Descubra o que é previsão da demanda e como ela pode ser a chave do sucesso corporativo

Lançada em 2020, a série Gambito da Rainha se tornou um sucesso de audiência e fez com que as buscas por jogos de xadrez no Google crescessem 41%. Nela, nós não só pudemos acompanhar a vida de Beth Harmon, como também aprendemos conceitos básicos de um dos jogos mais famosos do mundo.

E um dos conceitos mais abordados na série é sempre pensar à frente. Assim, é possível entender as possíveis reações do adversário como também buscar prever seus movimentos até o almejado xeque-mate.

Se no xadrez o objetivo do planejamento é a vitória, olhar para frente nos negócios significa mais organização e melhor aproveitamento de oportunidades que podem surgir à frente. É nesse momento que a previsão de demanda faz toda a diferença na elaboração das suas jogadas.

Entenda nesse conteúdo o que é previsão da demanda e como ela pode ser a diferença para ganhar o jogo diante a concorrência.

O que é previsão da demanda?

Previsão de demanda pode ser resumida como uma projeção em um espaço futuro de tempo. Ou seja, ela é uma estimativa montada com base em informações de mercado, assim como vivências da empresa em outros períodos.

Com o papel de oferecer às equipes uma ideia do que virá nos próximos meses, ela visa orientar a tomada de decisões, assim como o planejamento de matérias-primas e produção.

Entretanto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reforça que “em tempos de instabilidade econômica, as variáveis que entram no cálculo podem sofrer mudanças de uma hora para outra, principalmente no ambiente externo”. Ou seja, ela deve ser tratada apenas como uma estimativa.

Para que serve a previsão de demanda?

Apesar de muitos associarem a previsão de demanda com vendas (o que abordaremos em mais detalhes abaixo), o objetivo dessa previsão é entender com mais clareza o potencial do mercado e possibilidades de expansão para facilitar a tomada de decisões. 

Isso significa que ao entender que a demanda por um produto específico aumentará em um mercado no futuro, melhor será seu plano de ação para as operações no novo mercado. 

Ademais, a previsão da demanda possibilita:

  • Planejar o orçamento da produção, bem como a produção em si;
  • Planejar a necessidade de suprimentos e mão de obra adicional;
  • Realizar o orçamento de matéria-prima de maneira mais acurada;
  • Fazer previsões financeiras;
  • Planejar atividades de marketing;
  • Evitar a subprodução ou a superprodução e
  • Formular estratégias de preço.

Qual a diferença entre previsão da demanda e previsão de vendas?

Além de entender o que é previsão da demanda, é imprescindível compreender que ela difere da previsão de vendas. De maneira resumida, podemos afirmar que enquanto a demanda olhará para o consumidor e as particularidades sazonais, a previsão de vendas olha apenas para a receita estimada para um período.

Isso significa que a previsão de demandas vai além das vendas, olhando para o mercado de maneira macro a fim de encontrar oportunidades e tomar decisões de grande impacto corporativo.

Como montar uma previsão da demanda?

Defina o objetivo

Assim como toda empresa deve criar metas e objetivos para usar como medidas de sucesso global do negócio, o mesmo ocorre quando falamos de previsão da demanda. Ter objetivos claramente especificados é fundamental para iniciar toda a análise, pois dará o direcionamento da pesquisa. 

O objetivo pode ser definido a longo, médio ou a curto prazo, e pode ser estabelecido tomando como base um segmento de mercado, uma demanda global de um produto ou o próprio produto de uma empresa. 

O objetivo da demanda deve ser determinado antes que o processo de previsão da demanda comece, pois dará direção a toda a pesquisa. 

Para facilitar a compreensão, vamos supor que uma empresa de roupas de banho deseja saber a demanda por biquínis na Inglaterra para os próximos anos devido às mudanças climáticas.

Defina o horizonte temporal

Com base nos objetivos estabelecidos deve ser definido o tempo e o modelo em que a demanda será prevista. Atualmente, a maioria das empresas utiliza estatísticas ou pesquisas para definir seu modelo de previsão.

É responsabilidade do gestor da previsão da demanda escolher a metodologia que melhor se encaixa no projeto. Para esse exemplo, vamos optar pelas pesquisas. Já a duração dessa previsão será de 2 anos.

Coleta de dados

Se inicia então a coleta de dados para entender a previsão da demanda. Como optamos pela pesquisa, uma opção para entendermos o mercado é selecionar um grupo de ingleses que costumam usar biquínis e outro que não os utiliza e aplicar um questionário sobre a intenção de compra.

Como essa é uma previsão mais longínqua, a pesquisa pode ser reaplicada algumas vezes para entender quais mudanças ocorreram nos participantes nos últimos meses.

Estimativa e interpretação de resultados

Com todos os dados coletados, é o momento de interpretar todos os dados dos participantes para estimar a demanda para os próximos meses ou anos. É sugerido reunir profissionais de finanças e da cadeia de produção para entender o impacto da demanda na empresa.

A participação dos fornecedores nesse processo também é essencial, já que as mudanças nas demandas terão um impacto direto no fornecimento de produtos. Ou seja, esse momento pede ainda mais compreensão e diálogo com os parceiros.

Por isso, é importante garantir que todos os seus fornecedores estão comprometidos com sua empresa e ofereçam um trabalho sério e de qualidade. Entretanto, por maior que seja a confiança nas relações, sua empresa também deve investir em um sistema de gestão de terceiros.

Ele reduz a burocracia, auxilia na mitigação de riscos e é crucial para assegurar o Compliance nas suas relações de negócio. Se você estiver procurando uma plataforma que entrega tudo isso para você, saiba que a Linkana oferece todas essas funcionalidades e muito mais. 

Nos especializamos em uma gestão de risco eficiente, automatizada e sem burocracia, que facilita a pesquisa e análise de documentos públicos e privados em um painel organizado e simples de gerenciar. 

Se sua empresa deseja simplificar processos e otimizar a área de Procurement, preencha o formulário abaixo e entenda como podemos ajudar sua corporação:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.