Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Afinal, qual é a melhor solução de onboarding de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 12, 2024

June 12, 2024

June 12, 2024

A melhor solução de onboarding de fornecedores não é um S2P (Source-to-Pay), mas, sim, uma ferramenta com funcionalidades que comportam, facilitam e otimizam toda a complexidade de um processo de homologação de fornecedores, como o sistema da Linkana.

Apesar de funcional, um S2P é limitado em diversos pontos. Por exemplo, esse tipo de solução costuma não ter automação para a coleta de dados públicos, funcionalidade essencial para o cadastro e a homologação de empresas fornecedoras.

Por outro lado, se seu time de compras e procurement usar um recurso mais completo, ganha tempo na realização das atividades, reduz erros, gerencia melhor os riscos, e chega aos fornecedores qualificados mais rapidamente.

Se são esses resultados que você busca para o seu negócio, descubra agora todos os motivos pelos quais um S2P não é a melhor solução de onboarding de fornecedores.

Como funciona o processo de onboarding de fornecedores?

A integração de empresas fornecedoras acontece a partir de dois processos distintos: o cadastro e a homologação. 

O cadastro de fornecedores é a etapa que reúne todos os dados e informações desse possível parceiro comercial. É essencial para avaliar se a empresa tem as competências, habilidades e qualidades necessárias para suprir a demanda de abastecimento do seu negócio.

Relativamente, essa primeira parte do onboarding de fornecedores é simples, pois requer somente o registro das informações básicas para identificar a empresa, tais como CNPJ, nome, endereço, produtos e/ou serviços que comercializa, entre outros.

Já a homologação de fornecedores é a etapa seguinte, e também a mais complexa, pois envolve várias fases, análises e variáveis.

Para você visualizar melhor esse cenário, alguns exemplos de atividades que compõem essa etapa, são:

  • avaliação dos requisitos técnicos dos produtos e/ou serviços;

  • valor, formas, condições e fluxo de pagamento;

  • confirmação de compliance;

  • entre vários outros.

Todas fazem parte da gestão de fornecedores e, como você já deve saber, demandam tempo para serem finalizadas.

Qualquer erro pode comprometer a parceria, os resultados esperados com a compra dos insumos ou contratação dos serviços e, consequentemente, o retorno financeiro da sua empresa. Isso sem falar dos riscos jurídicos, reputacionais, ambientais, sociais, entre outros. 

Por esses motivos, a automação de onboarding de fornecedores é tão importante, e fazê-la com um S2P não é o ideal.

Dica de leitura: "Como automatizar a homologação de fornecedores? 3 passos!"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que não fazer onboarding de fornecedores em solução S2P?

A melhor solução de onboarding de fornecedores não é um S2P devido às limitações desse tipo de sistema. Essa solução pode ser ótima para a fase de cadastro de empresas fornecedoras. Entretanto, conta com poucas funcionalidades voltadas para a etapa de homologação.

Para essa percepção ficar mais clara, veja o que um Source-to-Pay não faz pela sua empresa quando o objetivo é melhorar a gestão de fornecedores:

  • não é flexível para criar conectores ou integrações que permitem orquestrar processos de homologação em ferramentas externas, tais como bases de compliance internacional ou soluções técnicas especializadas;

  • é bastante engessado quando a meta é a criação e a manutenção de critérios específicos de homologação por requisitos, a exemplo do tipo de fornecedor, da commodity ou da compra;

  • tem consideráveis limitações no que se refere ao gerenciamento de múltiplos processos de homologação ao mesmo tempo, principalmente quando a empresa compradora precisa administrar a homologação desses parceiros comerciais por commodity, e não por tipo de fornecedor;

  • costuma não responder bem a processos de sincronização de mudanças na política de homologação de fornecedores já homologados;

  • falta recursos suficientes para orquestrar fluxos de aprovação que envolvem diferentes áreas da empresa, ou mesmo múltiplos usuários que precisam participar do processo homologação de fornecedores;

  • entrega uma experiência de usuário pouco satisfatória para o fornecedor, que acaba tendo muito mais trabalho para enviar e atualizar as informações da empresa na etapa de homologação.

Por todas essas razões, a melhor solução de onboarding de fornecedores é uma ferramenta mais completa, com diversas funcionalidades de automação e homologação, como a Linkana.

Por que a Linkana é a melhor solução de onboarding de fornecedores?

A Linkana é o SRM do futuro. Economize tempo na homologação de fornecedores automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.

Em comparação a outras soluções disponíveis no mercado, a Linkana se destaca por ser a única que é:

  • MODERNA → Utilize uma ferramenta de qualidade e que realmente funciona. A Linkana foi feita para seus fornecedores e gestores, com automações em todo o processo e uma experiência de usuário incomparável com a que você vê em nossos concorrentes.

  • SIMPLES → Configure e atualize sua política de homologação e cadastro de maneira flexível e prática, utilizando informações e fluxos de aprovações de acordo com as melhores práticas de mercado.

  • INTEGRADA →  Temos conectores para fontes internas e serviços externos, além de integrarmos com o ERP ou S2P para que as informações estejam sempre disponíveis em tempo real para seus compradores e requisitantes.

  • NACIONAL →  Oferecemos nativamente e de maneira gratuita uma série de consultas automáticas a bases públicas, listas restritivas e certidões relativas às informações mais exigidas em processos de cadastro e homologação em empresas no Brasil.

Nosso sistema já é utilizado pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez, e muitos outros!

Faça como eles. Leve a melhor solução de onboarding de fornecedores para a sua empresa. 

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market