Resources

Compras

Compras

Compras

Terceirização de compras: o que é e quando recorrer ao parceiro de trabalho

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 19, 2022

June 19, 2022

June 19, 2022

A terceirização de compras é um recurso em ascensão utilizado em diferentes segmentos do mercado brasileiro. Sempre existiu uma tendência voltada para itens de menor valor agregado, mas aos poucos a terceirização ampliou a transação de produtos de maior impacto estratégico.

A terceirização aparenta ser um modelo de trabalho que visa substituir os funcionários contratados da empresa. No entanto, o ideal é identificá-la como uma parceria especializada que irá ajudar nas funções operacionais hoje realizadas por boa parte dos profissionais das empresas.

No sentido de facilitar o serviço da terceirização, tecnologias de e-procurement servem como recurso para automatizar as tarefas, o que proporciona um aumento de produção, além do mais, auxilia para homologação de fornecedores, follow-up, consultorias e sourcing.

Se você ficou curioso e quer descobrir por que vale contratar um serviço de terceirização de compras, saiba que está no lugar certo. Vamos explicar todos os detalhes para você. Tenha uma boa leitura!

O que é terceirização de compras?

Terceirização de compras significa quando uma empresa contrata serviços de compras de uma companhia externa. 

O termo ganhou notoriedade na década de 90 quando as empresas decidiram reduzir seus gastos diários de produção e substituíram por outras de mesmo porte para aplicar funções administrativas às empresas de outros países. Logo, o objetivo é aperfeiçoar a qualidade da empresa e diminuir os custos administrativos.

Na mesma linha surge o termo procurement, que corresponde à amplitude de atividades focadas na compra de bens e serviços de outros fornecedores.

Muitas empresas permitem que a terceirização conclua transações abaixo de um valor específico sem a aprovação do cliente, o que significa confiança nessa relação contratual.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quando recorrer à terceirização de compras?

A terceirização de compras é essencial quando os profissionais qualificados de uma empresa se dedicam mais às aquisições produtos de baixo valor agregado, enquanto deveriam se preocupar com funções mais relevantes.

Outra forma de reduzir os problemas na área de suprimentos e garantir agilidade e qualidade de serviço é adotar um bom marketplace corporativo, que, nesse caso, é buscar novos fornecedores.

A propósito, construir uma relação saudável com os fornecedores atuais é sempre uma boa medida. Assim, é possível conhecer novos produtos, adotar condições de pagamentos diversificados e evitar ao vício dos mesmos parceiros.

Evidentemente, esse é um trabalho que exige mais tempo de execução e de pesquisa da área de compras, mas extremamente necessário em algum momento.

Atualmente uma empresa não precisa se esforçar para comprar produtos de pequeno valor e fazer reparos de rotina. O foco é direcionar os profissionais de compras para obter produtos diretos, relacionados ao core business.

Nesse sentido, a terceirização reconhece a importância dos produtos no mercado, ou seja, sabe quando itens menos estratégicos têm ou não valor para o desempenho competitivo.

Quais são os benefícios da terceirização de compras?

Confira agora as principais vantagens para adquirir o serviço de terceirização de compras.

1. Melhoria de processos

A terceirização promove o aperfeiçoamento de processos, como contar com insights que melhoram o dia a dia das atividades. Essas aquisições podem adaptar procedimentos já utilizados pela empresa e, com isso, abrir novas oportunidades de trabalho.

2. Diminuição do lead time

As equipes terceirizadas irão atuar de forma exclusiva para a compra de produtos. Isso fará com que resolva o problema relacionado ao lead time, isto é, o tempo entre a solicitação e o recebimento de produto que, muitas vezes, demora.

Com essa dedicação, as compras de produtos diretos, que exigem mais atenção, serão priorizadas.

3. Equipes dedicadas

Geralmente a equipe de suprimentos está sobrecarregada porque precisa lidar com questões não tão relevantes para o negócio. Ao mesmo tempo, não se pode ignorar pequenos processos impactantes, como ao follow-up ou a homologação de fornecedores, por exemplo.

Por isso, uma equipe externa pode focar em questões determinantes e deixar que os compradores atuem de forma mais estratégica.

4. Compliance e governança

Por mais que seja benéfica, a terceirização de compras deve atender às expectativas do cliente. Sendo assim, embora sejam compartilhadas, as tarefas devem ser facilmente acessadas pelo gestor da empresa.

Isso demonstra não somente a visão ampla da empresa, como garante que a prestadora de serviços cumpra suas funções de forma respeitosa, atendendo às expectativas e normas da empresa.

Quais os cuidados que devem ser tomados na terceirização?

Algumas prevenções devem ser acordadas antes da assinatura do contrato. Desse modo, a terceirização não pode falhar nos seguintes tópicos:

  • alta rotatividade dos funcionários;

  • queda na qualidade dos produtos e serviços;

  • mostrar problemas de reputação envolvendo o fornecedor

 Terceirização de compras: como contratar a empresa certa?

Como vimos, a terceirização de compras é um caminho interessante para quem deseja distribuir otimizar as atividades de aquisição de produtos. Mas, para isso, é necessário contratar um serviço de qualidade, mas como pode ser feito isso? Por meio da homologação de fornecedores.

É nessa etapa que a sua corporação se certificará da aptidão do fornecedor e das suas qualidades para atender as demandas.

A boa notícia é que a Linkana está aqui para lhe ajudar no processo de compras. Em uma única ferramenta, nós permitimos que você:

  • adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;

  • colete os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;

  • mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz

Todas as informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.

Se você se interessou pela ideia e quer a ajuda da Linkana, você está no lugar certo! Preencha o formulário abaixo para começar a sua jornada em direção de mais segurança e controle.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market