Resources

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Como e porquê ter uma empresa com boa reputação corporativa

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 25, 2021

May 25, 2021

May 25, 2021

Você sabia que a Lego foi a empresa com a melhor reputação em 2019? Sim, a dos blocos de montar de plástico que você já comprou para os filhos, sobrinhos e netos - e talvez até tenha usado na infância.

Mas as boas lembranças relacionadas ao brinquedo não foram a razão por trás do primeiro lugar no pódio do Reputation Institute, e sim a iniciativa da empresa dinamarquesa de criar uma gama de peças feitas de plástico à base de cana-de-açúcar de origem sustentável.

A sustentabilidade é apenas um dos conceitos importantes para empresas que desejam se destacar no mercado. Mas em uma sociedade que exige cada vez mais das instituições, será que existem vantagens em se esforçar em manter a empresa com uma boa reputação? 

Já adiantamos que a resposta é sim, mas se você quer saber mais, continue a leitura.

Qual a importância de ter uma empresa com boa reputação?

“A reputação é o reconhecimento do comportamento corporativo de uma companhia, dessa percepção dos stakeholders pela empresa, e isso está relacionado com o cumprimento dos compromissos”. A explicação do que é reputação é da diretora geral da Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) Brasil, Lylian Brandão.

De acordo com a Merco, em 2019 as empresas que tinham a melhor reputação nacional eram:

  • 1º lugar: Natura;

  • 2º lugar: Ambev;

  • 3º lugar: Itaú Unibanco;

  • 4º lugar: Grupo Boticário;

  • 5º lugar: Google.

E a Ambev, que conquistou o segundo lugar dentre as empresas com boa reputação, será o nosso exemplo da importância de investir na reputação. Após ser anunciado que a multinacional transformaria parte de uma cervejaria de Ribeirão Preto para produzir e envasar oxigênio hospitalar, as ações passaram de R$ 15,57 para R$ 15,66 em um período de apenas duas horas.

Outro exemplo interessante é a cerveja Corona. A Constellation Brands, que produz a cerveja, viu suas ações despencarem 8% em apenas uma semana de fevereiro de 2020 após a chegada do Covid-19 (também conhecido como coronavírus). 

Além disso, a percepção da marca Corona caiu de 75 para 51 em uma questão de dias, mostrando que essa se tornou uma empresa com má reputação dentre os clientes. O vídeo abaixo, do canal Amarillo, aborda em detalhes o susto que a empresa passou:

https://www.youtube.com/watch?v=a97KrKGjNcs

Porém, após se focar na reconstrução da marca, a cerveja reconquistou seu espaço no mercado, ficando entre os dez itens que apresentaram maior alta no número de vendas no Reino Unido em 2020. Segundo a consultoria Nielsen, as vendas da cerveja cresceram em 68 milhões de libras esterlinas, um aumento de 40%.

Quais são os benefícios em ter uma empresa com boa reputação?

Valorização financeira da empresa

Sempre que possível, colocamos esse benefício o mais breve possível nos nossos artigos porque sabemos a importância das finanças e o impacto que ela pode ter na tomada de decisões.

Como você pôde ver nos dois exemplos acima, a boa reputação das empresas está proximamente ligada aos ganhos financeiros, desde a aceitação dos consumidores até a valorização dos ativos. 

Empresas que trabalham com os indicadores ESG, por exemplo, tiveram um aumento de 75% nos ativos em 2019. Todos esses fatores reforçam um único ponto: a importância da reputação.

Prioridade em novos negócios e parcerias

Você gostaria de ser parceiro de uma empresa com boa reputação ou uma empresa com má reputação?

Assim como você, outras organizações também darão prioridade aos negócios que trarão mais benefícios e que lhe ajudarão a crescer. Por isso, ter uma boa reputação pode lhe ajudar a montar uma rede de fornecedores de qualidade e confiança.

Entretanto, para garantir que esses parceiros estejam dispostos a embarcar em um relacionamento benéfico para ambas partes, é importante fazer uma homologação dos fornecedores e descobrir tudo que possa impactar a sua empresa, desde riscos de reputação até problemas financeiros.

E com a ferramenta correta, é possível adicionar eficiência e segurança a essa equação. 

A Linkana automatiza todo o processo de qualificação e gestão de riscos de fornecedores, permitindo que sua equipe mitigue riscos enquanto diminui o tempo gasto em processos repetitivos e, em consequência, o dinheiro desperdiçado nesse processo.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Reduzir o impacto de uma crise de reputação

Assim como uma pessoa junta uma reserva emergencial para ajudar a custear gastos imprevistos, uma empresa sempre deve ter uma “reserva reputacional de emergência”.

A verdade é que vivemos em uma sociedade que produz um fluxo quase ilimitado de informações e grande parte desses conteúdos são falsos. 

Uma pesquisa feita pela Avaaz revelou que durante a pandemia, 7 em cada 10 brasileiros - ou seja, cerca de 110 milhões de pessoas - acreditam em pelo menos uma notícia falsa. E esse número assustador pode afetar a sua empresa. 

Caso sua organização seja alvo de alguma informação falsa, será a reputação corporativa que blindará contra informações incoerentes e até mesmo possíveis difamações de concorrentes.

Obtenção de certificações de qualidade

As certificações de órgãos podem ser um fator de fidelização dos stakeholders por impactarem a reputação organizacional. E para serem conquistadas, as certificações também dependem da reputação organizacional. Ou seja: elas estão ligadas.

Esse reconhecimento externo pode ser extremamente valioso para os stakeholders, pois ele representa como a sua empresa é percebida por terceiros, fortalecendo a conexão e confiança do público.

Proteja a boa reputação da sua empresa

Construir uma boa reputação é um trabalho de anos e que deve ser feito com seriedade e compromisso, pois ela pode ser destruída em um pequeno descuido. 

Por isso, não deixe de realizar uma gestão de riscos reputacionais e investir em ações e tecnologias, como a Linkana, que podem agregar mais segurança e responsabilidade para a sua empresa.

Com menos burocracia, seu time de compras poderá se concentrar no que realmente importa sem perder a garantia de que está consolidando relacionamentos com fornecedores e parceiros confiáveis.

Veja como funciona a Linkana através de uma avaliação gratuita! 

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market