Resources

Governança

Governança

Governança

O que é o Certificado de Regularidade do FGTS e como consultá-lo?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 28, 2023

June 28, 2023

June 28, 2023

O Certificado de Regularidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um documento que atesta que uma empresa está em dia com o recolhimento desse tributo.

Trazendo esse conceito para a gestão de fornecedores, ele serve para verificar se o negócio que pretende contratar está em compliance com as leis trabalhistas, condição que evita uma série de transtornos para sua companhia.

Isso porque, ao lidar com fornecedores devidamente alinhados com as normas e legislações de trabalho vigentes, você protege sua empresa de diversos riscos, tais como operacionais e de fluxo de abastecimento. 

Quanto a isso, imagine o seguinte cenário: você contratou um fornecedor que não está em dia com o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços dos funcionários. Por conta de uma denúncia, a fiscalização comprova essa falha e o autua, fazendo-o pagar uma multa de valor bastante expressivo.

Essa despesa afeta a dinâmica e a gestão financeira da empresa fornecedora, que deixa de cumprir com estabelecido no contrato firmado entre vocês por conta desse evento.

Consequentemente, seu negócio fica sem o volume de abastecimento necessário, gerando prejuízo nas entregas, no relacionamento com os clientes e, por fim, comprometendo sua imagem e gerando perdas financeiras.

Por razões como essas é que é tão importante saber como consultar o Certificado de Regularidade do FGTS — e é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Siga a leitura e confira agora mesmo!

O que é o Certificado de Regularidade do FGTS?

O Certificado de Regularidade do FGTS, ou apenas CRF FGTS, é o documento que comprova a regularidade de uma empresa quanto ao recolhimento correto do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços dos funcionários.

Explicando de outro modo, trata-se de uma certidão emitida pela Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS, que atesta se uma companhia está ou não em dia como o recolhimento desse tributo.

Aqui, vale destacar que arcar com as despesas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço também atesta a compliance de uma empresa. 

Isso acontece porque essa atividade está diretamente relacionada ao cumprimento de diversas leis, a exemplo da Lei n° 8.036 de 11 de maio de 1990, que dá as diretrizes sobre o FGTS, e da Lei Complementar nº 110/2001, que institui contribuições, autoriza créditos e dá outras providências.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como emitir Certificado de Regularidade do FGTS?

Para emitir o Certificado de Regularidade do FGTS — e, dessa forma, confirmar se o fornecedor que pretende contratar, ou aquele que já está na sua base, está em dia como o pagamento desse tributo —, é preciso recorrer à consulta de CRF FGTS junto à Caixa Econômica Federal.

Uma das maneiras mais simples, rápidas e práticas de fazer isso é utilizando o Consulta CNPJ da Linkana, ferramenta online e totalmente gratuita que viabiliza a consulta e a emissão desse certificado, mas também de vários outros, tais como Consulta do Sintegra, Certidão Negativa de Tributos Federais, cartão CNPJ e muito mais!

Como funciona o Consulta CNPJ da Linkana?

Para emitir o Certificado de Regularidade do FGTS pela solução Consulta CNPJ da Linkana, basta seguir este passo a passo:

1. acesse a página oficial da ferramenta: https://cnpj.linkana.com/

2. na tela inicial, digite o CNPJ ou o nome da empresa que precisa consultar;

tela do sistema da Linkana para consulta de CNPJ

3. no final da página, clique no botão "fazer consulta" em "Certificado de Regularidade do FGTS;

opções de certidões que pode ser consultadas pelo sistema da Linkana

4. o Consulta CNPJ da Linkana direcionará automaticamente, e de maneira totalmente segura, para a página de Consulta Regularidade do Empregador da Caixa Econômica Federal, bastando informar o CNPJ do fornecedor para finalizar a emissão da certidão.

resultado da consulta de regularidade na página da Caixa Econômica Federal

Caso não saiba o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da empresa fornecedora que deseja consultar, confira como descobri-lo lendo o nosso artigo: "Como saber o CNPJ da empresa? Tutorial para ajudá-lo na pesquisa

O que mais somente o sistema da Linkana oferece?

Agora que você sabe como verificar se a empresa tem pendência de FGTS, confira o que mais a Linkana oferece para aprimorar a gestão de fornecedores do seu negócio!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Nossos diferenciais, em comparação a outros softwares de gestão de fornecedores são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Extra! Confira com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, como funciona o Perfil de Fornecedores Certificados!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E

Quais funcionalidades o sistema da Linkana oferece?

A ferramenta Consulta CNPJ é uma solução gratuita que pode ser utilizado por qualquer interessado em fazer consultas tais como:

  • CEIS — Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas;

  • CNEP — Cadastro Nacional de Empresas Punidas;

  • CEPIM — Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas

  • Sintegra — Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

Mas ao contratar o sistema da Linkana, você tem acesso a estas funcionalidades:

Não perca mais tempo! Preencha agora mesmo o formulário abaixo e leve todas as funcionalidades da Linkana para sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market