Compras

Análise de mercado em compras: por que e como realizar?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

25 de outubro de 2024

25 de outubro de 2024

25 de outubro de 2024

A análise de mercado em compras é um processo de levantamento e verificação de dados e informações pertencentes ao ramo de atuação de uma empresa. Um dos objetivos é identificar modificações e tendências que afetam o funcionamento e o crescimento do negócio, tanto direta quanto indiretamente.

Os resultados do estudo de mercado ajudam gestores e times de compras e procurement a tomarem decisões mais precisas, ao darem uma visão clara e realista do que acontece no segmento no qual a empresa está inserida.

Na escolha dos fornecedores, por exemplo, contribui para mitigar riscos relacionados a essa contratação, identificar em menos tempo empresas fornecedoras inovadoras e comparar ofertas para chegar ao melhor custo-benefício possível.

Achou interessante? Então, siga a leitura e confira a importância e como fazer uma análise de mercado em compras eficaz!

O que é e qual a importância da análise de mercado em compras?

A análise de mercado em compras consiste na coleta e diagnóstico de dados e informações sobre um determinado setor e sua rede de abastecimento. Esse processo inclui a verificação de fornecimento de bens e prestação de serviços, de suas tendências, condições e oportunidades.

Você consegue entender a importância da análise de mercado em compras ao observar os benefícios gerados por essa atividade. Entre eles, destacam-se:

  • redução de custos operacionais;

  • mitigação de riscos;

  • identificação de oportunidades;

  • antecipação a tendências;

  • estímulo à inovação;

  • aumento da eficiência operacional;

  • aquisições mais estratégicas;

  • obtenção de argumentos sólidos para negociação com fornecedores;

  • planejamento de compras mais preciso.

Essas vantagens são possíveis porque o estudo de mercado de compras fornece as informações necessárias para embasar decisões. Dessa forma, as escolhas deixam de ser feitas a partir de "achismos". 

E por considerar o desempenho e os resultados de um setor inteiro — inclusive dos concorrentes —, os compradores têm uma visão muito mais abrangente. 

Essa condição ajuda a identificar oportunidades e ameaças, otimizar estratégias de aquisição e executar ações de compra e escolha de fornecedores muito mais competitivas e eficientes.

Aproveite e leia também: "Compras estratégicas: descubra a importância e entenda como aplicar na sua empresa"

Como fazer análise de mercado em compras?

Para realizar uma análise de mercado em compras para sua empresa, e aproveitar as vantagens que mencionamos, siga estes principais passos:

  1. defina o objetivo;

  2. colete os dados;

  3. mensure os resultados;

  4. estude as opções;

  5. implemente os insights.

1. Defina o objetivo

Tenha bastante claro os objetivos e motivos pelos quais fará a análise. Dessa forma, você direciona os esforços e não perde tempo com dados que não ajudarão a melhorar a área de compras da sua empresa. 

Os motivos podem ser diversos, por exemplo, aumentar a eficiência nas aquisições, encontrar fornecedores inovadores, descobrir novas tecnologias ou conhecer processos logísticos mais dinâmicos.

2. Colete os dados

O segundo passo de como fazer uma análise de mercado em compras é um dos mais importantes, pois consiste em encontrar as fontes de pesquisa para levantar os dados

Inclusive, esse é o principal desafio dessa atividade porque, se a base do estudo não for confiável, compromete os resultados.

Para não ter esse problema, colete dados de: 

  • sistemas de Business Intelligence (BI): reúnem informações de fontes internas e externas, fazem análises preditivas e avançadas e geram relatórios com os principais insights;

  • plataformas de dados de mercado: fornecem pesquisas abrangentes e atualizadas de diversos segmentos. Duas ótimas fontes são o Nielsen e o Euromonitor;

  • softwares de gestão de compras e SRM (Supplier Relationship Management): centralizam dados de aquisições e fornecedores, facilitam a análise de desempenho e resultados e ajudam a acompanhar o desempenho dos parceiros comerciais de abastecimento. 

Dica! Leia o artigo "SRM integrado: 7 vantagens para a sua empresa!" e descubra por que integrar um software de Supplier Relationship Management a outras soluções aprimora a sua rotina.

Receba os melhores conteúdos da área de Procurement

Assine gratuitamente a newsletter da Linkana e fique por dentro de tudo!

3. Mensure os resultados

Dados sem mensuração são apenas números soltos, concorda? Portanto, para o seu estudo se tornar realmente proveitoso, use diferentes métodos e técnicas para apurar as informações.

Estas são algumas das melhores ferramentas para análise de mercado:

  • análise SWOT: a sigla vem de strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Trata-se de uma ferramenta de gestão para verificação de cenários internos e externos de uma empresa;

  • análise PEST: abreviação de política (P), economia (E), social (S) e tecnologia (T). Consiste em um modelo analítico para obtenção de uma visão macro do negócio a partir desses fatores;

  • benchmarking: processo de pesquisa para comparação de desempenho de produtos e serviços entre empresas do mesmo setor, a fim de identificar ações, técnicas, estratégias e abordagens que diferem um negócio do outro. 

Uma dica aqui é combinar diferentes ferramentas e técnicas para visualizar diferentes cenários, ou um mesmo, mas de pontos de vista diferentes.

Sugestão de leitura: "5 ferramentas de strategic sourcing para aplicar no trabalho"

4. Estude as opções

Se o objetivo da sua análise era encontrar fornecedores diversos, por exemplo, use os resultados da sua análise de mercado para chegar aos mais indicados.

Esse princípio vale para qualquer outro motivo que você definiu no início desse processo. Afinal, a ideia por trás desse estudo é gerar informações realistas e confiáveis para embasar as suas decisões de compras e, dessa forma, melhorar os resultados da sua empresa.

5. Implemente os insights 

A implementação dos insights também varia conforme o objetivo do seu estudo de mercado. Se seguirmos com os fornecedores como exemplo, esse passo seria entrar em contato com os possíveis parceiros comerciais e realizar o processo de homologação.

E como otimizar a aplicação das ideias, tendências e percepções extraídas do seu estudo? O melhor caminho é com ajuda da tecnologia. Assim como esse recurso auxilia na coleta de dados e potencializa o uso das ferramentas de análise de mercado, também facilita a execução dos seus planos.

Para selecionar os melhores fornecedores para a sua empresa, por exemplo, utilize o SRM da Linkana! Com o nosso sistema, você economiza tempo na homologação de fornecedores ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.

A Linkana já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.

Preencha agora o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e descubra tudo o que oferecemos para a sua empresa!

CONHEÇA A LINKANA

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores

LEIA MAIS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement