Gestão de Fornecedores|Governança

Gestão de Fornecedores|Governança

Gestão de Fornecedores|Governança

Análise e interpretação de dados na gestão de empresas

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 6, 2022

May 6, 2022

May 6, 2022

"Data is the new oil", célebre frase de Clive Humby, um famoso matemático e arquiteto, nunca foi tão atual. Em tradução livre, ela significa que "dados são o novo petróleo", o que deixa claro que há um grande valor monetário em ter informações e, em última instância, dados disponíveis com facilidade em uma empresa.

Todavia, o que as pessoas não sabem exatamente sobre essa frase é que ela na verdade faz parte de um contexto maior: "Data is the new oil. Like oil, data is valuable, but if unrefined it cannot really be used.". Ou seja, em tradução livre, "Dados são o novo petróleo. Como ele, os dados são valiosos, mas se não forem refinados, não podem realmente serem usados."

Mas o que isso quer dizer na prática? Que, apesar de atualmente estarmos vivendo um marco incomparável a outros tempos da história da humanidade no que tange a acesso à informação, precisamos saber muito bem como usamos os dados a nosso favor. Excesso de dados, mas falta de análise deles ou uma análise rasa, será quase tão negativo quanto não tê-los.

Assim, é interessante, se você quiser de fato extrair o valor dos números da sua empresa, sejam eles vinculados a qualquer parte da jornada dela, é necessário aprender a fazer uma boa análise e interpretação de dados. 

Confira esse artigo até o final para conhecer os tipos de análise de dados, como esses processos funcionam e como eles podem aumentar exponencialmente as chances da sua empresa ter sucesso e faturar mais.

O que é análise e interpretação de dados?

O processo de análise e interpretação dos dados é dividido em duas macro etapas: na análise e interpretação de acontecimentos com foco no cenário que já aconteceu e no cenário atual (descritiva e diagnóstica) e na análise de dados com foco em interpretar potenciais caminhos a se seguir daqui para frente (análise preditiva e prescritiva).

De maneira geral, é preciso considerar que o primeiro passo para começar todo esse processo é não apenas estar munido de métodos de análise de dados, mas também organizar seus dados de forma a conseguir facilitar e gerar maior confiabilidade na sua interpretação.

E é com base nesses processos que surgiram profissionais focados nas áreas de BI e Analytics, cada um focado em uma parte específica com a análise de dados como suporte à tomada de decisão, mas igualmente para trazer uma veia de Data ao seu negócio.

Leia também: A aplicação de Big Data em compliance e suas vantagens

Vamos entender mais a fundo sobre os tipos de análise de dados que existem:

Quais os métodos de análise de dados que existem?

Como reforçarmos anteriormente, existem inúmeras metodologias para executar o processo de análise e interpretação de dados, mas uma das mais tradicionais é focar nesses quatro principais quadrantes:

1. Análise preditiva

A análise de dados preditiva, como o próprio nome sugere, baseia-se em se munir de dados de maneira a chegar a uma potencial previsão de acontecimentos ou comportamentos futuros.

Em suma, uma análise preditiva tem como foco a identificação de padrões passados associando duas ou mais variáveis com o intuito de se chegar a uma potencial relação causa x efeito ou ao menos correlação entre os dados presentes nessas variáveis.

Por exemplo: sei que em todo mês de junho nos últimos 3 anos as vendas diminuíram, em média, 10%. Portanto, faz-se sensato pensar que há chances razoáveis para que, caso eu não execute nenhuma mudança no meu negócio, este ano o mês de junho apresenta uma sazonalidade negativa.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

2. Análise prescritiva

A análise prescritiva se centra no processo de oferecer – como o próprio nome sugere – uma prescrição de uma conduta ideal mediante a certos cenários. Ou seja, com base nos dados disponíveis, o analista em questão trará as alavancas necessárias para alcançar um resultado esperado, por exemplo, ou a conduta adequada para mitigar certos riscos.

Voltando ao exemplo anterior, se eu sei que minha empresa tende a ter uma sazonalidade negativa nos meses de junho, então para evitar que minhas vendas abaixem nesse mês, o analista me indica que devo aumentar o investimento em Marketing.

3. Análise descritiva

A análise descritiva é um dos tipos mais intuitivos de análise de dados. Trata-se de observar os dados presentes e descrever o que está ocorrendo – o cenário atual – com base nos dados e na correlação entre eles.

É a compreensão em tempo real do que está acontecendo: consigo ver que as vendas passaram de 1000 por hora para 900, ou seja, uma diminuição em 10%.

4. Análise diagnóstica

Por fim, a análise diagnóstica se centra em trazer de fato um "diagnóstico" de uma determinada situação com base nos dados disponíveis. Ou seja, é contextualizar os dados e as variáveis, traçando correlações onde existem e chegando à raiz de certo evento.

Por exemplo: caso eu perceba que minhas vendas por hora baixaram em 10% e, ao mesmo tempo, eu perceba que o número de acessos no meu site baixaram em 10%, consigo entender que a baixa nas vendas deriva, na verdade, de uma baixa de acessos no site, encontrando assim uma potencial causa raiz.

A importância da análise e interpretação de dados

A análise e interpretação de dados dentro de uma empresa hoje se fazem essenciais. É impensável hoje pensar em uma empresa que prospere sem ter clareza dos seus dados e do que eles significam. Os dados contábeis – de compras por exemplo – e dados de rede de fornecedores se fazem pertinentes para você conseguir analisar e melhorar seu negócio de maneira assertiva e a evitar riscos e desperdícios.

Assim, se você realmente deseja ter uma empresa "lean" e, no final do dia, prosperar em qualquer nicho que você atue, você precisa saber interpretar os dados de maneira eficaz e tomar suas decisões pautadas no que eles dizem para você.

Como visto, os dados podem indicar diversos pontos importantes e dentro do setor de compras se faz pertinente uma análise dos dados para otimizar o departamento da empresa. Uma importante consideração é que, por meio desse setor, entra produtos e recursos necessários para o funcionamento da instituição. 

Uma gestão de compras baseada em dados é assertiva e diminui prejuízos no faturamento, assim como, uma gestão de fornecedores baseada em dados aprimora a captação de itens indispensáveis para o lucro. Diminuindo a exposição a riscos nesse processo. 

Entenda mais conferindo esse guia completo de como a gestão de fornecedores traz benefícios para empresa e preenchendo o formulário abaixo para ficar por dentro de como ter uma gestão baseada em dados:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market