Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

4 cuidados ao fazer outsourcing de TI + benefícios da parceria

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 13, 2022

April 13, 2022

April 13, 2022

O outsourcing de TI pode ser a chave para aprimorar os resultados corporativos e ter uma melhor organização empresarial. 

Essa otimização ganhou destaque em 2021 nas grandes empresas, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma oHub. Segundo a pesquisa, foi registrado um aumento de 87% na busca por esse tipo de serviço durante o 3º trimestre do ano.

Em comparação com o mesmo período em 2020, o crescimento só perde para a gestão de finanças (358%) e terceirização de portaria (97%). Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança de informações sensíveis da empresa, assim como de seus clientes.

Continue a leitura para entender as vantagens e os cuidados que devem ser tomados ao avaliar uma terceirização de TI.

Por que considerar o outsourcing de TI para minha corporação?

O outsourcing de TI consiste em contratar uma empresa que fornecerá algum tipo de serviço relacionado com a Tecnologia da Informação. É comum que as atividades selecionadas para a terceirização da Tecnologia da Informação não estejam relacionadas com o core business da companhia. 

E essa contratação pode acontecer por motivos como:

Dificuldade na criação de uma equipe própria

Bons profissionais disponíveis no mercado são difíceis de encontrar, especialmente se o orçamento corporativo para a área é mais restrito. Além disso, a área de Tecnologia da Informação pede por profissionais com diferentes qualificações. 

Isso significa que a equipe precisa ser maior do que foi planejado, aumentando os gastos. Já para as corporações que não se interessam em criar um time completo, as demandas ficam limitadas.

Gastos acima do orçamento inicial

Nós comentamos acima sobre os gastos da área relacionados com os profissionais. Mas além dos bons profissionais terem salários mais altos, a empresa possui outros gastos relevantes na área.

A qualificação da equipe e investimentos em hardwares e softwares para aprimorar a eficiência do time são alguns desses gastos. Vale lembrar que essas ferramentas podem ficar desatualizadas com frequência, pedindo por mais investimento em atualizações para evitar problemas com segurança.

Quais os benefícios no outsourcing de TI?

Como é possível ver, a área de Tecnologia da Informação possui problemas que seriam mais facilmente resolvidos com o outsourcing. Mas vamos olhar mais a fundo para os benefícios do outsourcing no TI?

Escalabilidade 

Um dos objetivos de praticamente todas as empresas é registrar um crescimento constante. Mas o sucesso do seu crescimento depende da escalabilidade de serviços como o TI. 

A qualidade dos processos não podem ser sacrificadas durante o crescimento - afinal, foi justamente esse cuidado que ajudou a trazer a empresa até onde ela se encontra. 

Gestão correta do sistema

A tecnologia está por trás de quase tudo em um negócio. A gestão empresarial de forma consistente e eficiente, por exemplo, é de grande necessidade para garantir que o sistema funcione de forma ininterrupta, com bom desempenho e segurança.

Com uma equipe de profissionais especializados, atuando em suas funções, é possível implantar um serviço de excelência, conectado às melhores e mais atuais práticas de mercado.

Foco no core business

Sua instituição deve dedicar esforços para a sua atividade-fim, certo? Tudo que não faz parte do core business pode facilmente ser delegado e terceirizado, para garantir que a atenção não se disperse daquilo que é o mais importante. O esforço, dinheiro e tempo investidos não devem ser desperdiçados em funções que não agreguem aos objetivos da marca.

Isso quer dizer que saber o que é outsourcing e investir nessa terceirização mantém o foco da sua empresa nas questões primordiais para o sucesso do negócio!


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Agilidade na correção de falhas

Por melhor capacitada que seja a sua equipe, e por mais robusto que seja o seu sistema, falhas podem acontecer. Por isso, ter um time sempre à disposição para atuar de forma rápida e eficaz é essencial.

Se isso puder acontecer sem tirar os profissionais de suas atuais funções, melhor ainda. Portanto, saber o que é outsourcing de TI pode ser muito interessante nos momentos de urgência. Afinal, ele permite um acesso ágil à equipe de especialistas, sem que seu time interno precise tirar a atenção das tarefas que estão cumprindo.

Redução de custos e aumento na produtividade

Todo empresário, de qualquer ramo, quer dominar o aumento de produtividade e redução de custos. Se conquistadas em conjunto, então, o resultado é o ideal.

Uma das maiores vantagens do outsourcing de TI é justamente essa: ganho em economia ao mesmo tempo em que o foco em atividades específicas permite uma produtividade elevada.

Quando o empregador se livrar dos encargos e tributações referentes à contratação de uma equipe interna de TI, gera uma economia de grande destaque. Enquanto a contratação em CLT dos profissionais é de grande custo, até mesmo os maiores especialistas da área podem sair mais em conta se contratados por número de horas, para solucionar problemas específicos e sendo chamados apenas quando necessário.

Quais os cuidados ao considerar a terceirização do TI?

Controle à distância

A perda do controle ao realizar as funções de TI é um dos exemplos mais citados como motivo de receio na adoção do outsourcing de TI.

Entretanto, atualmente muitas empresas adotam o sistema de trabalho remoto não apenas com a TI, mas em muitas outras áreas. A tecnologia, sim, novamente ela, facilita a comunicação e o trabalho à distância.

Equipe interna capacitada e atualizada

Também é importante que sua equipe interna mantenha-se ativa e atualizada para administrar de maneira plena os serviços prestados, tendo a capacidade de questionar implementações e aumento dos custos e prazos de entrega de possíveis manutenções.

Centralização de fornecedores

Investir em fornecedores diferentes pode parecer uma solução econômica a curto prazo, mas o excesso de parcerias pode resultar em perda de foco e ainda mais risco à segurança.

O mesmo se aplica nas manutenções executadas dentro de uma mesma aplicação. Se realizada por diferentes fornecedores causam problemas na organização e padronização do código e podem comprometer futuras melhorias e a continuidade do software.

Por isso, invista em alguns poucos fornecedores que consigam oferecer uma maior variedade de serviços com a mesma qualidade.

Segurança

As empresas que consideram a terceirização de serviços de TI devem investigar se a empresa contratada emprega medidas de segurança robustas.

Isto é especialmente importante quando se trata de empresas offshore executadas a partir de um país estrangeiro. Pesquisar a reputação da empresa que está pensando em contratar garantirá mais segurança e confiança na parceria.

E se você precisa de ajuda para entender a segurança e seriedade de algum dos seus possíveis parceiros, nós podemos ajudar. Com a Linkana, nós possibilitamos que você:

  • adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;

  • nós coletamos os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;

  • mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz;

  • todas as informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.

Ou seja, é uma solução completa para agregar mais controle na sua jornada de outsourcing de TI. Se você se interessou pela Linkana, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market