Compras

Compras

Compras

Data Science Procurement: o que é, qual sua relevância no mercado e como aplicar para aprimorar seu time de compras

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

17 de junho de 2022

17 de junho de 2022

17 de junho de 2022

A equipe de compras é essencial para qualquer projeto de uma empresa, uma vez que ela se torna responsável por organizar custos, administrar a entrega e chegada de produtos e gerenciar relacionamentos na cadeia de suprimentos. Para equilibrar essas tarefas, o setor de compras deve acessar os dados da empresa, o que chamamos de data science procurement, para tomar atitudes mais eficientes.

Tenha em mente que o departamento de compras é constantemente pressionado a entregar resultados satisfatórios, o que sintetiza a busca pelo controle de gastos diretos e indiretos.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte de 2020, os líderes de compras identificaram que analisar os custos da empresa é a prioridade no momento, gerando quase 8 vezes mais foco nessa função ao longo dos dias em relação a outras atividades.

Nesse sentido, a gestão de compras deve ser estratégica de modo a organizar o caixa, evitando interrupções no fornecimento.

Para contornar qualquer problema aparente, a análise de dados ajuda a prever os picos de demandas e todos os aspectos ligados à negociação e ao relacionamento com fornecedores.

Lembre-se de que o cliente atual é mais exigente do que no passado, pois ele tem acesso a grande quantidade de informações que colaboram para comparar produtos, serviços e marcas, por exemplo. Isso o coloca em um patamar de exclusividade, ou pelo menos é a maneira como ele se sente, por isso, não aceita um tratamento genérico.

Para isso, a empresa precisa conhecer detalhadamente os clientes, e um grande volume de dados conexos simplifica a construção de um planejamento estratégico para o setor de compras.

Quer entender mais sobre o assunto? Ao longo deste artigo vamos mostrar 3 formas pelas quais a análise de dados pode capacitar sua equipe de compras. Continue com a gente!

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Qual a relevância do data science e data analytics?

A construção de uma base de dados em compras se divide em dois termos similares: data science e data analytics.

Resumidamente, o data science é um ramo do big data que funciona de maneira ampla, focada em coletar e organizar dados; enquanto o data analytics concentra-se em conectar os dados para aplicar nos problemas existentes no setor de compras.

Em outras palavras, o cientista de dados prevê o futuro, buscando informações baseadas em regras tradicionais por meio dos dados, já o analista retira as informações mais importantes minuciosamente dos mesmos conjuntos de dados.

Ou seja, o cientista faz perguntas para mapear o que irá acontecer adiante, enquanto o analista responde às questões que já estão em jogo, ou seja, encontra-se um passo à frente.

Quais são as vantagens do data analytics em compras?

  • Simplificação de dados complexos: com o data analytics em compras você pode conectar as informações de diferentes fontes de dados para chegar à solução que deseja. Com essa análise, é possível descobrir o perfil do consumidor que adquire determinado produto ou serviço;

  • Geração de insights: o data analytics leva você a ter bons insights, recurso fundamental para gerar bons relacionamentos com fornecedores;

  • Monitoramento de dados em tempo real: aqui existe a possibilidade de compreender o desempenho da empresa em tempo real;

  • Verificação da jornada do fornecedor: com os dados em mãos, é possível analisar o caminho feito pelo fornecedor desde a primeira vez em que ele interagiu com a empresa até a finalização da aquisição do produto ou serviço;

  • Redução de custos: os dados coletados são fonte imprescindível para estabelecer os investimentos necessários para o futuro, como facilita no corte de gastos e no aumento de produtividade das equipes.

Data science procurement: 3 dicas para aprimorar a equipe de compras

1. Remodele o jeito que você conduz a análise de gastos

Se antes os líderes precisavam lidar com vários bancos de dados para consolidar informações e tomar atitudes, hoje eles podem se concentrar nessa análise em um único lugar.

O data science procurement possibilita que o líder em compras reúna dados como variação, unidade de fatura, preço, informações e documentos de fornecedores, riscos e preço de referência em uma única análise. Essa conexão traz oportunidades diretas para reduzir gastos, impactando positivamente no resultado final da empresa.

2. Aumente a precisão em sua previsão de demanda

O departamento de compras preparado para a possibilidade de mudanças nas demandas automaticamente pode se considerar à frente dos concorrentes.

Em contrapartida, os demais não aproveitarão os melhores preços e sobrecarregarão os fornecedores eficientes, que primam por atender os requisitos a curto prazo.

Além disso, as empresas que se preparam para aumentos ou reduções previsíveis e recorrentes garantem maior disponibilidade de estoque, seja na loja física ou online.

Podemos lembrar que durante o pico da pandemia do coronavírus em 2020, diversas empresas precisaram interromper milhões de cadeias de suprimento e se adequar com o novo comportamento do consumidor, que ansiava pela chegada dos produtos em casa de forma mais rápida, uma vez que era limitada a compra física.

Logo, a análise de dados em tempo real facilita para que os gestores realizem ajustes no mesmo dia e priorizem entregas de estoque de acordo com a necessidade do cliente. Portanto, usá-la é benéfico para o setor de compras, como para a empresa de modo geral.

3. Fortaleça sua gestão de relacionamento com fornecedores

A análise de dados pode auxiliar a equipe de compras a fazer avaliações detalhadas de fornecedores, considerando fatores como entrega, qualidade de serviço e custo.

Com isso, as empresas podem encontrar fornecedores mais qualificados, incluindo a consolidação ou mudanças de parceiros.

Por fim, o data science procurement também facilita o gerenciamento de contratos e de descontos.

Como utilizar o data science procurement de forma eficiente?

Para ter uma base de dados completa útil para a organização da sua empresa, a Linkana pode ajudá-lo nessa empreitada.

Somos uma plataforma de gestão de de dados de fornecedores que otimiza decisões de fornecimento com insights ágeis de compra, risco, qualidade e diversidade. Usamos nossos perfis compartilhados de fornecedores e nossos algoritmos inteligentes para aumentar a qualidade da sua base ativa por meio de big data e Inteligência Artificial. 

Além disso, a Linkana é capaz de consultar quaisquer irregularidades no CNPJ, avaliamos a reputação e concluímos se as informações repassadas pela empresa são verídicas.

Preencha o formulário abaixo para conhecer uma maneira inteligente e orientada a dados para se relacionar com seus fornecedores:

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement