Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores na indústria farmacêutica: como solucionar obstáculos?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 25, 2022

September 25, 2022

September 25, 2022

Um dos motivos principais pelos quais é tão importante fazer uma boa gestão de fornecedores na indústria farmacêutica é que esse setor é o responsável por realizar pesquisas, o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de medicamentos tanto para humanos quanto para animais.

Ou seja, é o segmento que garante o abastecimento de farmácias, hospitais, clínicas, postos de saúde, entre outros, com remédios e insumos que ajudarão a promover a saúde de modo geral.

Na prática, isso significa que qualquer obstáculo em indústrias farmacêuticas que possa impactar o fluxo de trabalho afetará toda a cadeia que vem após elas. Aqui, estamos falando desde o fornecimento de itens básicos como algodão e gazes, indo até itens necessários para realização de cirurgias, como os medicamentos anestésicos.

O fato é que, para atender a toda essa demanda, as companhias farmacêuticas também precisam de fornecedores, por exemplo, para obtenção de matéria-prima ou para a terceirização do setor logístico da companhia.

Identificar aqueles que realmente são qualificados, que atendem às normas pertinentes a esse mercado e que cumprem os prazos estabelecidos, são alguns dos desafios que precisam ser enfrentados para a conquista de uma boa gestão de fornecedores na indústria farmacêutica.

Mas além desses, questões como garantia de qualidade dos insumos e produção sustentável também entram nessa lista. 

A pergunta que fica é: como resolver esses entraves e montar um bom grupo de provedores para uma empresa do ramo farmacêutico? A resposta para essa pergunta você confere agora, neste artigo!

4 pontos que impactam na gestão de fornecedores na indústria farmacêutica

Dados da IQVIA, multinacional americana que atende as indústrias combinadas de tecnologia da informação em saúde e pesquisa clínica, citados em uma matéria da Revista da Farmácia, revelaram que o mercado farmacêutico brasileiro faturou R$ 152,1 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 10,8% em comparação ao ano anterior.

Esses números ajudam a visualizar o tamanho desse segmento no nosso país, o qual tem a sua cadeia produtiva dividida em quatro etapas principais: fabricação, distribuição, comercialização e importação. Todas elas, de alguma forma, precisam de bons fornecedores.

Pensando desse modo e considerando um cenário geral, pertinentes a todas as fases que acabamos de citar, os desafios mais comuns que precisam ser enfrentados para a obtenção de uma gestão de fornecedores na indústria farmacêutica realmente eficiente são:

  • garantia de qualidade dos insumos

  • produção sustentável

  • atendimento às regulamentações

  • logística


Garantia de qualidade dos insumos

A base para a fabricação de medicamentos precisa ser de extrema qualidade para que esses produtos também sejam. Isso significa que a garantia de qualidade dos insumos é algo inquestionável na gestão de fornecedores na indústria farmacêutica.

Fornecedores certificados têm muito mais chances de atender a esse critério, a exemplo dos que têm a certificação ISO 9001. Isso significa que há o atendimento de normas e diretrizes que visam à melhoria dos seus processos, aumentando a eficiência do que é entregue para os clientes contratantes.  

Produção sustentável

A produção sustentável de medicamentos está em total conformidade com o atendimento de boas práticas de ESG

Por conta disso, se atentar para firmar parceria com fornecedores que seguem essa mesma linha de atuação é uma forma de contribuir para a promoção da sustentabilidade de toda a cadeia de sistema de saúde.

Somado a isso, quando uma empresa contrata parceiros que se preocupam com o impacto ambiental, social e de governança que causam, a sua imagem perante outros fornecedores, investidores e clientes melhora, visto que a marca estará atrelada a outra que preza por esses significativos valores. 


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Atendimento às regulamentações

O atendimento aos padrões de qualidade estabelecidos pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é outro importante desafio do ramo farmacêutico. Manipulação adequada de produtos perecíveis e identificação correta de medicamentos controlados são apenas alguns exemplos dessas exigências.

Nesse cenário, a confirmação de que os fornecedores estão em compliance com as normas dos órgãos reguladores é fundamental. A melhor forma de fazer isso é realizando uma análise criteriosa dos documentos apresentados no processo de homologação.

Não deixe de ler este artigo: "Descubra problemas de Compliance em fornecedores que podem afetar sua empresa"

Logística

Logística é sempre um ponto crítico nos mais variados segmentos. Porém, no ramo farmacêutico, esse processo requer ainda mais atenção devido à complexidade do setor e da quantidade de agentes envolvidos.

A garantia de que os insumos chegarão no prazo para a fabricação dos medicamentos, bem como que esses produtos quando prontos sejam entregues na data prevista às empresas da área de saúde (tais como hospitais e farmácias) faz toda a diferença para essa cadeia.

O desafio da gestão de fornecedores na indústria farmacêutica quanto a isso é encontrar provedores que tenham capacidade produtiva para atender a alta demanda que comumente caracteriza esse segmento. Isso inclui mão de obra qualificada e meios de transportes adequados e compatíveis com as determinações dos órgãos regulamentadores.


Como um software de gestão de fornecedores ajuda esse segmento?

Um software de gestão de fornecedores, como o Linkana, ajuda a indústria farmacêutica por diversos motivos. Isso acontece porque a base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Dessa forma, é gerado muito mais valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Entre os diferenciais do Linkana estão:

  • perfis de fornecedores certificados: o Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • base de dados viva e unificada: devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • fundação de dados integrada: impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

A Johnson & Johnson, uma das maiores empresas de saúde do mundo, é uma das histórias de sucesso da Linkana. Para revolucionar também a sua gestão de fornecedores para a indústria farmacêutica, preencha agora mesmo o formulário abaixo:


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market