Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Supplier Discovery: saiba como funciona o método para encontrar bons fornecedores

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 1, 2022

June 1, 2022

June 1, 2022

O termo ‘Supplier Discovery’, em português, nada mais é do que “descoberta de fornecedores” usando além dos meios tradicionais. E isso engloba uma série de atitudes que facilitam a identificação e avaliação de parceiros em potencial.

Hábito ainda utilizado com frequência, porém com poucas chances de sucesso é a procura por fornecedores apenas pelas primeiras páginas da internet. 

Para identificar bons parceiros é importante ter feeling, no entanto, deve-se deixar de lado as abordagens tradicionais.

Logo, expandir o escopo com uso da inovação e da tecnologia é um ponto essencial que tem trazido resultados bastante satisfatórios.

Ao longo deste artigo, vamos explicar mais sobre Supplier Discovery e como adaptar no dia a dia do seu negócio. Acompanhe a gente!

5 dicas para conseguir bons fornecedores

1. Use a plataforma de registro de fornecedores

Com o avanço da tecnologia, uma forma de filtrar empresas de qualidade é ter acesso a um software de registro de fornecedores. Uma plataforma apoiada por um banco de dados eficiente serve para coletar informações essenciais sobre o perfil do profissional, região, segmento, etc.

2. Determine a localização geográfica

A distância geográfica pode ter impacto enorme na relação custo-benefício das empresas. Se as instalações de fabricação são localizadas na região sul, porém, o fornecedor no Centro-Oeste, no final do mês serão somados os custos de transporte e de produção.

Além do mais, problemas logísticos podem surgir ao longo do caminho. Desastres naturais, chuvas, tempestade de neve, entre outros, podem atrasar a produção por um longo período.

Nesse caso, pesquise todos os dados relevantes, como distância e formato de trabalho. O banco de dados de fornecedores deve ser um meio de identificação para encontrar futuras oportunidades de parceria. 

3. Explore os principais índices de desempenho 

Se o seu objetivo é aumentar o número de fornecedores da sua base, é importante conhecer o nível de desempenho e qualificação de cada um. 

Para isso, é importante conferir alguns dados de referência, como o track record do fornecedor. Com tradução literal para "histórico da posição”, esse indicador refere-se ao histórico de desempenho de um investimento para comparar a eficiência dos gestores. 

No mundo dos investimentos, o track record é utilizado para quem deseja comprar fundos de investimentos em ações, multimercados, de renda fixa ou fundos imobiliários, por exemplo. 

Outro indicador importante é o ESG (Environmental, Social e Governance), que corresponde às práticas voltadas ao meio ambiente e à responsabilidade social. 

Já a análise de risco é o processo de identificação que verifica os impactos negativos de um negócio, um dos mais importantes nesse processo. 

Vale considerar também compliance, dados financeiros, regularidade fiscal, avaliações e referências prévias dos serviços prestados. 

Por fim, as empresas que oferecem plataformas de rede de fornecedores devem verificar o status anualmente, caso não tenha solução automatizada que visualize antecipadamente.

4. Tenha informações atualizadas

Além da importância do certificado, um bom serviço de Supplier Discovery entrega outras informações precisas da empresa.

Afinal de contas, é difícil fechar contrato com uma companhia sem saber o endereço atual, por exemplo.

Informações atualizadas parece uma atitude óbvia, no entanto, é comum encontrar registros desatualizados com erros de contas, endereços e histórico.

Faz parte então dos fornecedores enviar os dados corretos, até porque essa ação é de interesse deles para conquistar novos clientes.

5. Defina a receita e o tipo de fornecedor

Informações sobre a receita, a quantidade de funcionários e a capacidade para efetuar o serviço são fundamentais para o gerenciamento de riscos. Por exemplo, você sabe se o fornecedor pode atender a demanda pedida? Ou se está integrado a outras empresas em sua cadeia de suprimentos? Esses dados respondem tais questionamentos. 

Vale ressaltar que nem todas as empresas entregam essas informações, a menos que sejam indagadas ou negociadas publicamente. Por isso, é essencial solicitar os dados como procedimento de verificação.

Felizmente, alguns bancos de dados disponibilizam esses registros, o que facilita para gerar relatórios e escolher os parceiros ideais.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Tendências de Supplier Discovery pelo mundo

Confira alguns exemplos de tendências de mercado e inovação que envolvem novos formatos de busca de fornecedores, observados por Yash Rai, líder global com Expertise em Soluções de Inteligência, Insights e Análises:

  • Categorias de marketing já testemunharam uma nova geração de fornecedores habilitados para tecnologia, desde fornecedores de automação de marketing até fornecedores e agências de publicidade digital;

  • A Ford anunciou como aproveitará o assistente de voz da Amazon em seus carros e, portanto, usará um novo tipo de fornecedor automotivo;

  • Surgimento de fornecedores de ferramentas e plataformas de reservas online dentro de viagens;

  • Categoria de trabalho temporário já testemunhando novos tipos de fornecedores, como empresas de recrutamento online, redes sociais e crowdsourcing;

  • Inclusão de novos tipos de fornecedores de hardware ou sensores, juntamente com fornecedores de análise e gerenciamento de dados downstream.

Leia o nosso e-book e entenda como a Linkana pode ajudar a sua empresa a integrar todo o processo de gestão de fornecedores em uma única ferramenta

Supplier Discovery: como a Linkana pode ajudar a identificar fornecedores?

Agora que você já sabe o que é Supplier Discovery, percebeu a importância de ter uma plataforma que reúna os fornecedores e seus dados para a facilitar a procura de um futuro cliente.

Nesse aspecto, a Linkana pode ajudar você a encontrar os melhores fornecedores de acordo com suas necessidades. 

Somos uma plataforma completa para monitoramento simplificado de fornecedores, sem burocracia e repleta de recursos importantes para a gestão da sua cadeia de suprimentos.

Com a Linkana, você tem um bom serviço de Supplier Discovery, e poderá encontrar os fornecedores de marketing de maneira inteligente com o nosso software de sourcing. 

Confira nossos diferenciais:

  • cadastro de fornecedores com o mínimo de informações;

  • consulta automatizada de compliance em bases públicas;

  • gestão de documentos livre de burocracia;

  • acompanhamento de performance e mitigação de riscos em um só lugar;

  • facilidade de comunicação e transparência total.

Conheça os nossos cases de sucesso e saiba porque empresas como Nivea e Mitre, por exemplo, tiveram sua gestão de fornecedores otimizada pela nossa plataforma e conseguiram controlar os riscos de maneira fácil e inteligente. 

Está na hora de descomplicar a sua gestão de fornecedores. Agende uma demonstração gratuita ou preencha o formulário abaixo para uma análise de risco personalizada: Faça um diagnóstico rápido e gratuito.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market