Inteligência Artificial em procurement: por que esse é o futuro?

O uso da Inteligência Artificial em procurement já é uma realidade há algum tempo. Porém, conforme as aplicações dessa tecnologia se expandem, aumentam também as possibilidades de utilização nesse setor.

Por exemplo, a IA em procurement é um recurso extremamente válido para automatizar tarefas manuais, agilizar operações, realizar uma gestão de risco de fornecedores mais precisa, entre diversas outras funcionalidades

Precisamos ressaltar também que, há anos, essa tecnologia vem sendo apontada como o futuro em procurement. 

Uma das provas vem de um artigo de 2017, da companhia especialista em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação Gartner, cujo título traduzido para o português era “Prepare-se para o impacto da IA em compras”.

A matéria cita o uso da Inteligência Artificial em procurement para análise de gastos e cadastros, automação de processos de coleta, limpeza, classificação e análise de dados, e outras aplicabilidades.

A Gartner também deixou claro que a participação humana nesse setor ainda é importante e necessária, mas que as empresas não criarão valor se não implementarem IA em suas plataformas de gestão de compras.

Voltando para o momento atual, um dos termos que mais se ouve relacionado a tudo isso é o ChatGPT, que é um chatbot baseado em IA especializado em diálogo. Mas será que esse recurso pode melhorar a performance da área de compras?

Outras questões que precisam ser respondidas são: por quais motivos a Inteligência Artificial segue sendo tratada com o futuro em procurement? Com a evolução da IA, em quais outros pontos essa tecnologia pode contribuir para o aprimoramento desse setor?

Essas e outras respostas você confere agora. Por isso, siga a leitura!

O que é Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, é o ramo da computação que se concentra na criação de sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui a capacidade de aprender, raciocinar, tomar decisões, reconhecer padrões, entre outras habilidades.

Ela se baseia em algoritmos avançados, redes neurais, aprendizado de máquina e outras técnicas de computação para simular a inteligência humana, e está presente em muitas aplicações comuns do dia a dia, como assistentes virtuais, reconhecimento de voz e imagem, sistemas de recomendação, entre outros.

Uma das tecnologias de aplicação de IA que se tornou popularizou de forma avassaladora recentemente foi o ChatGPT, desenvolvido por uma empresa chamada OpenAI.

O que é o ChatGPT?

Professor descobre que aluno usou ChatGPT em trabalho universitário -  TecMundo

O ChatGPT da OpenAI é um modelo de linguagem baseado no conceito de “redes neurais profundas” (NLP)

A ferramenta é treinada com milhões de exemplos de conversas e textos, e tem capacidade de entender e gerar textos naturais em diversos idiomas e contextos. Ela também pode responder a perguntas, gerar resumos, traduções e muito mais.

Outra vantagem da tecnologia do ChatGPT é a capacidade de aprender e evoluir constantemente. Isso permite que ele forneça resultados mais precisos e relevantes à medida que é alimentado com novos dados e informações.

Por isso, bases de dados complementares são extremamente importantes para o ChatGPT, pois permitem ampliar sua capacidade de aprendizado e melhorar sua eficiência.

Sam Altman steps down as the president of startup program Y Combinator

O ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente em algumas coisas para criar uma impressão enganosa de grandeza.” — Sam Altam, CEO da OpenAI.

Quais podem ser o uso da Inteligência Artificial em procurement?

São diversas as formas de uso da IA em procurement. Por exemplo, aplicar recursos como o ChatGPT nesse setor pode automatizar e melhorar vários aspectos do processo de aquisição de bens e serviços. Isso pode incluir tarefas como categorização de fornecedores, análise de preços, negociação de contratos e monitoramento de fornecedores.

Mas não para por aí. Há várias outras aplicações da IA do ChatGPT em procurement que podem ser utilizadas. As principais são:

  • análise de dados de compras;
  • extração de dados:
  • automação de tarefas;
  • classificação de categorias de compras;
  • otimização de negociações;
  • busca de fornecedores e RFx;
  • gestão de riscos de fornecedores.

Análise de dados de compras

O ChatGPT pode analisar grandes quantidades de dados de compras, incluindo preços históricos e comportamentos de compra, para identificar oportunidades de economia e negociação.

Extração de dados

A tecnologia de NLP do ChatGPT permite que ele extraia de maneira automática informações importantes de documentos como contratos e pedidos de compra, incluindo preços, data de entrega, materiais, fornecedores e termos de pagamento.

Automação de tarefas

A tecnologia de IA pode automatizar tarefas repetitivas e demoradas, incluindo follow up de faturas, pedidos de compra e renovação de contratos.

Classificação de categorias de compras

O ChatGPT pode classificar categorias de compras, identificando rapidamente em quais pontos as despesas estão sendo geradas e o que está sendo comprado. Isso permite uma melhor gestão de despesas e otimização do orçamento.

eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

Otimização de negociações

A IA do ChatGPT pode ajudar as equipes de compras a identificarem oportunidades de negociação, além de fornecer sugestões sobre como obter preços mais baixos e melhores condições de pagamento a partir de dados analisados.

Busca de fornecedores e RFx

A IA do ChatGPT pode ajudar na busca de novos fornecedores, incluindo a identificação de fornecedores qualificados e a geração de RFx (Request for Proposal, ou Solicitação de Proposta) automaticamente. 

Por exemplo, a tecnologia pode pesquisar bases de dados e fornecer informações sobre fornecedores que atendem aos critérios específicos da empresa, além de gerar as requisições baseadas na busca.

Gestão de riscos de fornecedores

O ChatGPT pode ajudar a identificar e avaliar riscos associados a fornecedores, incluindo questões financeiras, compliance, segurança, ESG e D&I.

Dica! Não deixe de conferir este episódio do Procurement Hero, podcast da Linkana!

Por que o futuro de procurement envolve o uso da Inteligência Artificial?

O futuro de procurement envolve o uso da Inteligência Artificial porque traz diversos benefícios para essa área, tais como:

  • aumento do potencial do time de compras e procurement na identificação de novas oportunidades de negociação com fornecedores;
  • contribuição para tomadas de decisões baseadas em dados; 
  • promoção de melhora contínua no fluxo operacional dessa área;
  • automatização de tarefas e processos repetitivos, tirando-os da execução manual;
  • aumento da produtividade dos profissionais;
  • identificação mais rápida de novos mercados e/ou fornecedores;

Mesmo com todas essas vantagens, que já podem ser obtidas,  todos os exemplos que demos até agora, com certeza, são só “a ponta do iceberg”. 

Esse é tido como o futuro de procurement porque coisa nova ainda está pode vir, principalmente no que se refere a melhorias da linguagem e aplicações comerciais com essa tecnologia, nesse setor

Você acredita no potencial de tecnologias como a IA do ChatGPT, ou ainda é cético para esse tipo de aplicação? Precisa de mais informações para responder essa pergunta? Então confira abaixo outros artigos do blog da Linkana falam sobre o tema:

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Usamos tecnologias como Machine Learning, armazenamento em nuvem e Inteligência Artificial para resolver as principais falhas em procurement — a exemplo da falta de uma base de dados de fornecedores compartilhadas, solução que você só encontra no nosso sistema.

Para entender melhor tudo o que temos a oferecer para sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Artigos Populares

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!