Resources

ESG

ESG

ESG

Sitawi Rating: por que conhecer agências de rating ESG como essa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 15, 2023

August 15, 2023

August 15, 2023

A Sitawi Rating é uma organização social da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua no desenvolvimento de soluções financeiras inovadoras com o objetivo de gerar impacto socioambiental positivo.

Essa empresa brasileira mobiliza e gerencia recursos, a fim de ressignificar o papel do capital no meio ambiente. Para chegar a esse resultado, uma de suas iniciativas foi o desenvolvimento de uma plataforma de empréstimos coletivos em parceria com a Mova, sociedade de empréstimos entre pessoas.

Por alinhar iniciativas e investimentos ao monitoramento e à avaliação de riscos e impactos socioambientais, a Sitawi Rating fomenta a adoção de boas práticas ESG entre os negócios interessados em obter recursos financeiros.

Somado a essas atividades, a companhia analisa a performance de instituições financeiras e empresas nacionais perante os pilares ESG, ajudando nas tomadas de decisão de investidores e demais participantes do seu ecossistema.

Como você pode ver, o conceito ESG está inserido em várias frentes e, de diversas maneiras, ajuda negócios de variados portes e segmentos a crescerem e alcançarem o sucesso tão esperado.

No que se refere especificamente à gestão da sua empresa, você consegue imaginar o quanto os pilares ambiental, social e de governança afetam na expansão da sua marca e no aumento da lucratividade?

Indo mais adiante, por quais motivos você deve conhecer a atuação de agências como a Sitawi Rating? 

As respostas para essas e outras perguntas relacionadas a rating ESG serão respondidas agora, neste artigo. Portanto, siga a leitura e confira!

Quem é a Sitawi Rating?

A Sitawi Rating é uma agência brasileira, com sede no Rio de Janeiro, especializada em análises de impacto social e ambiental. Seu foco de atuação está direcionado para o desenvolvimento de soluções financeiras que geram reflexos socioambientais positivos ao nosso país e aos agentes envolvidos.

Fundada em 2008, a Sitawi Rating também conta com um escritório em Carauari, no Amazonas. É responsável pela mobilização de mais de R$ 385 milhões voltados para investimentos que geram resultados ambientais e sociais positivos.

Por meio dessa entidade, mais de 2.720 iniciativas foram apoiadas, mais de 14 milhões de pessoas beneficiadas pelos parceiros da agência, e mais de 1 milhão de hectares nacionais conservados, segundo dados apresentados em seu site oficial.

A Sitawi Rating também ajuda nas deliberações de seus parceiros, visto que realiza análises de performance socioambiental de diversos negócios e instituições financeiras.

Em resumo, é possível dizer que seu principal objetivo é ajudar investidores e empresas a entenderem as suas responsabilidades sobre desempenhos corporativos sustentáveis e socialmente corretos.

Dica de leitura: "Fatores ESG: quais são e por que importam para a sua empresa?"



Como funciona o rating ESG da Sitawi Rating?

As iniciativas e soluções da Sitawi são embasadas e têm compromisso com a avaliação e o monitoramento do impacto gerado pelos investimentos que impulsiona. Seus processos de análise e rating ESG seguem uma metodologia específica, respaldada em indicadores que garantem uma comparabilidade justa entre os negócios avaliados para obter financiamento.

Assim, além de resultar no rating ESG esperado, suas análises também geram insights para entidades de investimento, investidores individuais, parceiros de negócio, bem como para empreendedores e organizações que buscam validação de investimento.

Metodologia seguida pela Sitawi 

Para chegar aos resultados que acabamos de citar, as avaliações ESG da Sitawi consideram:

  • a modificação social que uma empresa pretende gerar com suas atividades (Teoria da Mudança, TdM) e o alinhamento dessas intervenções com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) da ONU, Organização das Nações Unidas;

  • a validação dos princípios junto aos beneficiários, com entrevistas que ajudam também a verificar o potencial de extensão e de profundidade do impacto socioambiental que pode ser gerado com a iniciativa;

  • o repasse dos resultados e insights aos envolvidos nessa dinâmica, aproveitando a oportunidade para definir os indicadores relativos à TdM que serão aplicados para acompanhar e mensurar os retornos dos investimentos feitos;

  • a realização de cálculos de rating ESG com bases nas informações anteriormente levantadas, com o objetivo de quantificar e qualificar o impacto previsto;

  • o monitoramento durante todo o período de vigência do contrato, com a exigência de apresentação de dados, informações, notícias e outros fatos que comprovam o impacto positivo gerado no meio ambiente e/ou na sociedade com a iniciativa investida.

Este artigo também ajudará você. Confira! "Relatório ESG: o que é, qual a importância e como elaborar?"

Por que se atentar ao rating ESG de empresas fornecedoras?

Atentar-se ao rating ESG de empresas fornecedoras é uma maneira de adequar o seu negócio a esse conceito, assim como de protegê-lo de variados riscos.

Já não é novidade que os pilares ambiental, social e de governança estão sendo cada vez mais exigidos de clientes, investidores e demais stakeholders de empresas de diversos segmentos.

Por exemplo, atualmente, os consumidores estão mais preocupados com a sustentabilidade, e esse novo comportamento reflete diretamente no faturamento de produtos que alegam ser socioambientalmente responsáveis, conforme citado em matéria da McKinsey & Company.

Ou seja, se a sua empresa não atender a essas predileções, corre um sério risco de sofrer perdas financeiras e, com isso, afetar seu posicionamento no mercado e seu crescimento — destacando que esse é apenas um exemplo dos impactos negativos que podem ser sofridos.

Todavia, boas práticas ESG só estão completas se a sua rede de abastecimento seguir o mesmo princípio. E é justamente neste ponto que entra a importância de considerar os ratings ESG dos seus fornecedores.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como consultar ratings ESG de fornecedores?

Além de poder usar relatórios e levantamentos gerados por agências como a Sitawi para embasar as suas decisões, há sistemas que automatizam o processo de análise de riscos ESG de empresas fornecedoras, a exemplo do Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta que analisa automaticamente as ameaças sociais, ambientais e de governança que um fornecedor pode trazer para o seu negócio.

Por meio da verificação de documentos, dados e informações apresentados pela própria empresa fornecedora, essa solução pontua os índices ESG e mostra se há algum potencial de ameaça a ser enfrentado com relação a esses pilares.

No vídeo abaixo, apresentado por Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, você entende mais sobre o funcionamento do Linkana ESG Rating.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Para levar essas e outras soluções da Linkana para o seu negócio, basta preencher agora mesmo o formulário abaixo!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market