considere diferente cenários;

  3. oriente adequadamente os funcionários;

  4. envolva os colaboradores nos processos;

  5. otimize a rotina dos departamentos.

1. Defina metas financeiras realistas

Toda empresa tem um percentual de lucro que pretende alcançar no final do mês. Esse valor é resultado das vendas realizadas, mas também de uma boa gestão de custos.

Definir metas e compartilhar com os funcionários é uma forma de direcioná-los como agir. Porém, é essencial que elas sejam realistas, tanto para ganhos quanto para redução de gastos. Do contrário, causam frustração, queda no desempenho e baixa adesão à cultura de responsabilidade financeira.

Não deixe de ler: "4 estratégias para fazer uma redução de gastos em compras e aumentar o faturamento da empresa"

2. Considere diferente cenários

É preciso pensar estrategicamente, especialmente quando o assunto é dinheiro. Assim, a melhor forma de evitar perdas financeiras é considerando diferentes cenários, seja os possíveis para o seu ramo de atuação, sejam os gerais que podem afetar a economia como um todo.

3. Oriente adequadamente os funcionários

Deixe claro para os funcionários o que se espera deles e como devem ser seus comportamentos frente a decisões financeiras.

A área de compras, por exemplo, é considerada crítica, porém, essencial para o bom andamento dos negócios. 

Será que os responsáveis pelas compras da sua empresa sabem como agir perante cotações maiores, mas com melhores condições de pagamento e qualidade superior?

4. Envolva os colaboradores nos processos

Se, porventura, precisar mudar processos e redefinir metas para implementar uma cultura pautada em responsabilidade financeira, não deixe de incluir os colaboradores.

Essa é uma ótima estratégia para  mudar a mentalidade dos funcionários quanto ao uso do dinheiro no seu negócio, pois deixa claro quanto a participação de cada um é importante para o sucesso de todos.

5. Otimize a rotina dos departamentos

Controlar custos e gastos manualmente demanda tempo e aumenta as chances de erros. O ideal, portanto, é contar com ajuda da tecnologia, disponibilizando para os profissionais bons sistemas, compatíveis com suas tarefas e responsabilidades.

Um software de gestão de fornecedores, por exemplo, faz toda a diferença no processo de homologação e ajuda a encontrar as melhores empresas fornecedoras para atender a sua.

Com a solução certa é possível identificar os fornecedores mais qualificados, os que oferecem menos riscos, e comparar as ofertas de cada um.

Qual o impacto de uma cultura financeira nas metas empresariais?

Sem dúvida, o principal impacto positivo dessa cultura é garantir a saúde financeira da empresa e contribuir com o cumprimento das metas

A partir de processos devidamente estruturados, e da conscientização dos profissionais sobre como o dinheiro da empresa deve ser usado, as chances de perdas financeiras diminuem.

Gastos desnecessários são evitados, a precificação melhora e, por fim, é possível elevar a margem de lucro. Contudo, é preciso que todos os departamentos falem "a mesma língua". 

Um ótimo exemplo é o departamento de compras, que precisa alinhar essa mentalidade à garantia de abastecimento, e o primeiro passo para isso é encontrar bons fornecedores.

Neste ponto, a Linkana pode ajudar!

A Linkana é o SRM do futuro. Economize tempo na homologação de fornecedores, automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. 

Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de Procurement.

Para saber como tudo isso é possível, preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market