Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

O que é risco sacado? Conheça as vantagens para as empresas!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

13 de maio de 2022

13 de maio de 2022

13 de maio de 2022

Você sabia que a sua empresa também pode oferecer acesso ao crédito para fornecedores? E ainda com melhores condições encontradas em empréstimos bancários? Para entender melhor, você precisa aprender o que é risco sacado e como ele funciona.

As vantagens do risco sacado são muitas. Empresas compradoras e fornecedoras podem se beneficiar ao realizar esse tipo de operação. Mas, para que ela seja feita corretamente, é necessário compreender o assunto mais profundamente. 

Afinal, a transação de risco sacado pode ser feita por meio da sua empresa ou de instituições financeiras. Continue a leitura e entenda melhor!

O que é risco sacado?

A modalidade de antecipação, conhecida como risco sacado, é quando o fornecedor recebe antes o pagamento de seus produtos ou serviços vendidos. Essa antecipação pode ser feita pela empresa contratante ou por instituições financeiras em geral, como bancos e fintechs.

Se o prazo de pagamento de uma negociação foi acordado em 30 ou 90 dias, o fornecedor pode pedir o risco sacado. Ou seja, a antecipação de seu pagamento mediante uma taxa de juros mais barata, que não impacte o negócio.

O risco sacado também pode ser encontrado no mercado pelos termos como confirming, forfait, desconto de recebíveis, desconto de títulos, antecipação a fornecedores, entre outros.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como funciona o risco sacado?

Para entender o que é risco sacado na prática, é preciso conhecer a sua dinâmica e suas formas de operação. Afinal, essa transação pode ser realizada de duas maneiras: por meio de bancos ou pelo próprio sacado (empresa compradora).

O processo funciona, geralmente, com quatro agentes participantes:

  • o cedente (fornecedor);

  • o sacado (comprador);

  • a fonte financiadora (que pode ser instituição financeira ou o comprador);

  • o sistema operacional que facilita e permite a transação.

Para melhor compreensão sobre o que é risco sacado e como ele funciona, separamos um passo a passo para as duas formas de empréstimos dessa modalidade acontecerem. Entenda mais a seguir.

Risco sacado com capital de instituições financeiras

  1. envio da nota fiscal do cedente (fornecedor) para o sacado (comprador);

  2. emissão do compromisso a pagar do sacado para o sistema de antecipação ou seu próprio banco;

  3. simulação/contratação da antecipação pelo fornecedor (cedente);

  4. aprovação da solicitação feita às instituições financeiras;

  5. depósito do pagamento ao fornecedor (cedente) com desconto das taxas cobradas;

  6. na data de vencimento da nota fiscal, pagamento do sacado às instituições financeiras que anteciparam o capital ao fornecedor.

Risco sacado com capital do comprador (mesa própria)

  1. envio das notas fiscais programadas do fornecedor (cedente) ao comprador (sacado);

  2. emissão do compromisso a pagar do sacado para o sistema de antecipação;

  3. simulação/contratação da antecipação pelo fornecedor (cedente);

  4. aprovação da solicitação feita ao sacado (comprador);

  5. realização do pagamento do sacado ao cedente.

Na prática, o risco sacado só pode ser pedido pelo fornecedor quando há produto ou serviço entregue ou prestado e quando a nota fiscal está performada.

Continue lendo: Conheça 4 riscos criminais e operacionais de comprar sem nota fiscal

Por que usar o caixa da empresa para risco sacado?

Ao realizar a antecipação de pagamento ao seu fornecedor, a companhia garante uma rentabilidade para o seu caixa por meio da taxa cobrada.

Mesmo essa tarifa sendo mais baixa que as feitas em empréstimos bancários, a organização consegue um retorno maior do que algumas opções de investimento em renda fixa, por exemplo.

Além disso, quando se entende o que é risco sacado e como ele funciona, percebe-se que essa operação não apresenta riscos ou possibilidade de perdas. Afinal, a empresa está apenas antecipando um pagamento que deverá ser realizado no futuro.

Quais são as vantagens do risco sacado?

Como dissemos mais acima, essa transação traz muitos benefícios aos compradores e também aos fornecedores. Ao explicarmos o que é risco sacado já pode-se deduzir algumas conveniências oferecidas por essa modalidade, certo?

Mas, para que você entenda ainda melhor, separamos aqui as principais vantagens do risco sacado.

Benefícios para o comprador (sacado)

Normalmente realizada 100% online, o fornecimento dessa operação de crédito estreita ainda mais a relação com o seu fornecedor. Ela gera um vínculo de confiança, compromisso e credibilidade ainda maior.

Além do que, ao receber uma taxa de juros por essa antecipação de recursos, a empresa está rentabilizando o caixa, sem precisar de muitos esforços para isso.

Caso o risco sacado seja feito por intermédio de um banco ou outra organização financeira, a empresa compradora pode prolongar pagamentos. Ou seja, ela paga o valor apenas na data de vencimento da nota fiscal.

Com isso, o sacado alivia seu fluxo de caixa e consegue se organizar melhor e cumprir suas obrigações financeiras. E mais: o comprador pode ainda aumentar os prazos de pagamento. Afinal, o cedente irá receber o pagamento antecipado e você terá mais tempo para transferir os recursos.

Veja mais vantagens do risco sacado aos compradores:

  • possibilidade de negociar descontos com pagamentos à vista;

  • autonomia para selecionar quais os fornecedores poderão receber essa antecipação.

Leia mais: Qual a importância da gestão de fornecedores no crescimento de empresas?

Benefícios para o cedente (fornecedor)

Compreender o que é risco sacado também beneficia os fornecedores. Isto é, eles podem escolher se querem receber seu pagamento adiantado para quitar dívidas, melhorar o capital de giro, fazer investimentos ou pagar corretamente seus funcionários e parceiros.

Tudo isso por meio de um empréstimo com taxas únicas, mais acessíveis e atrativas, com isenção de IOF e de aprovação de crédito individualizado. E mais:

  • dinheiro depositado no mesmo dia;

  • melhora do poder de negociação;

  • sem riscos e satisfação sobre o uso dos recursos;

  • redução de dívidas com o banco.

Risco sacado x adiantamento a fornecedores

Ao ler este artigo sobre o que é risco sacado e como ele funciona, você pode ter pensado “mas qual é a diferença entre essa operação e o adiantamento a fornecedores?”.

Para que não fique nenhuma dúvida, destacamos aqui que são processos completamente diferentes. Porque o adiantamento é uma escolha da empresa (sacado), caso ela deseje pagar o seu fornecedor antes do prazo de vencimento. Ou seja, é ela quem decide quando efetuará o pagamento.

Já no caso do risco sacado, essa escolha é do fornecedor (cedente). Ele é quem decide se quer antecipar o pagamento do produto ou do serviço, sabendo que terá tarifas cobradas nessa transação.

Ou seja, aprender o que é risco sacado, como ele acontece na prática e quais são suas vantagens, pode gerar ganhos às empresas compradoras e ajudar os fornecedores a continuarem a investir em seus negócios, sem precisar se endividar ainda mais por isso.

Se você deseja melhorar e simplificar a gestão de fornecedores da sua empresa, preencha o formulário abaixo para saber mais!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement