Compras

Compras

Compras

Inteligência de compras: por que investir nessa estratégia?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

8 de abril de 2024

8 de abril de 2024

8 de abril de 2024

A inteligência de compras pode ser explicada como uma abordagem que usa a análise de dados para embasar os processos de aquisição de uma empresa. Com essa estratégia, é possível otimizar essa atividade, melhorar as tomadas de decisão, reduzir custos e muitos mais. 

Desde que o departamento de compras passou a ser visto como uma área estratégica e de extrema importância para o crescimento de qualquer negócio, quanto mais ferramentas, recursos, técnicas e táticas forem usados para aumentar sua eficiência, melhor para os resultados.

Por sinal, a inteligência de compras entra nesse grupo como uma abordagem que usa bases reais para facilitar o dia a dia dos gestores e profissionais desse setor.

Ao utilizar dados para as deliberações e escolhas, as chances de erros diminuem, bem como os riscos que podem afetar não apenas a parte financeira da empresa, mas também sua reputação e imagem, isso sem falarmos sobre questões legais.

Se você ainda não sabe como usar essa estratégia no seu negócio ou quer se aprofundar nesse tema, siga agora a leitura deste artigo!

O que é inteligência de compras?

A inteligência de compras é uma estratégia corporativa que usa dados e análise de informações como fundamento para aprimorar os processos e o fluxo de aquisição de produtos e contratação de serviços de uma empresa. Essa prática favorece as tomadas de decisão e diversos outros pontos gerenciais.

Esse tipo de abordagem começa com a coleta e avaliação de variados dados que, de alguma forma, impactam o fluxo de compras da empresa. 

Alguns bons exemplos são:

  • histórico de compras: incluindo frequência de aquisição e valores pagos;

  • desempenho dos fornecedores: como o cumprimento do prazo de entrega e a qualidade dos insumos e/ou serviços fornecidos;

  • comportamento do consumidor: que afeta a quantidade que precisa ser produzida/entregue pela empresa e, consequentemente, o volume de compras de matérias-primas e contratação de serviços que deve ser pedido;

  • movimentação do mercado: a exemplo do momento econômico que o setor está vivendo, se é favorável ou não para as empresas;

  • índices ESG: importantes para acompanhar o comprometimento da empresa com práticas socioambientais e de governança, o que também inclui os fornecedores.

Entenda mais sobre a importância dessa última informação no artigo: "Riscos ESG de fornecedores: quais os principais e como mitigá-los?"

Por que investir em inteligência de compras? 

Investir nessa estratégia é importante por diversos motivos, inclusive para propiciar tomadas de decisões mais precisas e com menos possibilidade de erros. Porém, ela não se limita a isso.

Aplicar a inteligência em compras também contribui para:

  • identificar tendências, tanto de mercado quanto de consumidores;

  • prever padrões de consumo;

  • reconhecer bons preços e custo-benefício em menos tempo;

  • aumentar os savings.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Quais são as vantagens da inteligência de compras?

Justamente por todas essas possibilidades, é que essa estratégia pode gerar para sua empresa diversas vantagens. Entre as que mais se destacam, estão:

  • melhora da rotina dos profissionais de compras;

  • possibilidade de reduzir custos;

  • chances de aumentar a receita;

  • aumento do poder competitivo da marca;

  • identificação de novas oportunidades de negócio.

Veja os detalhes!

1. Melhora da rotina dos profissionais de compras

Tudo o que envolve tecnologia e automação deixa o dia a dia dos profissionais muito mais simples, rápido e dinâmico, não é mesmo? Em uma estratégia de análise de dados de compras, isso não seria diferente.

Com as soluções certas, é possível coletar e analisar diversas informações, dispensando a necessidade de realizar essa tarefa manualmente. Lembrando que fazer tudo "à mão" demanda de muito mais tempo e aumenta as chances de erros.

Sobre automatização de processos em compras, leia também: "Linkana ou planilha de Excel: por que softwares são sempre melhores?"

2. Possibilidade de reduzir custos

Ao analisar dados como histórico de compras e desempenho dos fornecedores, pode-se descobrir quem trabalha com os menores preços (sem comprometer a qualidade) e, com isso, reduzir os gastos com compras.

Outra forma de usar uma estratégia de inteligência para gerar economia é verificando o comportamento do consumidor e as movimentações do mercado. 

Um exemplo é se as pessoas estiverem comprando menos por questões econômicas. Nesse caso, não há necessidade de fazer grandes aquisições no momento. Isso evita encher o estoque com insumos que ficarão parados (gerando perdas financeiras) e podem até mesmo perder a validade, dependendo do tipo de material.

3. Chances de aumentar a receita

Quando os custos com compras são reduzidos, o reflexo pode ser sentido no preço cobrado do cliente final. Com precificação menor, as chances de vender mais aumentam e, consequentemente, a receita da empresa.

4. Aumento do poder competitivo da marca

A vantagem anterior leva a esta, que é o aumento do poder competitivo da empresa. Boas decisões de compra ajudam a reduzir gastos com as aquisições e, com isso, vender produtos/serviços a preços menores. 

Porém, como a análise é mais precisa e baseada em dados, há a garantia de qualidade de tudo o que é adquirido, seja insumos ou contratação de serviços. E essas características, juntas, contribuem para destacar a marca diante dos concorrentes.

5. Identificação de novas oportunidades de negócio

Os dados ajudam a fazer comparações mais precisas. E isso dá uma visão muito mais ampla, clara e concreta de qual é o melhor fornecedor para atender às demandas da sua empresa.

Por sua vez, isso abre caminho para diferentes oportunidades de negócio, como a contratação de novas empresas fornecedoras, mais alinhadas com a sua, que ainda não fazem parte da rede de abastecimento.

Qual o papel da tecnologia na inteligência de compras?

Sem tecnologia, basicamente, não existe inteligência de compras. É fundamental usar ferramentas que realizam as coletas de dados e geram insights para facilitar a rotina.

A solução da Linkana, por exemplo, otimiza o processo de registro e bloqueio de fornecedores, automatizando a coleta e validação de informações de maneira integrada ao seu ERP. 

Além disso, você e seu time de compras economizam tempo na homologação de fornecedores, automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.

A Linkana é o SRM do futuro! Descubra tudo o que oferecemos para sua empresa preenchendo o formulário abaixo.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement