Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores para a siderurgia: como superar os desafios?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 19, 2022

October 19, 2022

October 19, 2022

A gestão de fornecedores para a siderurgia se refere uma cadeia que vai desde a extração e aquisição de matéria-prima, até a entrega do produto pronto para o consumidor final, seja ele pessoa física ou jurídica.

Nesse trajeto, estão inseridas todas as operações de troca entre empresas, incluindo as de informação e as logísticas, e também a oferta e entrega de produtos e/ou serviços necessários para a continuidade de fluxo de trabalho sem interrupções de uma companhia desse segmento.

Para entender melhor essa sequência, é importante destacarmos que a siderurgia é um ramo da indústria metalúrgica responsável pela produção de ferro e aço.

O aço, no caso, é fabricado a partir do minério de ferro, do cal e do carvão, sendo resultado de uma transformação que é feita em quatro etapas, que são a preparação da carga, a redução, o refino e a laminação.

Trazendo essa característica para a cadeia de suprimentos, fica mais evidente  a necessidade de contar com provedores confiáveis e qualificados para a entrega de insumos base, materiais, produtos e serviços que contribuam para o andamento fluido das operações dessas companhias.

Justamente para chegar a resultados satisfatórios nesse cenário é que se faz tão importante a realização de uma gestão de fornecedores para a siderurgia realmente eficiente, focada em sustentabilidade, aprimoramento de processos logísticos e adoção de novas tecnologias.

É sobre isso e os desafios desse gerenciamento que falaremos agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira.

Os principais obstáculos da gestão de fornecedores para a siderurgia

Para realizar uma boa gestão de fornecedores para a siderurgia, há alguns obstáculos que precisam ser superados. Entre os que mais se destacam estão:

  • mitigação de impactos ambientais;


  • aprimoramento do processo logístico;


  • implementação de novas tecnologias.


Mitigação de impactos ambientais

Segundo previsão do Instituto Aço Brasil, divulgada no site Diário do Comércio, o consumo nacional de aço deve dobrar nos próximos 10 anos. A média brasileira está estimada para 250 quilos por habitante — hoje a média é de 125 quilos por habitante.

Ainda que a produção desse insumo esteja em considerável crescimento, e o fato do aço ser um material 100% reciclável, é preciso buscar por fornecedores sustentáveis, especialmente considerando que esse bem é um dos que mais geram impacto no que se refere à emissão de dióxido de carbono durante a sua produção.

Somado a isso, ainda há a dependência dos combustíveis fósseis como matéria-prima, com destaque para o carvão mineral.  

Uma maneira de reduzir esse impacto é procurar por provedores que trabalham com processos de produção ecologicamente corretos, que gerem o mínimo de resíduos possíveis e danos à natureza e à população ao redor.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Aprimoramento do processo logístico

O outro desafio a ser considerado pelo time de gestão de fornecedores para a siderurgia é o processo logístico que será adotado pela empresa.

Sobre isso, é preciso ressaltar que esse setor é o responsável pelo abastecimento de diversos outros, sendo que alguns exemplos são o da construção civil, da indústria automobilística, da indústria aeroespacial, a indústria naval, setor de medicina, produção e distribuição de energia elétrica, entre outros.

Porém, para atuar como uma fornecedora, as empresas do mercado siderúrgico também precisam de fornecedores, e um deles pode ser voltado para questões logísticas.

Esse é um tipo de terceirização que pode ser bastante benéfico para o negócio, como a possibilidade de reduzir custos operacionais e de ter uma frota de veículos diversificada.

Entretanto, ao optar por uma logística externa, é preciso se atentar para pontos como:

  • quais modais são oferecidos pelo terceiro e se esses são compatíveis com o que a empresa precisa transportar;


  • cumprimento de prazos de entrega, a fim de não comprometer o fluxo da cadeia de suprimentos da companhia;



  • análise da reputação do terceiro no mercado, para não vincular a marca da siderúrgica a uma empresa com imagem comprometida junto ao público e potenciais investidores.


Sobre esse último tópico, não deixe de ler este artigo: "Gestão de reputação: o que é, qual sua importância e como aplicar"

Implementação de novas tecnologias

O uso de tecnologias inovadoras coloca as empresas siderúrgicas no conceito denominado como "indústria 4.0", que se refere à automação industrial e utilização de diferentes soluções para a obtenção de processos mais precisos, dinâmicos e eficientes.

Algumas das tecnologias que fazem parte desse cenário são a Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT), a robótica e a computação em nuvem.

Para obter recursos como esses, a gestão de fornecedores para a siderurgia deve buscar por empresas que forneçam softwares voltados para as suas atividades, com tecnologias como essas que citamos.

Não deixe de ler este artigo: "Conheça 6 das principais tecnologias utilizadas na cadeia de suprimentos"


O que fazer para ter uma gestão de fornecedores para a siderurgia mais eficiente?

E já que estamos falando de tecnologias que colocam uma empresa siderúrgica na era da indústria 4.0, por que não usar um software de gestão de fornecedores baseado em Inteligência Artificial?

A Linkana conta com essa tecnologia, é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

A CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, é uma das empresas clientes da Linkana e conseguiu reduzir de 30 para 6 dias o tempo de homologação de fornecedores com o nosso sistema.

Entre os diferenciais dessa solução estão:

  • Perfis de fornecedores certificados O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • Base de dados viva e unificada → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • Fundação de dados integrada → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.



Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como ter a solução da Linkana na sua empresa.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market