Resources

Compras

Compras

Compras

Vale a pena investir em digitalização da cadeia de suprimentos?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 4, 2022

November 4, 2022

November 4, 2022

A digitalização da cadeia de suprimentos é um processo que usa a tecnologia para interligar os processos e as informações que transitam nesse ecossistema

Em outras palavras, é possível dizer que a ideia por trás dessa forma de atuação é viabilizar a integração de todo o fluxo de planejamento e produção de supply chain por meio da utilização de recursos tecnológicos.

Com isso, as empresas controlam melhor todas as etapas da sua cadeia de suprimentos. Além disso, gerenciam de forma mais precisa o estoque, realizam um rastreamento mais eficaz e aprimoram a solução de problemas posteriores à entrega ou ao recebimento de insumos e serviços, entre outros benefícios.

De acordo com o relatório "Ecossistemas de Cadeias de Suprimentos conectadas e autônomas 2025", da PwC, "a chave do sucesso está na transformação para um ecossistema de cadeia de suprimentos mais conectado e autoorquestrado".

Ainda segundo o estudo, as companhias que trabalham para a digitalização da cadeia de suprimentos têm a chance de antecipar oportunidades de maneira mais rápida, bem como de se prepararem melhor para enfrentar riscos e desafios antes mesmo que eles aconteçam.

Financeiramente, essa abordagem também é bastante vantajosa. De acordo com a PwC, houve um aumento de 8% de receita dos negócios que digitalizaram o setor e as atividades do setor de supply chain. Os custos operacionais também foram reduzidos em pouco mais de 7%.

Ou seja, apenas com esses dados já é possível ver que se trata de uma estratégia bastante benéfica para as empresas. Mas como torná-la uma realidade no seu negócio? 

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira!

Por que fazer a digitalização da cadeia de suprimentos?

A digitalização da cadeia de suprimentos consiste em lançar mão da tecnologia para interligar todo o fluxo que contempla esse sistema. Um dos objetivos dessa abordagem é criar uma sequência de processos de supply chain mais dinâmico, preciso e otimizado em toda a cadeia.

Entre os retornos que podem ser colhidos com essa digitalização estão o aumento da transparência e da agilidade das etapas, e a capacidade de preparar melhor o negócio para possíveis variáveis que podem surgir, a exemplo de escassez de matéria-prima, indisponibilidade de recursos, modificação no fluxo de pedidos, entre outros.

Problemas como esses puderam ser observados não há muito tempo, quando a pandemia mudou a cadeia de suprimentos das companhias, gerando a necessidade de adaptações inesperadas e urgentes. Nesse cenário, aquelas que já usavam soluções tecnológicas conseguiram se adaptar melhor e em menos tempo.

Quanto a isso, o relatório da PwC que citamos mostrou que a maioria das empresas brasileiras entrevistadas apresenta nível de médio a alto de maturidade no que se refere à integração de suas cadeias de suprimento — 36% um ecossistema de supply chain arranjado de ponta a ponta.

Outros fatores que confirmam a importância da digitalização

Outro ponto que reforça a importância da digitalização da cadeia de suprimentos é a quebra de barreiras de colaboração entre os envolvidos nesse ecossistema e, até mesmo, entre os profissionais da empresa.

Com processos digitalizados, o acesso a informações e dados que impactam na rotina da supply chain se torna muito mais dinâmico, dispensando a liberação manual de um agente responsável. Isso evita entraves que podem impactar negativamente a rede de abastecimento da companhia.

Somado a isso, facilita a interação com um alto volume de fornecedores, centros de distribuição, entre outros players.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

11 vantagens da digitalização da cadeia de suprimentos

Já com essas explicações é possível ter uma boa ideia do quanto digitalizar a cadeia de suprimentos da sua empresa pode ser vantajoso, concorda?

Se listarmos os principais benefícios que podem ser obtidos com esse modo de trabalho, temos os seguintes destaques:

  1. redução dos custos operacionais;


  1. potencial de aumento da receita;


  1. ampliação da colaboração externa;


  1. melhora da integração interna;


  1. aumento da eficiência funcional;


  1. obtenção de mais transparência;


  1. menos desperdício e mais sustentabilidade;


  1. conquista de um fluxo logístico mais inteligente;


  1. gestão de risco mais eficaz;


  1. aumento da produtividade dos colaboradores;


  1. elevação do nível de satisfação do cliente final


Como fazer a digitalização da cadeia de suprimentos?

Achou tudo isso interessante e quer saber como digitalizar a cadeia de suprimentos do seu negócio? Algumas das boas práticas que você pode adotar para isso são:



  • fazer um levantamento preciso e aprofundado de todos os seus processos, a fim de verificar quais podem ser suprimidos, quais precisam ser ajustados e quais podem ser integrados;


  • ter uma visão holística do setor, buscando estabelecer uma relação entre as soluções que já são utilizadas pela empresa, procurando meios de integrá-las;


  • estabelecer uma conexão segura entre os dados gerados e compartilhados;


  • identificar ferramentas que fomentem a colaboração e a comunicação entre membros de equipe e fornecedores.


Quais as melhores soluções para digitalização da cadeia de suprimentos?

A Linkana se destaca quando o assunto é digitalizar a cadeia de suprimento das empresas. Um dos principais motivos é que a nossa solução se integra facilmente a diversos outros sistemas, tais como de ERP ou de e-procurement, tais como Coupa, SAP Ariba e Mercado Eletrônico

Essa integração potencializa a sua gestão de fornecedores, aprimorando a experiência de análise de gastos, riscos, onboarding e cadastro.

Somado a isso, os diferenciais da Linkana são:



  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Preencha o formulário abaixo agora mesmo e confira como ter a Linkana na sua empresa!



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market