Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como consultar o CNPJ de um fornecedor? Aprenda 5 maneiras eficientes

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 17, 2022

February 17, 2022

February 17, 2022

A sua empresa busca fazer negócios com os parceiros comerciais mais confiáveis do mercado, certo? Para isso, você já deve ter se deparado com uma dúvida crucial: como consultar um CNPJ de maneira fácil, segura e eficiente?

Por meio dessa pesquisa, é possível verificar questões como a situação cadastral, capital social, quadro societário e detalhes ainda mais importantes na hora de fechar uma parceria, como processos envolvendo o fornecedor e dívidas que porventura ele possua. 

Se você quer saber como consultar um CNPJ veja as cinco formas práticas, rápidas e gratuitas que separamos abaixo! 

Por que devo fazer a consulta do CNPJ? 

Todo empreendimento que quer ser reconhecido legalmente deve obrigatoriamente criar um CNPJ, um número único de identificação do negócio que garante a sua credibilidade perante o Estado e outras instituições privadas.

Por meio do CNPJ, a sua organização consegue consultar todos os dados do possível fornecedor que deseja avaliar. Entre eles estão:

  • situação cadastral da empresa (ativa ou inativa);

  • existência de processos judiciais e inadimplências.

Esse levantamento é uma das principais maneiras de examinar a reputação de um possível parceiro comercial antes de fechar um negócio.

Ou seja, essa verificação é fundamental pois assim a sua organização diminui os riscos na cadeia de suprimentos e evita fraudes e golpes ao lidar com terceirizados.

Isso porque é apenas com um CNPJ que uma empresa é capaz de:

  1. emitir notas fiscais;

  2. pagar tributos;

  3. registrar funcionários;

  4. abrir contas bancárias;

  5. pegar empréstimos em bancos;

  6. participar de licitações públicas.

E todas essas atribuições são essenciais para manter um negócio em dia, cumprindo todas as normas legais necessárias.

Aprenda como consultar um CNPJ com cinco métodos distintos! 

5 formas de como consultar o cnpj de um fornecedor

A sua organização está em dúvidas sobre as melhores formas de como consultar o CNPJ de um fornecedor? Aprenda os principais modos abaixo.

1 - Como consultar o CNPJ de uma empresa grátis?

Para consultar gratuitamente o CNPJ de uma organização, basta acessar o site “Consulta CNPJ” da Linkana. 

Essa é uma página aberta na qual você pode buscar o nome ou CNPJ de uma empresa e já puxar de forma simples todos os dados da Receita Federal. Também é possível navegar entre outros itens relevantes como CNAE, quadro societário e natureza jurídica.

Além da consulta das informações mais essenciais do CNPJ, o site da Linkana também direciona a pesquisa para a averiguação de comprovantes oficiais de regularidade fiscal como:

  • comprovante do Cartão CNPJ;

  • certidão negativa de tributos federais;

  • certificado de regularidade do FGTS;

  • certidão negativa de débitos trabalhistas;

  • comprovantes do Sintegra, do CNEP, do CEIS e do CEPIM.

2- Como consultar CNPJ na Receita Federal?

Um dos principais meios de como consultar um CNPJ é a Receita Federal. Isso pode ser feito via site ou aplicativo.

Para fazer pelo site, você deve acessá-lo neste link, digitar o CNPJ no campo solicitado e clicar em consultar.

Esse serviço gratuito provê o comprovante de inscrição. Por meio desse documento, pode-se atestar que o empreendimento existe e avaliar a sua situação cadastral como: ativa, inativa, baixada ou cancelada. As três últimas são sinais de alerta sobre as atividades de uma empresa.

Outras informações obtidas são:

  • nome e endereço;

  • data de abertura do negócio;

  • atividades econômicas;

  • natureza jurídica.

Além disso, também existe a possibilidade de averiguar a situação cadastral de um estabelecimento pelo aplicativo CNPJ da Receita Federal, disponível para iOS e Android. Essa é uma ótima alternativa para quem busca uma solução rápida e prática.

3 – Como consultar um CNPJ em outros portais?

Outras duas instituições muito úteis na consulta de CNPJ são o Portal do Empreendedor, um canal de apoio aos microempresários, e o Cartório de Protestos BR.

O primeiro é especialmente vantajoso para consultar os dados de MEIs (microempreendedores individuais).

Já o segundo, por meio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, resgata o histórico de cinco anos de um CNPJ pesquisado.

Esse é um serviço gratuito para investigar aspectos judiciais envolvendo o seu parceiro comercial em detalhes e é muito pertinente para avaliar o seu histórico.

4 - Como consultar o CNPJ pelo CPF?

O ideal é ter o número de cadastro na Receita Federal para acessar os dados de um estabelecimento, porém em algumas circunstâncias as companhias querem saber como consultar o CNPJ pelo CPF.

No entanto, não é possível obter o número do CNPJ de microempresas, empresas de pequeno porte e empresas normais por meio do CPF do proprietário. Isso porque há outras informações sigilosas atreladas a ele.

O único tipo de CNPJ que pode ser encontrado via número do CPF, em conjunto com a data de nascimento do criador do empreendimento, é o de MEIs.

Isso deve ser feito no Portal do Empreendedor no link Emissão de Comprovante. Mas atenção, esse atendimento é voltado para que o próprio MEI que esqueceu seu número de CNPJ possa lembrá-lo.

Por isso, é interessante rastrear o número do CNPJ de uma empresa via outras referências, como o nome da instituição.

5 - Como descobrir o CNPJ de uma instituição?

Se você não conhece o número de identificação de uma instituição e quer saber como descobrir o CNPJ, pode buscá-la por meio da sua razão social ou nome fantasia.

Para isso, é possível utilizar a Redesim, disponibilizada pelo Governo Federal.

Nesses casos, siga os cinco passos listados abaixo:

  1. abra o site da Redesim e selecione "Consultas Pessoa Jurídica";

  2. selecione a opção "Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento";

  3. crie ou faça um login no portal gov.br, por meio de CPF e senha;

  4. na ferramenta de busca exibida selecione a opção "Tipo de pesquisa" e altere o filtro de busca optando por nome empresarial ou nome fantasia;

  5. em seguida, digite o título, preencha a situação cadastral e UF e clique em pesquisar;

Ao final, a Redesim irá exibir as informações da instituição consultada, como CNPJ, situação cadastral, atividades, quadro societário e capital.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como fazer um levantamento completo do CNPJ dos fornecedores? 

Se você está buscando parceiros comerciais confiáveis, precisa fazer uma varredura maior nas bases de dados disponíveis para verificar documentações como autuações ambientais e embargos, cadastro de empregadores com trabalhadores em condições análogas à de escravidão e quantidades de ações trabalhistas. 

Esses e outros tópicos não são abrangidos pelas ferramentas citadas acima. Nesses casos, você pode contar com uma pesquisa completa de CNPJ por meio de um software de e-procurement, como a Linkana. 

A Linkana automatiza, facilita e aprimora o procedimento de cadastro, qualificação e homologação dos fornecedores por meio da coleta, organização e análise de uma série de documentos e informações públicas e privadas para identificar riscos fiscais, operacionais, trabalhistas, ambientais, regulatórios, entre outros, a partir do CNPJ.

Com isso, o seu negócio tem um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market