Resources

ESG

ESG

ESG

Riscos ESG de fornecedores: quais os principais e como mitigá-los?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 16, 2023

April 16, 2023

April 16, 2023

Os riscos ESG de fornecedores estão diretamente relacionados às ameaças geradas por essas empresas, as quais podem comprometer seriamente o fluxo produtivo e o sucesso do seu negócio.

Por exemplo, pensando no que contempla a letra E dessa sigla — environmental, que em português quer dizer ambiental — você pode se deparar com fornecedores que descumprem leis e normas voltadas para a preservação do meio ambiente, a exemplo da realização de descarte irregular de resíduos.

Quando situações como essa acontecem, ainda que sua companhia não tenha participação direta na atitude tomada pela empresa fornecedora, ela pode ser vinculada a essa prática.

Assim como você deve estar imaginando, isso afeta negativamente a imagem da sua marca e a percepção que clientes, investidores, funcionários, parceiros de negócio, entre outros agentes, têm sobre ela.

Como resultado, credibilidade, confiabilidade, volume de vendas e faturamento são atingidos e, dependendo do grau dos impactos ESG, as consequências podem ser irreversíveis e até mesmo levar ao fechamento da organização.

Diante desse cenário, qual seria, então, a melhor maneira de mitigar os riscos ESG de fornecedores? Um bom processo de qualificação é um dos segredos para evitar essas ameaças e resultados negativos

A fim de ajudar você nesse processo, neste artigo trouxemos as principais ameaças socioambientais e de governança que podem ser geradas por empresas fornecedoras e como se proteger delas. Confira!

O que são riscos ESG de fornecedores?

Os riscos ESG de fornecedores são ameaças geradas para o seu negócio quando as empresas fornecedoras contratadas não cumprem as boas práticas voltadas para o atendimento desse conceito.

Apenas para relembrarmos, ESG é a sigla para o termo em inglês “environmental, social and governance”, que traduzido para o nosso idioma significa, respectivamente, ambiental, social e governança.

Consiste na adoção de condutas que ajudem a minimizar, ou mesmo eliminar, os impactos das atividades empresariais nesses três cenários.

Explicando de outro modo, as organizações precisam criar e implementar processos e comportamentos que garantam que suas operações não gerem — ou gerem o mínimo possível — impacto na sociedade, no meio ambiental e na sua própria gestão administrativa.





Quais são os principais riscos ESG na cadeia de fornecedores?

Os principais riscos ESG da cadeia de fornecedores que podem ser enfrentados pela sua empresa são:


  • ambientais;


  • sociais;


  • de governança.


Riscos ambientais

São todas as ameaças que as atividades da empresa fornecedora causam ao meio ambiente. Alguns bons exemplos são:


  • descumprimento de leis de proteção ambiental;


  • desmatamento descontrolado;


  • descarte irregular de dejetos e resíduos;


  • poluição do mar e dos rios;


  • emissão de gases poluentes;


  • uso desmedido de fontes de energia;


  • comprometimento da fauna e da flora, entre outros.


Dica! Este artigo pode ser interessante para você: "Conheça o poder das certificações ambientais para a qualificação de uma empresa"

Riscos sociais

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, os riscos sociais são aqueles nos quais a atuação dos fornecedores afeta negativamente as pessoas, incluindo seus próprios funcionários e a sociedade.

 Algumas práticas que fazem parte desse cenário são:


  • descumprimento de leis trabalhistas;



  • desrespeito aos direitos humanos;



Não deixe de ler este artigo: "O que é a lista suja do trabalho escravo: saiba tudo sobre esse importante assunto!"

Riscos de governança

Já os riscos ESG de fornecedores voltados para a governança, são aqueles que afetam a gestão, a credibilidade, a transparência e a reputação da sua empresa.

Aqui, podemos citar como exemplo:


  • irresponsabilidade fiscal e financeira;



  • ter comprovada a participação em atividades ilícitas, tais como desvio de dinheiro, atos corruptivos e outros relacionados.


Aproveite e leia também: "Nova Lei de Cadeia de Fornecimento Alemã: Um guia completo"



Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como diminuir os impactos ESG causados por fornecedores?

A melhor maneira de diminuir, ou até mesmo eliminar, os impactos ESG causados pelos fornecedores, é realizando uma boa análise do perfil das empresas fornecedoras que pretende trazer para sua cadeia de abastecimento.

Somente por meio de uma seleção precisa, que inclui diligência e o levantamento de informações e dados atualizados, você terá a certeza de que determinado fornecedor segue as diretrizes desse conceito.

Com isso, abre a chance de contratar uma empresa fornecedora alinhada às práticas socioambientais e de governança adotadas pelo seu negócio, condição que também reduz atritos e melhora o relacionamento entre vocês.

Pensando dessa forma, uma gestão de riscos ESG de fornecedores, para ser realmente eficiente, deve contemplar ações como:



  • análise de certificações e documentos obrigatórios, como alvarás de funcionamento e licenças;


  • verificação do cumprimento das leis trabalhistas;


  • confirmação de CNPJ em situação regular, entre outros.




Como melhorar a gestão de riscos de fornecedores da sua empresa?

A gestão de riscos de fornecedores da sua empresa pode ser melhorada com o uso de softwares próprios para esse fim. 

Esse gerenciamento se torna ainda mais preciso e otimizado quando a solução utilizada é completa, robusta, e conta com diversos perfis de empresas fornecedoras que podem ser facilmente consultados, como no caso da Linkana.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Por conta disso, a nossa solução é a única que resolve a maior falha de procurement da atualidade, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada

Conseguimos isso por conta deste diferenciais:


  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.


Quer saber de quais outras formas a Linkana ajuda a mitigar os riscos e a aprimorar a gestão de fornecedores do seu negócio? Basta preencher agora mesmo o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market