Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como consultar o CNPJ na Casa dos Dados? Aprenda a verificar a situação de um fornecedor

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 7, 2022

October 7, 2022

October 7, 2022

Saber como consultar o CNPJ na Casa dos Dados pode fazer você obter informações essenciais sobre clientes, parceiros e fornecedores de forma rápida. 

A Casa dos Dados é um portal que tem como objetivo favorecer ao usuário o máximo de informações sobre a pessoa jurídica de forma gratuita. 

Com o CNPJ em mãos, a sua organização consegue identificar:

  • situação cadastral da empresa;

  • existência de processos judiciais e inadimplências.

Essa identificação é uma forma de avaliar a reputação de um possível parceiro antes de fechar um negócio. 

Para ajudá-lo a descobrir notícias relevantes sobre uma empresa, vamos mostrar como consultar o CNPJ na Casa dos Dados, mas também pela Linkana, que traz um processo fácil e simplificado. Confira o passo a passo com a gente!

Por que é importante verificar o CNPJ?

A verificação correta de um PJ serve para minimizar os riscos na cadeia de suprimentos e evitar fraudes e golpes ao lidar com terceirizados.

Com o CNPJ ativo, uma empresa pode: 

Lembre-se de que essas atribuições são fundamentais para manter um negócio em dia, cumprindo todas as normas legais necessárias.

Quer ter acesso ao quadro societário, certificação de regularidade do FGTS, cartão CNPJ entre outros dados de fornecedores? Nosso infográfico simplifica o passo a passo. Faça o download agora mesmo!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quando consultar o CNPJ de uma empresa? 

Ao saber como consultar o CNPJ na Casa dos Dados você tem uma série de benefícios, como, por exemplo: 

  • aprovar uma compra a prazo;

  • abrir crédito;

  • formalizar uma parceria financeira;

  • reduzir riscos de fraudes;

  • consultar o score para aprovar crédito;

  • verificar protestos em cartórios;

  • pesquisar processos contra a empresa;

  • identificar a legalidade junto à Receita Federal.

Logo, sempre que possível, consulte antes de formalizar uma venda ou parceria com algum fornecedor, ou outro tipo de empreendedor. 

Como consultar o CNPJ de uma empresa pela Linkana?

Realizar a consulta do CNPJ de uma empresa só beneficia o seu negócio. Isso mostra a sua preocupação em acertar na hora de contratar um novo parceiro.

Na Consulta de CNPJ da Linkana, nós informamos de forma simples e gratuita todos os dados da Receita Federal de um fornecedor, seus sócios e administradores, além de direcionar para pesquisas de certidões, consultas públicas de sanções, etc.

Você deve apenas inserir o nome ou o CNPJ e, com um clique, obter o histórico de uma empresa, passando pela pesquisa básicas (nome, situação cadastral, razão social), até as mais complexas, como CNAE, natureza jurídica, entre outros. 

Além do mais, você pode realizar outras consultas como CNEP, Sintegra, CEIS, CEPIM, Cartão CNPJ e emitir certidões. 

Agora que você já sabe como fazer pela nossa ferramenta, entenda como funciona a consulta do CNPJ pela Casa dos Dados.

O que é a Casa dos Dados? 

A Casa dos Dados é um site que reúne diversas informações das empresas pesquisadas. 

O interessante é que a ferramenta mostra a quantidade de serviços em sua página principal. Por exemplo, é possível saber o número de:

  • empresas identificadas por cada estado;

  • atividades principais (obras de alvenaria, lanchonetes, restaurantes, fornecimento de alimentos);

  • situação cadastral (baixada, ativa, inapta, suspensa ou nula);

  • empresas abertas (em formato de um gráfico).

E como realizar a pesquisa? 

Ao abrir a página principal, você visualizará um campo de pesquisa onde poderá incluir o CNPJ, a Razão Social ou o nome do sócio. 

Logo, na página seguinte, tenha acesso às informações coletadas pelo banco de dados da plataforma. 

Modalidades para quem não possui informações  

Caso você não tenha o nome ou o CNPJ pedido na página principal da empresa selecionada, é possível obter as informações por meio de duas modalidades: localidade e data de abertura

Veja o passo a passo para a pesquisa:

Por data da abertura

  • No link Mapa do Site, também disponível no rodapé da página principal, você encontra a modalidade "Empresas abertas por data de abertura". Nesta página estão inseridas todas as datas, desde 09/05/19995 até o dia atual, para pesquisar as empresas ativas no momento;

  • Ao clicar em uma data específica, você encontrará o total de empresas abertas na data específica e dados, como CNPJ, Razão Social, Situação Cadastral, UF, Município e Endereço;

  • Ao selecionar um CNPJ, você clica em "ver detalhes", botão que irá levá-lo aos dados mais completos sobre a empresa, como capital social, natureza jurídica, entre outros. 

Empresas por localidade 

  • Aqui, você deve clicar no estado de origem, como, por exemplo, "Rio de Janeiro";

  • Em seguida, escolha a cidade de destino. Ao lado, é possível perceber a quantidade de empresas cadastradas na região selecionada, como você pode observar na imagem abaixo.

  • Ao acessar a cidade, visualize todas as empresas cadastradas. Elas estão enumeradas de acordo com o rendimento do seu capital social. O botão de “exportar os dados”, encontrado com a cor azul na abertura da página, lhe dá o direito a baixar a lista das empresas presentes.

Recapitulando, essas duas funcionalidades são válidas para quem não possui informações sobre a pessoa jurídica, a começar pelo próprio CNPJ ou o CPF. 

Leia mais em: Como consultar o CNPJ de um fornecedor?

A importância de levantar dados pela Linkana

Ao clicar na empresa selecionada, obtenha todos os conteúdos sugeridos. Por meio do nosso sistema, você faz uma varredura na base de dados para analisar documentos como autuações ambientais e embargos, por exemplo, o que não é feito em nenhum outro sistema. 

Sendo assim, tenha a Linkana como sua parceira. 

Nós automatizamos, facilitamos e aprimoramos o procedimento de cadastro, qualificação e homologação dos fornecedores por meio da coleta, organização e análise de uma série de documentos e informações públicas e privadas para identificar riscos fiscais, operacionais, trabalhistas, ambientais, regulatórios, entre outros, a partir do CNPJ.

Com isso, o seu negócio tem um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market