Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

5 tendências do futuro da cadeia de suprimentos para sua empresa investir hoje

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

18 de agosto de 2021

18 de agosto de 2021

18 de agosto de 2021



Até o final de 2022, a expectativa é de que mais de 176 milhões pessoas na América Latina comprem serviços e produtos online, fazendo com que as vendas ultrapassem US$ 2,3 trilhões.





Esses números podem parecer animadores, mas para empresas que não possuem uma cadeia de suprimentos eficiente e disruptiva, os números se transformam em motivo de pânico e medo.





Se olharmos para o futuro, é cada vez mais evidente que as empresas precisam fortalecer as cadeias de suprimentos, tornando-as cada vez mais resilientes - e existem tecnologias que podem ajudar com essa tarefa.





Por isso, reunimos 5 das mais importantes tendências que ditarão o futuro da cadeia de suprimentos. Vamos ver?





Por que investir no futuro da cadeia de suprimentos?





O que não faltam são possibilidades para futurizar uma cadeia de suprimentos. Mas assim como qualquer investimento, sempre há a dúvida: vale a pena? Dentre tantas áreas em uma organização, por que investir nesse setor?





Dentre os motivos, podemos citar: 





  • Redução de custos com desperdício de recursos e perda de estoque;

  • Menos gargalos que atrasam a rotina de produção;

  • Melhor tomada de decisões, com maior número de informações para se embasar;

  • Criação de padrões operacionais, que estimula o aumento da produtividade;

  • Maior integração de processos, diminuindo as chances de erros humanos ou falhas técnicas que causam retrabalhos e desperdício.





São ótimos benefícios, não é mesmo? Quer saber como alcançá-los? Vamos então conhecer as 5 inovações que fazem parte do futuro da cadeia de suprimentos!

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

5 tendências que ditarão o futuro da cadeia de suprimentos





IoT — Internet of Things





Essa tendência se tornou uma das principais tendências quando olhamos para o futuro da cadeia de suprimentos dentro das organizações.





Uma pesquisa feita pela Forbes com 700 executivos revelou que 97% das empresas que implementaram a Internet of Things (ou Internet das Coisas) conseguiram expandir seus negócios ou transformá-los em novas possibilidades. Mas qual é o intuito dessa tecnologia?





Imagine um armazém onde estão armazenados todos os insumos. Como saber se todos os insumos necessários foram entregues pelos fornecedores e controlar o uso para evitar perder insumos com menor prazo de vida? 





Com a IoT e com a etiqueta RFID (Identificação  por Radiofrequência) que ajuda a rastrear cada um dos itens disponíveis no armazém.





Blockchain





Ainda não conhece o Blockchain? Então chegou a hora de você entrar no futuro da cadeia de suprimentos!





Essa tecnologia de registro distribuído pode ter um nome estranho, mas ela não é nada mais que um banco de dados que usa a descentralização como medida de segurança, sem possibilidade de modificações das informações.





No dia-a-dia da sua empresa, isso significa que os dados digitais compartilhados, que permitem registrar e verificar transações, aprimorarão a transparência na supply chain, além de reduzir gastos de tempo e dinheiro com burocracias. Sem contar que essa transparência e segurança diminui as chances de fraudes e erros nos processos.





Leia também: Riscos da cadeia de suprimentos: quais são e como evitá-los?





Autonomia na cadeia de suprimentos por meio da robótica





Em 1950, Isaac Asimov publicou o livro “Eu, Robô”, uma coletânea de contos em que as vidas dos humanos e dos robôs se entrelaçam a fim de responder a pergunta “como será essa relação no futuro?”. 





Mais de 70 anos se passaram e essa pergunta segue na nossa rotina - mas, dessa vez, com algumas respostas já que os robôs já fazem parte da rotina de algumas empresas.





E esse passo em direção ao futuro da cadeia de suprimentos é mais simples do que acostumamos a imaginar por meio dos livros e dos filmes. 





Um Pallet Shuttle, por exemplo, realiza uma armazenagem compacta otimizando movimentos de carga e descarga de pallets. No vídeo abaixo, do Armazém da Logística, é possível entender em detalhes o funcionamento dessa tecnologia:





https://www.youtube.com/watch?v=mPRUCD9JNtE





Inteligência Artificial e Machine Learning





Duas tecnologias futurísticas “irmãs” na cadeia de suprimentos são a Inteligência Artificial e o Machine Learning, que permitem que os humanos e as máquinas trabalhem juntos para aumentar a produtividade e a eficiência das equipes.





Com o uso da Inteligência Artificial, a coleta e análise de dados pode se tornar mais estratégica e com menos erros humanos, gerando informações úteis para a tomada de decisões nas organizações. 





Já o Machine Learning entra como um parceiro da Inteligência Artificial, expondo-a a vários exemplos até que ela possa reconhecer padrões e agir a partir deles. Quer um exemplo?





Imagine que a cadeia de suprimentos está sofrendo atrasos por causa da demora do abastecimento de alguns insumos. 





Para a equipe de Procurement entender quais dos fornecedores estão deixando de cumprir com os prazos de entrega, ela começa a monitorar as entregas usando a Inteligência Artificial e Machine Learning, que revelará quais são os fornecedores que possuem as maiores taxas de atraso e de devoluções e, portanto, estão prejudicando a supply chain. 





Isso sem contar o monitoramento de documentos e certidões dos fornecedores, para garantir que as parcerias não possuem riscos. Incrível, não é mesmo? Pois é isso que a Linkana pode oferecer para a sua empresa.





Uma plataforma de e-procurement especializada na homologação de fornecedores, ela utiliza tecnologias como o RPA e o Machine Learning para realizar consultas públicas e emissão de certidões corporativas, garantindo que eles não ofereçam ameaças à imagem e à operação da sua empresa.





Quer uma amostra de como funciona? Preencha o formulário abaixo e receba o diagnóstico de um CNPJ como demonstração gratuita da nossa tecnologia. Aproveite!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement