Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Qual a importância da Avaliação de Performance para sua gestão de fornecedores?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

11 de setembro de 2022

11 de setembro de 2022

11 de setembro de 2022


Avaliar o desempenho do fornecedor não se resume apenas a conquistar os melhores preços do mercado. O faturamento dos seus parceiros pode estar dentro do valor previsto, mas se o serviço não for qualitativo, é muito provável que você não atinja a meta estipulada. 

Para contornar esse problema, o Supplier Performance Management (SPM), ou avaliação de performance de fornecedores, é a solução aplicada pelas empresas.

A sigla SPM, com tradução em português para Avaliação de Performance de Fornecedores, dá uma visão específica do risco que o fornecedor pode oferecer à cadeia de suprimentos. A partir de uma análise detalhada, você poderá implantar medidas para minimizar os prejuízos.

Quer saber como construir uma expectativa de desempenho no RFP (Request for Proposal)? Isto é, utilizar medidas e indicadores para formatar uma proposta de aquisição de produto e, ao mesmo tempo, saber com quais fornecedores você pode contar? Então continue com a gente!

O que é Avaliação de Performance de Fornecedores? 

Grande parte das empresas investe em fornecedores de qualidade para que eles forneçam produtos ou serviços com menores custos, pontualidade na entrega e qualidade no serviço.

Ao gerenciar o desempenho dos fornecedores, você tem a chance de avaliar todo o investimento feito nos futuros parceiros. Por essa razão, é fundamental ter um recurso que garanta a qualidade dos serviços e produtos.

Neste caso, a a avaliação de performance é um mecanismo que mede, analisa e gerencia o desempenho do fornecedor a fim de minimizar riscos e reduzir custos. O objetivo principal é descobrir potenciais problemas que possam ser resolvidos antes da entrega ao consumidor final.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Avaliação de Performance de Fornecedores: principais desafios

São vários os desafios que contemplam a gestão de desempenho de um fornecedor. O mais conflitante é a capacidade de monitorar todos os fornecedores ativos em uma organização. Isso necessitaria ter dados constantes em tempo real e uma comunicação linear entre o comprador e os fornecedores.

Mas existem outros obstáculos recorrentes, como:

  • dificuldade para implementar scorecards (ferramenta de rastreamento);

  • ausência de análise baseada em risco para a qualidade do fornecedor;

  • lidar com relatórios ineficientes;

  • integrar a gestão da qualidade de suprimentos e a gestão da cadeia de suprimentos.

Além disso, a falta de um monitoramento na conduta dos fornecedores implica:

  • riscos de falência, liquidez, vendas;

  • qualidade e prazo de entrega, e atendimento ao cliente;

  • cumprimento de contratos;

  • prevenção de defeitos e inspeções;

  • mudanças de preços recorrentes;

  • custo geral.

As vantagens da Avaliação de Performance de Fornecedores 

De modo geral, é possível afirmar que um bom sistema resolve os problemas que envolvem o gerenciamento de fornecedores.

Contudo, vale ressaltar que monitorar o desempenho não incide somente no setor de compras, como impacta em toda a cadeia de suprimentos.

Por isso, ao medir a performance de forma contínua, a sua empresa:

  • evita bloqueios de fornecimentos caros e importantes;

  • reduz o risco em diversos segmentos, como problemas ambientais e de segurança, e defeitos;

  • antecipa ajustes de problemas corriqueiros implementando ações antes que atinja o resultado final.

Como determinar parâmetros de performance no contrato?

Uma empresa que investe em mensuração de dados tem mais chances de conquistar os resultados esperados.

Nesse sentido, o Supplier Performance Management usa os KPIs (indicadores de desempenho) para acompanhar a evolução dos processos e, assim, criar métodos para preservar a otimização.

Neste caso, existem vários indicadores de Supplier Performance que as organizações utilizam para verificar a performance dos negócios. Entre os mais comuns, estão:

  • Termos de pagamento;

  • Preços;

  • Qualidade dos materiais;

  • Frequência de mudança de preços;

  • Prazos de entrega;

  • Estabilidade financeira dos parceiros;

  • Competitividade de fornecedores;

  • Tempos de atraso de comunicação;

  • Quebras;

  • Entregas.

Mas quais são os parâmetros para você medir os indicadores? Listamos quatro dicas importantes:

1. Determine objetivos importantes

Em primeiro lugar, você e sua equipe precisam filtrar os objetivos antes de medir os indicadores. Não adianta mensurar a qualidade dos materiais se você está preocupado com a quantidade de produtos que serão entregues. Nesse caso, talvez seja melhor monitorar o prazo de entrega.

Logo, seus objetivos precisam ser claros, alcançáveis e específicos.

2. Estabeleça parâmetros de acordo com os fatores 

A sua mensuração precisa ser palpável, portanto, você deve medir os indicadores se eles forem baseados em dados concretos. 

Quanto mais informações você tiver, mais realistas serão as metas estipuladas.

3. Use pesquisas

Pesquisa de satisfação de clientes e funcionários, clima organizacional, qualidade do serviço, por exemplo, são dados que você pode converter em informação para tomar decisões mais precisas.

4. Automatize o uso de indicadores

O uso de softwares pode ajudá-lo a medir os indicadores de forma ágil, segura e prática. Aposte em uma plataforma automatizada que conecte as informações com sua equipe em tempo real.

Avaliar seus fornecedores é, acima de tudo, ter o controle sobre sua operação para não ser pego de surpresa. Com a nossa página de Avaliação de Performance, saiba como desenvolver a análise dos parceiros de forma completa.

A importância de um programa de Avaliação de Performance de Fornecedores

É muito importante que o programa de Avaliação de Desempenho de Fornecedores tenha objetivos que comportem a estratégia da empresa e suas metas.

A falta de alinhamento entre o programa de gerenciamento de desempenho e os objetivos será insuficiente para conquistar resultados, além de se tornar um desperdício financeiro.

Além disso, usar um banco de dados de fornecedores pode ajudá-lo a reduzir os riscos e a avaliar com precisão o desempenho.

Tenha em mente que uma grande quantidade de informações de fornecedores será dificilmente rastreada. Por isso, um sistema de suporte de gerenciamento de dados é um recurso vantajoso.

São várias as vantagens do Supplier Data Management, como, por exemplo:

  • redução de risco no fornecimento;

  • velocidade na procura de fornecedores devido à digitalização de dados;

  • diminuição da carga de trabalho, uma vez que evita a inserção de documentos e análise manualmente. 

Por isso, contratar uma empresa que tenha o serviço de supplier data management é o mais recomendado para monitorar a performance dos fornecedores.

Se você tem dificuldades de encontrar uma ferramenta que atenda todas essas necessidades, é porque não conhece o software da Linkana.

Em um único ambiente, você realiza análise de dados públicos e risco, gestão de base ativa, avaliação de performance, análise de gastos e muito mais.

Todos os dados relevantes são centralizados em um único lugar, e você conta com uma plataforma SaaS, 100% em nuvem, segura e sustentável.

Transforme os dados manuais em informações digitais limpas e consistentes.

Sobre a Linkana 

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Preencha o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e confira como essa solução pode ajudar o seu negócio!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement