Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

WEConnect: conexão de empresas de mulheres a outros negócios

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 3, 2022

August 3, 2022

August 3, 2022

A WEConnect International é uma rede global que promove a conexão entre empresas de propriedade de mulheres a compradores qualificados em todo o mundo. Essa é a única organização com representatividade no nosso país, e desde 2015 fornece a certificação "Empresa de Mulher", ou "Women-Owned" para companhias brasileiras. 

A sua missão é ajudar para que aconteça o direcionamento correto do dinheiro para as mãos das mulheres empreendedoras, de modo que isso resulte no aumento do potencial competitivo delas no mercado econômico global.

Quanto a isso, vale lembrar que as mulheres são consideradas parte do chamado "grupo minorizado", que contempla também pessoas negras, com deficiência (PcD), membros da comunidade LGBTQIA+, entre outras.

No caso do público feminino, especificamente, o mundo dos negócios ainda é bastante restrito. 

Para se ter uma ideia desse cenário, o relatório “Female Founders Report”, realizado pela empresa Distrito em parceria com a B2 Mamy e Endeavor, revelou que somente 4,7% das startups brasileiras são fundadas exclusivamente por mulheres. No que se refere à cofundação, apenas 5,1% contemplam mulheres no quadro.

Esses percentuais indicam que mais de 90% das startups atuais são fundadas exclusivamente por homens. 

Mas o que tudo isso tem a ver com o seu negócio? Se estivermos falando sobre diversidade de fornecedores na cadeia de compras, muito! 

Apenas como uma visão inicial sobre esse tema, ter uma supply chain diversa pode gerar benefícios como melhora da reputação da empresa e negociações mais lucrativas, comumente decorrentes de contratações de terceiros com valores mais competitivos.

Mas essas não são as únicas vantagens. Para conhecer outras, siga a leitura deste artigo e confira também um pouco mais sobre a WEConnect Internacional e a importância da participação feminina na formação de redes de fornecedores.

O que é a WEConnect International?

A WEConnect International é uma rede mundial de conexão entre empresas de propriedade feminina e compradores qualificados.

Segundo destacado no site da própria organização, o objetivo é colaborar para a formação de um mundo em que as mulheres tenham acesso às mesmas oportunidades geradas e entregues aos homens. 

Com isso, elas têm espaço para criar, desenvolver, e implementar soluções de negócios que gerem prosperidade e riqueza de forma sustentável para a comunidade feminina.

A maneira como a WEConnect International funciona é conectando compradores que são membros da sua comunidade a companhias criadas e dirigidas por mulheres que tenham sede fora dos Estados Unidos.

Para prepará-las para esse nível de atuação, a entidade prepara as empreendedoras, aprimorando suas habilidades e capacidades de gestão de negócio, bem como garante que os potenciais parceiros de negócio sejam devidamente capacitados para lidarem com companhias de propriedade de mulheres.

O que é a certificação Empresa de Mulher (Women-Owned)

A certificação WEConnect é denominada "Empresa de Mulher", em inglês Women-Owned. Consiste em um certificado conferido a um negócio após a avaliação e formalização de que é controlado, gerenciado e de propriedade de uma ou mais mulheres em, pelo menos, 51% da sua estrutura.

Ao obter essa certificação, essas empresas se tornam aptas a fazerem parte das assistidas pela WEConnect e, com isso, têm a conexão facilitada com companhias multinacionais de mais de 100 países. 

Sobre essas grandes organizações, algumas que fazem parte da entidade são IBM, Accenture, Johnson & Johnson e Intel, entre várias outras.





Quais os diferenciais das mulheres no mundo corporativo?

Mas por quais motivos abrir espaço para as mulheres, no que se refere ao mundo corporativo, tem chamado tanto a atenção nos últimos tempos? De acordo com inúmeras pesquisas, as mulheres apresentam desempenhos profissionais diferentes dos homens em diversos aspectos.

Na prática, isso não quer dizer que um grupo atue melhor que o outro, mas, sim, que podem se complementar e gerar resultados ainda mais expressivos.

Uma das pesquisas que podemos usar como exemplo é realizada pela empresa Zenger/Folkman, citada em uma matéria da Harvard Business Review. De acordo com o levantamento, as mulheres receberam pontuações melhores no que se refere a habilidade de liderança.

Esse grupo se destaca em critérios como tomadas de iniciativa, resiliência, autodesenvolvimento, impulso de resultados, integridade, honestidade, entre outros.

Outro estudo que podemos citar aqui sobre isso é o relatório "Women in Business and Management: The Business Case for Change", que na tradução livre pode ser definido como "Mulheres nos negócios e gestão: o caso de negócios para a mudança".

Conforme constatado por essa pesquisa, quanto maior é o número de mulheres em uma organização, especialmente em cargos de liderança, melhores resultados são obtidos.

Não deixe de ler este artigo: "Diversificação de fornecedores: o que é e por que fazer?"

Por que se preocupar com esse tipo de diversidade na rede de fornecedores?

Em um primeiro momento você pode ter tido a impressão que um número maior de mulheres em um negócio, indo da sua fundação aos cargos de liderança, só é benéfico para os resultados da empresa em si. No entanto, é totalmente possível relacionar isso a uma cadeia de fornecedores mais sólida e qualificada.

Por exemplo, usando como base as pesquisas que acabamos de citar, se as gestoras femininas tomam mais iniciativas e contribuem para o alcance de resultados mais expressivos, significa que constroem e comandam empresas mais aptas para atender com precisão seus contratantes.

Aqui, vale lembrar que fechar parceria com um terceiro altamente competente, que cumpra prazos, metas, ofereça produtos e serviços de qualidade, entre outros critérios relacionados, é primordial para a continuidade dos processos e sucesso do seu negócio.

Sobre isso, não se pode esquecer que, entre os pontos que precisam ser avaliados para qualificar um fornecedor estão:


  • capacidade para cumprir contratos;

  • atendimento de regras, diretrizes e leis do mercado de atuação;

  • adoção de boas práticas de ESG;

  • bom custo-benefício.





Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.



De qual maneira a Linkana pode ajudar você nessa diversificação?

Não existe outra forma de avaliar se um potencial fornecedor atende a esses quesitos do que analisando pontualmente as documentações apresentadas. A questão é que realizar essa tarefa manualmente demanda tempo, abre precedente para falhas e vai contra a escalabilidade de um negócio. 

E é justamente neste ponto que a Linkana, software de gestão de fornecedores pode ajudar você!

A promoção da diversificação de fornecedores na sua supply chain pode ser feita de maneira rápida e otimizada por meio de uma análise de spend baseada em critérios benchmark de diversidade como entidades certificadoras e autodeclaração, que é uma das funcionalidades encontradas nessa solução.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e entenda como esse sistema funciona e como pode colaborar para o crescimento da sua empresa!



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market