Como encontrar fornecedores no setor de energia? Veja 4 alternativas

A indústria energética tem regulamentações bastante criteriosas, principalmente quando se trata do consumo das empresas. Detalhes como esse são importantes para saber como encontrar fornecedores no setor de energia, pois fazem diferença para fazer negócios sustentáveis.

Por sinal, a classificação dos fornecedores para o setor energético tem o seguinte critério: as prestadoras de serviço só podem disponibilizar o consumo às empresas de 500 kw/mês a 2000 kw/mês para “consumidores livres” e acima de 2000 kw/mês para os considerados “especiais”. Isto é, quem faz parte do Mercado Livre ou do Mercado Regulado de Energia. 

Em suma, isso significa que o seu negócio deve ter uma demanda mínima de consumo, caso queira decidir o tipo de fornecedor que irá representá-lo. No entanto, a decisão sobre os tipos de fornecedores não serve para as residências, considerando as regras vigentes no país.

Em comparação ao mercado europeu, esse é um sistema antiquado, pois, por lá, os próprios consumidores residenciais escolhem de quem compram sua energia, podendo optar por fontes limpas e renováveis, inclusive.

E, se você tem uma empresa que atende às regulamentações nacionais em termos de consumo, o próximo passo para aumentar a eficiência energética é buscar como e onde encontrar fornecedores no setor de energia. E é isso que vamos fazer neste artigo: dar dicas preciosas para você.

Gostou da ideia? Então, continue com a gente!

Como encontrar bons fornecedores no setor de energia? Passo a passo

1. Conheça sua demanda de energia e suas necessidades

Inicialmente, você deve ter uma base de consumo mensal, o que pode ser conferido diretamente na conta de luz.

Em seguida, determine que tipo de fonte de energia gostaria de utilizar. Algumas empresas seguem as diretrizes ESG, o que reforça seu compromisso de minimizar os impactos da indústria ao meio ambiente.

Pergunte-se sobre a possibilidade de passar a usar fontes renováveis, como a energia solar e eólica. E, por último, identifique as alternativas que o fornecedor irá lhe sugerir.

2. Participe de eventos do setor

Esteja presente em feiras e eventos relacionados ao setor de energia. Essa é uma ótima maneira de melhorar o seu networking e conhecer novos fornecedores. 

Uma característica desses eventos são os estandes montados para apresentar os portfólios aos visitantes. Esse é um caminho para conhecer de perto o que está sendo oferecido, tirar dúvidas pessoalmente e reduzir o tempo de busca por bons fornecedores.

3. Pesquise as soluções sustentáveis

Já se interessou pela instalação de placas solares ou a migração para o Mercado Livre de Energia? Seja qual for sua opção, vale pesquisar na web as consultorias que podem lhe auxiliar nessa transição, o que reduz os custos com energia e, ainda, atende aos critérios ESG. 

Para exemplificar, a Heineken usa energia renovável nas cervejarias, tanto no processo de produção das cervejas, quanto no envase e nas outras atividades administrativas.

4. Observe a avaliação de concorrentes

Saber o que outros contratantes acharam dos serviços prestados pelo fornecedor ajuda a identificar as melhores empresas de energia.

Geralmente, os próprios sites têm depoimentos de clientes. Mas, se quiser opiniões imparciais, tente pesquisar o nome do fornecedor em plataformas de análise e reclamações, a exemplo do Reclame Aqui e do Consumidor.gov.br. 

Como a Linkana pode ajudar a encontrar bons fornecedores?

Se você quer saber como encontrar fornecedores no setor de energia, além dos critérios que citamos ao longo do artigo, tem um jeito mais simples e fácil.

Por meio do Consulta CNPJ da Linkana, que já tem 500 mil acessos, você pode filtrar empresas gratuitamente por: CNAE, tipo de trabalho, CNPJ, estado, cidade e categoria, obtendo dados relevantes sobre quem fornece energia no Brasil.

Além disso, quando encontrar seus resultados, você poderá fazer uma filtragem mais aprofundada usando o Linkana ESG Rating. Este é um sistema que identifica fornecedores que trabalham de maneira consciente nos âmbitos socioambientais e de governança.

Com essa solução, você verifica e mede o comprometimento, o envolvimento e a transparência da empresa que será contratada frente às práticas esperadas de ESG.

Confira o funcionamento na imagem abaixo:

Bônus: como avaliar os fornecedores de energia?

Após encontrar o fornecedor para o seu negócio, você deve avaliar se ele é apropriado para manter uma parceria de sucesso. Portanto, baseie-se nas sugestões abaixo. Confira!

Pesquise os preços do mercado

Os valores podem variar de fornecedor para fornecedor. Sendo assim, você deverá fazer uma pesquisa sobre os custos tarifários que servirão como referência e solicitar um orçamento personalizado para a empresa.

A nossa dica é optar por um fornecedor que disponibilize uma infraestrutura eficiente, com fontes renováveis de energia, bom sistema de geração e, ainda, que tenha em seu time profissionais diversos, ou seja, com culturas e propostas modernas e abertas.

Busque diferentes propostas 

Tenha em mente que o melhor fornecimento não é aquele que oferece o preço mais justo. São diversas condições que devem ser avaliadas antes da contratação, inclusive o valor, entre elas:

  • qualidade no atendimento;
  • suporte técnico;
  • forma de solucionar os problemas;
  • se a empresa também é uma geradora de energia.

Enfim, analise com cautela as propostas oferecidas, seguindo essas características acima.

Observe o custo-benefício 

Atribua uma ordem de prioridade entre as características sugeridas e escalone notas para facilitar sua decisão. 

Se, por exemplo, a garantia de entrega de energia dentro do período da contratação é mais relevante do que o valor, coloque esse objetivo em primeiro lugar e observe se cada uma das empresas pesquisadas atendem primeiramente a esse pedido.

Por fim, procure referências e, a partir disso, avalie o posicionamento do fornecedor no mercado, o que dizem seus clientes e o grau de satisfação deles. Lembre-se: sites como o Reclame Aqui trazem boas informações sobre o nível de desempenho das empresas.

eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

Qual é o melhor momento de realizar a troca de fornecedor?

Entre as formas de como encontrar fornecedores no setor de energia, não descarte os pontos negativos que podem surgir ao longo de uma contratação.

Confira alguns sinais importantes na hora de recorrer à troca de fornecedores:

  • inadimplência: observe os prazos estabelecidos e quando essas datas não são cumpridas, pois talvez sejam alertas para trocas inteligentes, mesmo que você tenha uma boa relação com seus fornecedores;
  • aumento elevado de preço: fique atento aos ajustes frequentes de preços. Verifique se a empresa está realizando o aumento de forma abusiva e, o pior, sem aviso prévio;
  • produtos desatualizados: o fornecedor deve manter os produtos e serviços em dia para garantir a eficiência e a segurança da empresa contratante. Regularmente, confira a qualidade do serviço e considere as inovações do mercado para saber se elas estão sendo implementadas.

Conte com a Linkana para avaliar os fornecedores atuais e futuros

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos, em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo. 

Entre em contato com um dos nossos especialistas para tirar suas dúvidas. Esperamos por você!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!