Gestão de Fornecedores
O que faz um gestor de contratos? Entenda sua importância!
Você sabe quais são as responsabilidades de um gestor de contratos? Esse profissional ganha destaque ao acompanhar a produção e análise de documentos diversos, o que o torna um dos colaboradores de maior importância para garantir o compliance jurídico em diversos cenários.
Por exemplo, se considerarmos apenas a gestão de fornecedores, temos o processo de homologação, gerenciamento de documentos e contratos firmados para atender os pedidos de compra, entre muitos outros.
Agora é só pensar que ele é responsável por conduzir o ciclo de vida de toda essa documentação.
É claro que o trabalho do gestor de contratos não se resume a redigir e implementar esses acordos. Ela também atua em negociações, monitoramento de segurança de dados, auditorias, e diversas outras atividades.
Continue a leitura para saber quais são e a importância desse profissional para o sucesso da sua empresa.
O que é gestão de contratos?
A gestão de contratos, na prática, pode ser definida como a área de uma empresa responsável por produzir, acompanhar, monitorar a validade e manter um registro organizado de todos os contratos firmados com diferentes parceiros comerciais, a exemplo de fornecedores e prestadores de serviço.
Em linhas gerais, esses documentos têm um ciclo de vida finito, isto é, com data de início e fim. Logo, quanto mais acordos são fechados, mais vencimentos precisam ser acompanhados para evitar problemas legais e de compliance.
Além disso, as particularidades e aplicações de cada contrato, determinadas pelas suas cláusulas, devem ser validadas perante a perspectiva jurídica e administrativa.
Empresas que lidam com uma rede de fornecedores variada costumam investir esforços pontuais na gestão de contratos, principalmente se considerarmos a grande importância que esses acordos têm para a condução das parcerias e a possibilidade de assegurar bons resultados.
Objetivos da gestão de contratos
Como você pôde ver, o gerenciamento desses documentos é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento. E entre os principais objetivos dessa prática estão:
estabelecimento e respeito de um padrão de qualidade previsto nos acordos;
combate aos prejuízos e riscos relativos a cláusulas e acordos quebrados;
manutenção dos valores de compliance avaliados na qualificação de fornecedores;
contratação e avaliação de desempenho de colaboradores e prestadores de serviços;
atualização de cláusulas contratuais e documentos que se tornarem defasados ou ineficientes ao longo do tempo.
Além disso, esse gerenciamento deve funcionar em harmonia com a gestão de riscos, a exemplo do monitoramento do desempenho dos fornecedores e o atendimento de leis e normas por esses parceiros comerciais.
Dica de leitura: "Gestão de riscos de fornecedores: TUDO sobre como mitigar ameaças!"
Receba os melhores conteúdos da área de Procurement
Assine gratuitamente a newsletter da Linkana e fique por dentro de tudo!
5 benefícios da gestão de contratos para as empresas
O gerenciamento correto e pontual de contratos traz para o seu negócio diversos pontos positivos. Entre os que mais se destacam estão:
redução de riscos: como os jurídicos, financeiros e reputacionais;
melhora do relacionamento com os parceiros comerciais: principalmente pela otimização e transparência desse fluxo;
aumento da eficiência operacional: afinal, há o aprimoramento das etapas de gerenciamento dos documentos;
garantia de compliance: com o devido atendimento de leis e normas;
possibilidade de elevar a lucratividade: decorrente da formalização de acordos comerciais mais benéficos para a sua empresa.
O que é e qual a função de um gestor de contratos?
O gestor de contratos é o profissional responsável pela administração de toda a documentação contratual de uma empresa, e atua em diferentes etapas do ciclo de vida desses documentos, bem como no relacionamento com os envolvidos, a depender do modelo de negócio.
Por exemplo, é função desse gestor elaborar documentos para pré-acordos, negociar entre as partes e revisar qualquer alteração no texto necessária para a formalização da parceria.
Seu trabalho também precisa estar alinhado aos critérios de compliance jurídico, identificar possíveis erros e incongruências nos termos, entre outros fatores que evoluem para riscos operacionais, legais e financeiros.
Na prática, o gestor de contratos é muito mais que um simples profissional designado para fiscalizar documentos desse tipo.
Inclusive, é relevante apontar que ele também tem essa responsabilidade no meio empresarial, ao participar do combate a fraudes e outros eventos ligados ao descumprimento do acordo firmado nos parâmetros assinados.
Dessa forma, ele evita muitos erros na gestão de riscos, ao observar a viabilidade, a conformidade e o cumprimento de cada documento.
Já no que se refere ao armazenamento de documentos, vale destacar que o gestor de contratos é responsável direto pela garantia da segurança dos dados contidos nos acordos que, em muitos casos, podem conter informações sigilosas.
Por essa razão, ele também precisa conhecer os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Qual a diferença entre gestor de contrato e fiscal de contrato?
Para ficar mais clara a diferença entre o gestor de contrato e fiscal de contrato, podemos estabelecer que o gestor participa ativamente de todas as etapas do ciclo de vida dos documentos, enquanto a fiscalização ocorre apenas após a sua formalização, garantindo que a execução ocorra conforme previsto.
O fiscal de contratos detém uma abordagem estritamente técnica, focada no cumprimento de cláusulas e avaliação de resultados. Por outro lado, o gestor tem um entendimento administrativo e jurídico, e auxilia desde a concepção do documento até a sua finalização formal.
9 desafios enfrentados pelos gestores de contrato
Como você deve ter percebido, esse cargo é de extrema importância para as empresas e, também por isso, tem um nível de responsabilidade significativo.
Essa é uma das razões pelas quais é comum os gestores de contratos terem que enfrentar diferentes desafios em suas rotinas, e entre os mais recorrentes estão:
mudanças frequentes nas legislações e regulamentações;
cláusulas contratuais complexas;
gerenciamento do altos volumes de contratos;
déficit de recursos humanos para suporte;
falta de padronização em documentos desse tipo;
comunicação ineficiente, tanto interna quanto externa;
ferramentas de gestão de contratos obsoletas;
controle e monitoramento preciso de prazos;
resolução de conflitos e adequação de interesses.
Como se tornar um gestor de contratos?
Para trabalhar nessa função, é indicado que a pessoa interessada tenha formação acadêmica em uma dessas áreas:
Administração de Empresas;
Direito;
Gestão Financeira.
No que se refere às habilidades de um gestor de contratos, as que costumam ser procuradas pelos empregadores são:
capacidade de negociação;
boa comunicação;
aptidão para resolver conflitos;
gerenciamento de tempo;
organização;
adaptabilidade a mudanças de cenário;
senso crítico, ético e analítico;
bom gerenciamento de risco;
rapidez nas tomadas de decisão;
conhecimento de ferramentas de gestão.
Se manter por dentro das alterações do setor por meio do acompanhamento de tendências na gestão de contratos é um diferencial.
Aproveite e leia também: "Veja 7 habilidades de um gerente de compras de sucesso!"
Qual a importância do gestor de contratos para a gestão de fornecedores?
Um fator que vale ser ressaltado é a importância do gestor de contratos para a gestão de fornecedores.
A depender da operação de uma empresa, ela pode apresentar uma demanda elevada de contratos para formalizar a compra de suprimentos ou mesmo a contratação de prestadores de serviços terceirizados.
Nesse ponto, o profissional se torna peça-chave para a análise de toda a documentação contratual, e pode atuar até mesmo na seleção de fornecedores e monitoramento da cadeia de suprimentos.
Assim, garante que os valores obtidos pela parceria se tornem bons resultados, sem correr riscos financeiros, jurídicos ou operacionais.
Como esse gestor participa do gerenciamento de fornecedores?
A atuação desse gestor pode ser bastante estratégica para a sua empresa, especialmente se ele tiver como foco do trabalho a contribuição para o seu negócio alcançar o melhor custo-benefício possível e para garantir a qualidade do que é contratado.
Para ficar mais clara como pode ser essa participação, lembre-se que o gestor de contratos é o responsável pela elaboração, análise e controle desse documento. Logo, se notar que alguma cláusula tem potencial de gerar prejuízos para a companhia, pode alertar os profissionais de compras e procurement quanto a isso.
Nesse cenário, sua colaboração na gestão de fornecedores pode incluir pontos como:
otimização de custos;
fortalecimento do relacionamento comercial;
melhoria da qualidade de produtos e serviços;
garantia de compliance e mitigação de riscos.
Veja detalhes de cada um.
Otimização de custos
Por avaliar pontualmente todas as cláusulas contratuais, esse gestor tem a capacidade de identificar oportunidades e condições melhores para a empresa, a exemplo de mudanças nos prazos de pagamento, retirada de taxas e redução de percentuais de multas em casos de descumprimento ou desacordos.
Com isso, ele abre caminho para a diminuição de custos e contribui com a saúde financeira do negócio.
Fortalecimento do relacionamento comercial
A parte burocrática de uma parceria comercial nem sempre é simples. A depender do que é negociado, e a forma como isso é feito, há um sério risco de atritos entre as partes envolvidas.
Um gestor de contratos preparado costuma ter minutas previamente elaboradas, e pode ajustá-las conforme as exigências e necessidades da nova contratação.
Essa prática otimiza o tempo necessário para fechar o acordo, e pode ser uma ótima maneira de estreitar o relacionamento comercial com os contratados logo no início da parceria.
Melhoria da qualidade de produtos e serviços
Usando a cadeia de suprimentos como exemplo, você deve saber quanto é importante acompanhar o desempenho dos fornecedores durante todo o período contratual, não é mesmo?
Trazendo isso para a gestão de contratos, o gestor pode solicitar os resultados dessa avaliação à área de compras para decidir se é viável, ou não, continuar com a relação comercial.
Ao fazer isso, ele ajuda a empresa a manter a qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados, já que o abastecimento é a base para a fabricação ou entrega de soluções que serão entregues aos clientes finais.
Garantia de compliance e mitigação de riscos
E, obviamente, a parte jurídica é a que mais se destaca quando o assunto é a participação do gestor de contratos na gestão de fornecedores.
Cabe a ele garantir que o acordo firmado com esses parceiros não descumpra nenhuma lei ou norma. Dessa forma, a empresa fica protegida de diversos riscos que vão além do legal e incluem também financeiro e reputacional.
Sobre esse tema, não deixe de ler esse tema: "O que é compliance em compras e como obter sucesso nesse conceito?"
Como a tecnologia ajuda no suporte à gestão de contratos?
Com todas essas responsabilidades, podemos entender que o trabalho do gestor de contratos segue uma metodologia pautada pela organização e atenção aos detalhes, o que pode ser prejudicado por um volume extenso de dados e documentos a serem gerenciados.
Para manter a gestão de documentos em pleno funcionamento, é recomendado o uso de ferramentas digitais. Serviços como ERPs são desenvolvidos para manter um registro seguro e organizado de contratos, entre outras funções interessantes para a eficiência de uma operação.
De todo modo, também é possível optar também por ferramentas de e-procurement, que servem para dar suporte às interações do departamento de compras, inclusive na elaboração, proposição e formalização de contratos.
Como a Linkana ajuda nesse processo?
Ao longo deste artigo, comentamos algumas vezes sobre o papel da gestão de contratos para garantir a compliance da empresa, com destaque para quando direcionamos o olhar para a contratação de fornecedores.
É justamente no gerenciamento desses parceiros comerciais que a Linkana pode ajudar e agilizar esse processo.
Por meio de tecnologias de automação e machine learning, nosso sistema realiza consultas públicas de documentos para análise de compliance de fornecedores.
Além de manter todos esses dados em uma plataforma segura e de acesso simplificado, o tempo de homologação é reduzido para segundos, e não mais semanas. Isso é possível porque somos o SRM do futuro!
Economize tempo na homologação de fornecedores ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.
Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.
A Linkana já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.
Faça como eles. Preencha agora o formulário abaixo e descubra como é fácil ter a nossa solução na sua empresa!
CONHEÇA A LINKANA
Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores
Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores
LEIA MAIS CONTEÚDOS