Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Controle dos processos logísticos: confira 5 passos para otimizar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

19 de novembro de 2020

19 de novembro de 2020

19 de novembro de 2020

Como a sua empresa enxerga o controle dos processos logísticos? Ela mantém uma gerência estratégica da compra de insumos? Usa dados e informações para aprimorar o armazenamento e transporte dos produtos finais? 

Se a resposta para as perguntas foi não, está na hora de repensar esses processos.

Existem estudos que apontam que os gastos com logística podem chegar a 35% do valor total das vendas. Portanto, pode-se dizer que a forma com que cada empresa estrutura sua cadeia de suprimentos se reflete diretamente em seu percentual de participação no mercado.

Que tal então aprimorar o controle dos processos logísticos para fortalecer sua presença no mercado e reduzir os gastos financeiros e de tempo da sua empresa? Continue a leitura e descubra como!

Qual a importância dos processos logísticos?

Um processo logístico tem como principal objetivo facilitar as relações entre a produção e a movimentação de produtos. A equipe responsável pela parte logística da empresa precisa ter fluxos eficientes de processos se quiser otimizar o seu funcionamento, reduzir custos e fazer entregas rápidas ao consumidor.

É por meio do controle dos processos logísticos que são acompanhados o estoque, o transporte e a estocagem para garantir que as matérias-primas compradas fiquem o mínimo de tempo possível armazenadas e cheguem o mais rápido possível ao cliente final.

Ademais, o controle dos processos logísticos também englobam as informações de entrada e saída de produtos, assim como os gastos de cada uma das etapas, administração de dados dos clientes e fornecedores. 

Como otimizar o controle de processos logísticos? 

Levantamento de insumos e recursos

Você não consegue controlar algo se não sabe exatamente com o que está lidando, não é mesmo?

Por isso, o controle dos processos logísticos não pode começar sem um levantamento detalhado das necessidades de cada área da empresa. A reunião dessas informações é o passo inicial para que você possa transformar insumos em mercadorias que serão entregues aos clientes.

Entender e organizar essa necessidade de insumos e recursos possibilita reduzir os processos redundantes que consomem tempo e dinheiro da empresa sem qualquer tipo de retorno. Ou seja, o detalhamento de informações e uma disponibilização prática ajudam a agilizar os fluxos internos da empresa.

Leia também: Inovação na cadeia de suprimentos: 7 soluções para ficar de olho!

Usar a PEPS no controle dos estoques

Quando se usa a palavra logística, muitas pessoas já imaginam o armazenamento dos produtos. Essa é uma importante etapa da logística e merece ganhar atenção por meio de técnicas como a PEPS.

Conhecida como Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair, esse processo estipula uma sequência lógica para as movimentações do estoque, sejam elas matérias-primas ou mercadorias prontas para entrega.

Grande parte das companhias produzem seus próprios produtos, mas não os comercializam simultaneamente, criando a necessidade dos centros de armazenamento e distribuição.

Essa técnica, de maneira resumida, determina que o primeiro lote entregue ao CD seja o primeiro a ser entregue ao cliente, evitando desperdícios, principalmente quando se fala de produtos perecíveis. Isso também facilita a organização do espaço, diminui o custo operacional e aumenta a eficiência da equipe.

A PEPS inclusive foi abordada com mais detalhes em um vídeo do canal Professor Daniel Santana, que você pode conferir abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=I4twN0-ZFvU

Distribuição e roteirização de produtos

Um erro que muitos cometem ao pensar na distribuição e entrega de produtos é acreditar que ela se restringe apenas ao envio desses produtos aos clientes finais. Porém, existem tecnologias e métodos necessários para criar uma distribuição mais eficiente e sustentável.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

A roteirização é um processo que pode ajudar no controle desses processos.

Por meio de análises estatísticas e levantamento de rotas é definido o melhor itinerário para otimizar as entregas de acordo com dados como o número de caminhões disponíveis, de pedidos realizados e o custo operacional.

As rotas de entregas roteirizadas diminuem as distâncias percorridas, reduzem o tempo e combustível gasto e, portanto, os custos operacionais.

Usar os fornecedores ao seu favor

Os fornecedores aparecem no início da cadeia de produção e podem impactar significativamente qualquer empresa, assim como seus clientes. Por isso, é fundamental conhecer e nutrir um relacionamento com todos os parceiros. 

Com esse contato contínuo, as empresas conseguem trabalhar alinhadas e podem encontrar com mais facilidade uma solução para problemas inesperados que surjam na produção de mercadorias.

Porém, para o comprador conseguir mitigar possíveis riscos e manter a governança de fornecedores atualizada, é importante sempre manter um monitoramento de fornecedores e um Compliance permanente.

Para ajudar as empresas, existem softwares que trabalham com tecnologias como Machine Learning e RPA (Robotic Process Automation) na renovação automática de certidões, consultas e documentos, tornando o processo mais rápido e simples.

Com alertas de inconsistências e irregularidades, também se pode definir critérios de análise e receber notificações sobre os prestadores de serviço monitorados.

Integração dos setores da empresa

Controlar os processos logísticos da empresa é apenas uma das etapas relevantes para o sucesso da empresa, que depende de vários setores trabalhando em conjunto em busca de resultados positivos.

A logística, por exemplo, trabalha muito próxima do setor financeiro e de gestão de estoques. Por que não então integrar esses departamentos para criar objetivos comuns, ligados à cultura organizacional, para que toda a equipe possa direcionar seus esforços para a entrega desses mesmos resultados?

Entendeu como ter mais controle dos processos logísticos?

Nesse texto você pôde ver um pouco sobre a importância que a organização e o controle dos processos logísticos tem dentro de uma empresa, quando são exercitados e aperfeiçoados com frequência. 

Entender com o que a empresa está trabalhando, unir diferentes setores, e usar tecnologias como as de homologação de fornecedores são apenas algumas das maneiras em que é possível para a sua empresa fortalecer a presença no mercado e reduzir gastos financeiros e de tempo.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement