Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Avaliação de performance qualitativa x quantitativa: Passo a passo completo de como fazer

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

20 de dezembro de 2022

20 de dezembro de 2022

20 de dezembro de 2022

Fazer gestão de fornecedores é um processo que exige um conjunto de diretrizes capazes de fazer com que uma empresa possa mitigar riscos e promover a qualidade e o funcionamento de uma cadeia de suprimentos da melhor forma.

E para que o serviço prestado seja feito com muita qualidade, é necessário sempre fazer pesquisas e análises para saber se a forma como a empresa trabalha está dando bons resultados para os clientes.

A análise do serviço pode ser avaliada de duas formas, sendo elas: 

  • Análise qualitativa;

  • Análise quantitativa.

Quer saber mais sobre o que são essas análises e como elas podem ajudar na sua gestão de fornecedores? Leia o artigo até o final!

O que é análise de performance qualitativa?

A análise de performance qualitativa é aquela que diz respeito à avaliação das pessoas sobre determinado serviço

Essa análise não se baseia em dados numéricos, mas sim, ao que as pessoas avaliam como bom ou ruim, positivo ou negativo, melhor ou pior. 

Quando falamos de fornecedores, esse fator pode estar relacionado a como a empresa contratante avalia a performance do contratado.

Essa análise está muito ligada ao entendimento de como as pessoas estão se sentindo sobre determinada organização, seus objetivos, valores e cultura. 

O que é análise de performance quantitativa?

Diferentemente da análise de performance qualitativa, a análise de performance quantitativa diz respeito a resultados que são mensurados através de dados que expressem a quantidade, como o próprio nome já diz. 

Geralmente eles estão ligados a esforços e metas alcançadas. E quando falamos em fornecedores, eles podem estar associados a quantidade de produtos vendidos, crescimento de clientes, etc. 

Agora que você já sabe a definição de análise de performance qualitativa e quantitativa, chegou o momento de entender como fazer essas análises na gestão de fornecedores.

Continue lendo o artigo para entender mais!

Como fazer análise de performance qualitativa para gestão de fornecedores?

Avaliação de performance

Quando falamos de análise de performance qualitativa para a gestão de fornecedores, temos que levar em consideração primeiramente quais são os pilares que você deseja analisar de um fornecedor. 

Alguns exemplos de pilares, são:

  • Prazo;

  • Qualidade;

  • Pontualidade;

  • Preço.

Após a definição desses pilares, é preciso afunilar e definir quais são as perguntas que você deseja obter respostas. Podemos usar os pilares acima para exemplificar algumas perguntas que você poderia fazer para a sua análise.

Por exemplo: 

  • Pilar: Prazo

Pergunta: Os materiais foram entregues no dia estipulado?

  • Pilar: Qualidade

Pergunta: Os produtos apresentam uma boa qualidade?

  • Pilar: Pontualidade

Pergunta: O horário estipulado foi cumprido?

  • Pilar: Preço

Pergunta: O preço está de acordo com o mercado e apresenta uma boa qualidade?

Esses são só alguns exemplos de perguntas que você poderia usar. Vale ressaltar que as perguntas vão depender de quais pilares você definiu como importante e quais respostas você deseja obter a partir deles. 

Resumindo: A análise qualitativa nesse caso é quando os colaboradores respondem perguntas sobre o fornecedor para avaliar a qualidade do seu trabalho.

Faça a sua gestão de fornecedores com quem entende do assunto. Preencha o formulário abaixo.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como fazer análise de performance quantitativa para gestão de fornecedores?

Já quando falamos sobre análise quantitativa estamos nos referindo a números. Então, ela precisa da conexão com ERP’s para ter acesso a dados necessários para a análise objetiva. 

Por exemplo: Para fazer essa análise você pode selecionar um pedido de compras, ver quanto tempo demorou desde a realização do pedido até a finalização do serviço. 

Então, você vai ter dados concretos para fazer essa avaliação e entender de forma objetiva o que foi entregue, se o prazo foi cumprido, etc.

No entanto, diferentemente da análise qualitativa, você não terá o privilégio da avaliação humana. 

Às vezes o produto pode ter sido entregue antes do prazo, mas o atendimento pode não ter sido bom e isso é uma coisa que somente a avaliação qualitativa pode revelar. 

Boas práticas de Avaliação de performance qualitativa e quantitativa 

As boas práticas podem se aplicar a ambas análises e algumas delas, são:

  • Critérios Objetivos

Sempre tenha critérios objetivos para avaliar o fornecedor. Conforme mencionamos anteriormente, mesmo na avaliação qualitativa é possível definir critérios objetivos, como foi o caso dos pilares que citamos. 

  • Definição de processo interno

Aqui é preciso definir, internamente, na sua empresa, quais serão os processos de avaliação. Ou seja, quem vai avaliar, quais empresas serão avaliadas e porquê.

  • Definição do local de avaliação

Para a realização da avaliação, é preciso definir por onde ela será feita, por exemplo: e-mail,  sistema, planilhas, etc.

Para procurement, qual a melhor forma de avaliar fornecedores? De forma quantitativa ou qualitativa? 

Para definir qual é a melhor forma de avaliação para procurement, é necessário saber de qual segmento estamos falando, pois os critérios tendem a mudar dependendo da área. 

Por exemplo: às vezes para uma indústria automobilística, a avaliação quantitativa pode fazer muito mais sentido do que a avaliação qualitativa, por ele querer saber a quantidade de peças e prazos apenas. 

Ou uma empresa que contrata muitos fornecedores, às vezes faz mais sentido para ela fazer uma análise qualitativa para entender se os seus fornecedores estão agindo de forma educada, se os produtos estão chegando com qualidade, etc.

Como a Linkana pode ajudar na avaliação dos fornecedores?

A Linkana pode ajudar na avaliação de fornecedores pois permite que as empresas criem uma avaliação qualitativa para analisar os serviços prestados.

Essas avaliações são estruturadas em critérios de avaliação que são agrupados em pilares de avaliação. 

Após a empresa preencher o formulário com as perguntas que achar mais conveniente para a avaliação, a pessoa que irá responder receberá um e-mail com as informações do fornecedor que ele precisa avaliar e o link para preenchimento.

Ao final, são geradas notas automáticas a partir dos critérios avaliados. 

Uma boa avaliação de fornecedores ajuda a premiar os bons e corrigir os ruins. O principal benefício de realizar uma avaliação de performance é ter conhecimento sobre a qualidade da sua base de fornecedores e distinguir os bons prestadores dos prestadores ruins

Se você precisa de ajuda com a sua gestão de fornecedores, não perca tempo e preencha o formulário abaixo. 

Com a Linkana você pode acelerar radicalmente o onboarding  de seus fornecedores, com dados compartilhados utilizados pelas melhores corporações para analisar riscos e controlar indicadores ESG na maior rede B2B do país.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement