Compras

Compras

Compras

Procurement Analytics: saiba o que é, a importância e como fazer uma análise completa do setor de compras

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

17 de junho de 2022

17 de junho de 2022

17 de junho de 2022

Uma função relevante dentro das empresas é a análise de dados, mas esse conceito ganha maior peso quando é possível fazer Procurement Analytics, ou Análise de Compras, recurso indispensável para o equilíbrio financeiro de qualquer companhia.

O fato é que Procurement Analytics é um elemento preponderante para manter a economia das empresas e decisões de compras mais equilibradas. Por outro lado, as estratégias mal planejadas, partindo dessa análise, podem gerar grande prejuízo.

Ao longo deste artigo vamos explicar o que é Procurement Analytics, os tipos de análise e como aplicar no dia a dia. Acompanhe a gente!

O que é Procurement Analytics?

Procurement Analytics, ou Análise de Compras, é um procedimento de coleta e avaliação de dados de aquisições que ajuda a definir os rumos financeiros e mercadológicos de uma empresa.

A análise de compras envolve um conjunto de dados de sistemas diferentes, desde ERPs (em tradução para o português, Planejamento dos Recursos da Empresa) à exibição de informações em painel de visualização ou de ferramentas tecnológicas.

O uso do Procurement Analytics se deu devido à necessidade de as empresas em obter uma visão mais apurada sobre os gastos com compras. Com o passar do tempo, avaliar a aquisição de produtos e serviços deixou de ser um ato simples de visualizar os dados, atualmente também serve como um filtro de elementos essenciais para criar um planejamento estratégico.

Ou seja, o Procurement Analytics coleta, limpa e apresenta vários dados enriquecedores de sistemas diferentes, visando criar um valor comercial.

A partir disso, é possível perceber que a análise de compras contribui para criar insights poderosos, precisos e que possibilitam medir a importância das compras para a companhia.

Logo, quando utilizada de forma eficiente, a análise de compras ajuda a tomar decisões mais sólidas, onde as decisões de compra se tornam mais fáceis e o relacionamento com os fornecedores mais duradouros.

Quais são os tipos de Procurement Analytics?

Podemos perceber que o Procurement Analytics surgiu a partir da necessidade compreender o desempenho de compras passadas para facilitar às aquisições futuras.

Para chegar a um resultado lógico, as empresas passam por tipos comuns de análise de compras. São elas:

  • Análise Descritiva: onde os dados de compras são verificados para assimilar o que aconteceu nas aquisições passadas;

  • Diagnostic Analytics: onde os dados são interpretados para entender por que algo aconteceu no passado;

  • Análise preditiva: onde os padrões nos dados são utilizados para prever o desempenho futuro de compras;

  • Prescriptive Analytics: onde modelos preditivos baseados em dados de compras ajudam na tomada de decisões.

Qual a importância do Procurement Analytics?

Tenha em mente que a análise de compras não significa apenas avaliar gastos. Esse recurso é muito poderoso, pois abrange diversas etapas do setor de compras, desde o planejamento estratégico da empresa, passando pelo gerenciamento de categorias até o pós-compra.

Veja como a análise de compras pode ser fundamental em diferentes etapas:

Gestão de categorias

Utilizada de forma consciente, a análise de compras possibilita que os gestores identifiquem oportunidades econômicas, construam uma relação acessível com fornecedores e consigam driblar situações de risco.

Strategic sourcing

A análise de compras utilizada na metologia strategic sourcing consiste em identificar os horários apropriados para realizar eventos de sourcing e solicitar propostas para o abastecimento de compras. Essa pesquisa também é viável para descobrir as posições de risco dos fornecedores.

Gestão de contratos

A análise de compras é imprescindível em todo o tempo de vida de um contrato, pois alerta quando a documentação deve ser renegociada ou rescindida, e ajuda a fornecer informações importantes para a negociação com fornecedores.

Pedidos de compras

Com a análise, é possível mensurar os ciclos de pedidos de compras e melhorar os formatos de pagamento. O Procurement Analytics também serve para avaliar a precisão do pagamento e suas inconsistências, e encontrar novas oportunidades de desconto.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como fazer a análise do histórico de compras?

1. Crie um planejamento

Para ter uma análise qualitativa do histórico de compras, é importante fazer um planejamento, considerando os tipos de produtos e mercadorias, e suas respectivas funcionalidades e qualidades que atraem o consumidor final.

A propósito, a visão do cliente mede o poder de decisão dos gestores, uma vez que caso ele não aprove os produtos, deve-se criar uma nova análise de compras e realizar alterações no fornecimento.

2. Reúna informações

Sistemas específicos são importantes para a coleta de informações, pois eles trazem automaticamente dados que constam nas notas fiscais eletrônicas de compras, de modo que facilite a entrega de relatórios aos gestores.

A partir dos dados reunidos sobre o que cada cliente adquire, é possível saber quais são os fornecedores mais apropriados para o seu negócio, isto é, aqueles que estão realizando o trabalho mais vantajoso. Isso flexibiliza a tomada de decisão e o planejamento de compras futuras.

3. Mapeie os dados

Ter acesso ao histórico de vendas é imprescindível para criar soluções, pois por meio dos dados disponibilizados pelo departamento de vendas pode-se identificar se algum produto foi mais vendido ou não em determinada época do ano, por exemplo.

Procurement Analytics: conte com a Linkana

Percebeu a importância do Procurement Analytics no dia a dia das organizações? Pois saiba que a Linkana pode ajudá-lo a ter os dados desejados em tempo real. 

Conte com a nossa plataforma SaaS, 100% em nuvem, segura para a captação de informações de fornecedores, por exemplo. 

Todo o sistema é centralizado em um único lugar, facilitando o seu processo de gestão de fornecedores.

Não perca tempo, faça como nossos cases de sucesso, e deixa a análise de dados manual de lado. 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement