Governança

Governança

Governança

Conheça os 4 pilares da governança corporativa adotados por multinacionais e quais seus benefícios

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 17, 2021

November 17, 2021

November 17, 2021

A governança corporativa exige tempo, dedicação e compromisso de toda a organização para que a empresa se transforme em um ambiente justo e transparente, onde todos entendam suas atribuições e se responsabilizem por suas ações.

É com os quatro pilares da governança corporativa que problemas como corrupção, má administração e desperdício poderão ser extintos, abrindo espaço para um desempenho empresarial sustentável e sólido. 

Mas quais são esses pilares da governança corporativa que garantem esse aprimoramento da rotina e dos processos corporativos? Continue a leitura e descubra!

Quais são os princípios de governança corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), os princípios de governança corporativa, que também podem ser chamados de pilares da governança corporativa, podem ser resumidos em 4 tópicos: 

  • Transparência (Transparency);

  • Equidade (Fairness);

  • Prestação de Contas (Accountability);

  • Responsabilidade Corporativa (Independent assurance/responsibility).

Esses quatro pilares são um ótimo resumo do conceito de governança corporativa, nome dado ao conjunto de práticas aplicadas na rotina organizacional a fim de alinhar as normas e leis do mercado com as metas e expectativas de uma empresa.

Ademais, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a governança corporativa ajuda a alinhar os interesses e objetivos dos stakeholders para tornar menos turbulenta as relações internas e externas da organização.

Esse, inclusive, é um dos maiores desafios atualmente nas organizações. Não só conquistar espaços positivos na preferência dos investidores e da opinião pública, com a governança também é possível ter mais garantia da continuidade dos negócios.

Quais empresas utilizam a governança corporativa?

Empresas como Natura, Ambev, Grupo Boticário, Bradesco e Magazine Luiza colocaram um olhar tão aprofundado e sério na governança corporativa que conquistaram as 5 primeiras colocações em um ranking da consultoria espanhola Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa).

Na pesquisa foram analisados os 4 pilares de governança, além de serem feitas entrevistas com stakeholders e gestores das organizações. Confira as 10 empresas melhor avaliadas em governança:

1º lugar - Natura

2º lugar - Ambev

3º lugar - Grupo Boticário

4º lugar - Bradesco

5º lugar - Magazine Luiza

6º lugar - Itaú Unibanco

7º lugar - Avon

8º lugar - Nestlé

9º lugar - Coca-Cola

10º lugar - Google

Como os 4 pilares da governança corporativa influenciam a rotina corporativa?

Com o conceito de governança corporativa melhor explanado, será mais fácil entender como esses 4 pilares atuarão dentro da organização. Vamos conhecê-los mais a fundo?

1º pilar da governança corporativa: transparência (transparency)

Quando falamos de governança corporativa, esse pilar é o que provavelmente já fará parte dos processos da sua organização.  

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a transparência é o “desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos”.

Ou seja, ser transparente não é apenas informar aos stakeholders dados financeiros, mas sim todas informações relevantes. Desde decisões de impacto até a lista de fornecedores, tudo deve estar disponível e de fácil acesso às partes interessadas.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

2º pilar da governança corporativa: equidade (fairness)

As brigas de poder dentro das organizações não só resultam em problemas financeiros e reputacionais, como também desestabilizam a organização e criam um ambiente de trabalho hostil e incerto.

É nesse problema que a equidade entra em ação dentro da governança corporativa. Segundo a IBGC, ela pode ser explicada como o “tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas”.

3º pilar da governança corporativa: prestação de contas (accountability)

Da mesma maneira que todo colaborador deve prestar contas para os seus coordenadores sobre suas produções e rotina, todos os envolvidos na governança corporativa devem assumir sua atuação dentro da organização.

“...prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis”, reforça a definição do IBGC.

4º pilar da governança corporativa: responsabilidade corporativa (independent assurance/responsibility)

Não é porque deixamos esse pilar da governança corporativa por último que ele é de menor importância na rotina organizacional. 

Na responsabilidade corporativa, nosso olhar se volta para a “viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos”.

Quais os benefícios da governança corporativa?

Durante a leitura já foi possível encontrar uma série de benefícios da governança corporativa. Mas também trouxemos alguns pontos adicionais para lhe ajudar a compreender ainda mais a relevância desse sistema. São eles:

  • Criação de um planejamento estratégico mais organizado e melhor elaborado;

  • Consolidação da reputação corporativa diante os colaboradores, fornecedores e investidores;

  • Geração de novas oportunidades de investimentos e negócios;

  • Redução nas falhas e fraudes corporativas;

  • Maior eficiência nos processos internos;

  • Descentralização da gestão;

  • Melhor relação com investidores e stakeholders.

Não deixe de investir nos pilares da governança corporativa

Se a sua corporação se preocupa com pontos como credibilidade e longevidade, os pilares da governança corporativa devem se tornar “regras” dos processos organizacionais. Com eles, a gestão se torna mais transparente, os rendimentos ficam mais seguros e os stakeholders melhor adequam suas expectativas as da organização.

E para conquistar todos esses benefícios, existem softwares que podem ajudar. Um software de homologação de fornecedores automatizado, como a Linkana, pode te ajudar muito a concretizar boas práticas de governança, riscos e compliance, além de integrar processos e aumentar a transparência interna da sua empresa.

O software da Linkana automatiza todo o processo de homologação e gestão de fornecedores, mitigando riscos operacionais e reputacionais de maneira simples e eficiente, agregando segurança e eficiência à sua gestão e protegendo a sua reputação.

Quer entender mais sobre como a Linkana pode apoiar a governança corporativa da sua empresa? Fale com um de nossos especialistas!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market