Compras

Compras

Compras

Quatro efeitos positivos da transformação digital em compras

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 19, 2022

June 19, 2022

June 19, 2022

Muitos conhecem como nova Revolução industrial; outros, como Indústria 4.0, mas o fato é que a tecnologia deu um “boom” nas relações profissionais e têm se tornado primordial para a transformação digital no setor de compras.

No ramo de compras, a digitalização é importante por dois bons motivos: os softwares otimizam a rotina de trabalho dos funcionários, enquanto reduz as chances de erros.

Além do mais, os processos automatizados diminuem a interferência do ser humano nas transações, garantindo maior segurança na entrega de informações.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Consultora Hackett Group, empresa líder em benchmarketing, e divulgada pelo site Mercado Eletrônico, as áreas de compras que usam a tecnologia 4.0 conseguem reduzir os custos em até 17%.

Por outro lado, as companhias que aceitam verdadeiramente a transformação digital, ou seja, mudam o mindset e não somente usam a tecnologia como máquina, diminuem os gastos em até 45% ou mais.

Mesmo assim, muitas empresas passam pelo desafio de incluir a transformação digital no setor de compras. O problema não está diretamente ligado ao orçamento da tecnologia, e, sim, pela falta de engajamento dos colaboradores. 

Isso significa que a ausência de contato com a modernidade por parte da equipe pode gerar desperdício de recursos.

Mas saiba que incluir a tecnologia digital não é um bicho de sete cabelas como parece. Ao longo deste artigo, vamos mostrar como ela pode ser inserida no dia a dia e quais são os principais impactos na rotina do setor de compras. Acompanhe!

Como iniciar a transformação digital em compras?

O principal obstáculo da inclusão da transformação digital é o medo de utilizá-la, fato que acontece com frequência na maioria das empresas. A falta de familiarização, em muitos casos, está atrelada à sensação de que ela substituirá a intervenção humana.

De fato, as transformações digitais já mudam as relações profissionais. Existem casos em que elas se tornam o principal modo operacional, mas entenda que a tecnologia pode complementar a força trabalhista.

Segundo uma pesquisa divulgada pela World Economic Forum, as máquinas farão mais tarefas que os humanos até 2025, porém elas irão criar 58 milhões de novos empregos nos próximos cinco anos.

Isso mostra que a partir do momento em que a transformação digital é percebida como processo natural de evolução, o engajamento tende a aumentar e, consequentemente, os colaboradores irão implementá-la no seu dia a dia.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

4 impactos positivos da transformação digital em compras

1. Automação de processos

Automatizar as tarefas repetitivas é um dos benefícios da transformação digital no setor de compras. Ferramentas específicas possibilitam que funções como análise de formulários, envio de propostas, e outras possam ser aceleradas.

Isso faz com que sua empresa tenha mais lucros, utilizando uma equipe mais enxuta focada em outras ocupações.

2. Inteligência artificial

A inteligência artificial influencia a transformação digital em compras, pois com ela é possível identificar fraudes ligadas aos parceiros, ou seja, consegue verificar quando os fornecedores não cumprem o que foi acordado.

Desse modo, a tecnologia processa informações com mais agilidade e possibilita tomadas de decisões de forma coerente.

3. Análise de dados

A análise de dados (analytics) permite a mensuração e prevenção de possíveis eventos, podendo proporcionar melhores oportunidades ao antecipar demandas. 

No ecommerce a tecnologia funciona da seguinte forma: quando a empresa tende a vender mais, é possível comprar mais matéria-prima. Esse tipo de situação pode ser percebida com a coleta de dados estatísticos.

4. Melhorias internas

Recursos tecnológicos viabilizam respostas mais rápidas e proporcionam o aumento de canais para a efetivação das compras.

Desse modo, aumentam a agilidade e a praticidade, facilitando com que os compradores, na maioria das vezes, stakeholders (colaboradores, gestores, clientes, fornecedores), tenham melhor experiência ao utilizar tecnologias digitais.

Outro ponto é que, embora os funcionários trabalhem de forma remota, isso não minimiza o poder de compra, pois o sistema é propício para atender qualquer tipo de cliente e em qualquer plataforma.

Quais as vantagens da transformação digital em compras?

Veja quais sãos os principais motivos que a sua empresa deveria adotar a transformação digital no setor de compras. Podemos citar:

  • redução de gastos com desperdício de recursos, de estoque;

  • menos burocracia com a contratação de colaboradores;

  • mais agilidade para negociar com fornecedores;

  • redução de problemas logísticos;

  • visão ampla sobre os processos em andamento e planejamentos futuros

Como percebemos, a digitalização traz diversos benefícios, e um deles está focado na proximidade com os fornecedores, fato que solidifica o relacionamento com os parceiros.

Sendo assim, aproveite a transformação digital em compras e invista em fornecedores com mais eficiência e menos burocracia.

A Linkana ajuda sua empresa em todas as etapas do gerenciamento, incluindo a ferramenta de análise automatizada de compliance e diversos recursos interessantes para manter uma cadeia de suprimentos confiável e sempre pronta para atender suas demandas.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market