Compras

Compras

Compras

Tendências de procurement para 2024: veja as 3 principais!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

19 de fevereiro de 2024

19 de fevereiro de 2024

19 de fevereiro de 2024

As tendências de procurement para 2024 trazem conceitos e novidades como o fato de os ERPs tradicionais de compras não terem mais futuro, o uso mais extensivo da Inteligência Artificial Generativa e a possível chegada das carteiras digitais em sistemas de compras.

A primeira expectativa, inclusive, foi citada no livro “How to Hack Your Supply Chain”, de 2023, da Dr. Elouise Epstein, no qual ela cita: "O ERP está morto; pare de esperar por sua evolução'’.

Do ponto de vista da especialista, o setor precisa de soluções capazes de interagir com o usuário do sistema e receber diferentes dados para facilitar o dia a dia dos profissionais — recurso que, atualmente, ainda não é entregue pelos e-procurement que já estão no mercado.

Será que essa, e as demais tendências que citamos, realmente se confirmarão este ano? Siga agora a leitura deste artigo e veja o que esperar para procurement em 2024!

As 3 principais tendências de procurement para 2024

A lista de tendências de procurement para 2024 é formada por:

  1. nova geração de ERPs de compras;

  2. Inteligência Artificial Generativa (Gen-IA);

  3. carteiras digitais.

1. Nova geração de ERPs de compras

Há tempos já é notado pelos profissionais de compras e procurement que é preciso construir um novo modelo de sistema para atender essa área. 

Inicialmente, a ideia era formar um grande ecossistema de softwares, no qual os e-procurements tradicionais seriam posicionados no centro e, ao redor dele, diversas soluções de nicho, a exemplo do sistema da Linkana.

Todavia, focar em usar um único sistema leva a soluções superficiais, engessadas, e que não têm potencial para atender compradores, fornecedores e requisitantes de compras em longo prazo.

Por esse motivo, uma das tendências de procurement para 2024 é a substituição de ERPs tradicionais por sistemas tidos como "orquestradores de processos", como estão sendo chamados por Epstein.

Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, esses recursos devem interagir com os usuários de uma forma mais pontual e também receber dados que, entre outras aplicações, ajudem em suas tomadas de decisão.

Inclusive, durante a DPW 2023, Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, percebeu que as soluções com mais destaque estavam presentes na categoria “Procurement Process Orchestration”, sendo tratadas como a tecnologia que realmente fará essa área funcionar.

Dica! Aproveite e veja como foi a participação de Leo Cavalcanti nesse evento.

2. Inteligência Artificial Generativa (Gen-IA)

Outra das tendências de procurement para este ano é o uso da Inteligência Artificial Generativa para a viabilização dos sistemas que acabamos de descrever. 

A IA Generativa, ou Gen-IA, é uma tecnologia capaz de aprender e criar conteúdos novos, a exemplo de textos, imagens, vídeos, áudios, entre outros. 

Ela também pode ser usada para embasar o desenvolvimento de novos produtos e serviços a partir de aprendizados anteriores, otimizar processos, e muito mais.

Em procurement, a Inteligência Artificial Generativa seria usada para modificar a arquitetura dos sistemas, preenchendo lacunas e resolvendo problemas que outras tecnologias, como Big Data, mobile e cloud, até hoje, não conseguiram.

Basicamente, a Gen-IA seria a base para a construção de uma solução de procurement capaz de interagir de forma mais precisa e presente com os usuários

A exemplo do que já acontece com o uso do ChatGPT, a IA Generativa em softwares de procurement aumentaria a produtividade dos profissionais, bem como facilitaria a comunicação entre os sistemas necessários no dia a dia dessa área.

Por ser uma das tendências de procurement para 2024, ainda é difícil afirmar como esse sistema funcionaria. 

Porém, é possível imaginar que haveria a interação com um modelo de robô com linguagem natural, capaz de automatizar as mais variadas tarefas, a exemplo de preenchimento de formulários, acompanhamento de processo de compras, entre outras.

3. Carteiras digitais

Em um primeiro momento pode parecer estranho ter carteiras digitais na lista de tendências de procurement para 2024. Entretanto, ao entender o conceito, ficará mais claro como pode ser essa aplicação.

Essa expectativa também vem do livro da Dr. Elouise Epstein que citamos logo na abertura deste artigo. Seu ponto de vista é baseado em um dos princípios da Web 3.0, o qual entende que as pessoas são donas dos seus próprios dados.

Trazendo isso para procurement, o uso das carteiras digitais seria aplicada na gestão de dados de terceiros, no qual os fornecedores teriam todas suas informações centralizadas em um único local e compartilharia com quem considerasse adequado, a qualquer tempo.

Os softwares de procurement, por sua vez, deverão ter a capacidade de receber ou exportar esses dados com facilidade e segurança, assim como acontece atualmente no sistema bancário com o Open Finance.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Prepara-se para as novas perspectivas para a gestão de compras!

O objetivo da Linkana é estar entre os sistemas orquestradores de processos. Por isso, somos o SRM do futuro. 

Com a nossa solução você economiza tempo na homologação de fornecedores, e automatiza e integra aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.

A Linkana já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Ambev, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.

Somos uma empresa Scale-up Endeavor e investida pela Y Combinator (W20), Latitud e Plug N Play. Também já fomos citados em rankings como o 100 Startups to Watch, 100 Open Startups e Top 500 Latka Fastest Growing SaaS Companies.

Para conferir tudo o que oferecemos para a sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement