Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Responsabilidade social corporativa na gestão de fornecedores importa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 23, 2023

June 23, 2023

June 23, 2023

A responsabilidade social corporativa pode ser definida como o compromisso assumido por uma empresa em manter atitudes e comportamentos éticos frente a variadas ações e momentos do seu funcionamento.

Essas ações e momentos, por sua vez, estão relacionados a práticas que envolvem o cuidado com o meio ambiente, com os clientes, com a sociedade de modo geral, com o desenvolvimento econômico do país e da companhia em si, entre vários outros.

Como é possível ver, esse tipo de responsabilidade está diretamente relacionada ao conceito ESG, que cada vez é mais exigido das companhias por parte de seus stakeholders.

Apenas para você ter uma ideia da importância de as empresas adotarem boas práticas ESG — e, consequentemente, de posturas adequadas quanto ao meio ambiente, questões sociais e de governança — 20% dos brasileiros afirmam boicotar marcas que não consideram responsáveis em relação a esses conceitos.

Esse dado vem da pesquisa "Global Positioning on Susteinability", da Walk the Talk, a qual também revelou que 94% dos entrevistados acham que as companhias podem ser agentes de mudança.

Trazendo todos esses olhares para a rede de abastecimento, é possível dizer que buscar por fornecedores que prezem pela responsabilidade social corporativa ajuda a mitigar diversos riscos para o seu negócio, a exemplo dos de imagem e financeiro.

Por conta dessa relevância para o sucesso e crescimento da sua companhia, siga a leitura deste artigo e confira por quais motivos esse tipo de responsabilidade importa tanto e quanto impacta na gestão de fornecedores da sua empresa.

O que é responsabilidade social corporativa?

Responsabilidade social corporativa é uma prática na qual um negócio assume perante seus stakeholders que suas atividades seguem, e seguirão continuamente, padrões éticos que evitem impactos negativos nas pessoas e no meio ambiente.

Basicamente, consiste em conduzir com ética e princípios todas as atividades e relacionamentos construídos pela empresa.

Uma das razões pelas quais é tão importante as companhias atuarem dentro de parâmetros socialmente responsáveis é que suas atividades ajudam a promover um desenvolvimento econômico mais sustentável para o país.

Quanto a isso, é fundamental ter em mente que as operações de um negócio refletem na qualidade de vida dos seres humanos e no ecossistema, tanto direta quanto indiretamente.

Assim, é certo dizer também que essa responsabilidade está diretamente relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, Organização das Nações Unidas, para o Brasil.

Alguns dos ODS que podem ser vinculados a esse tipo de responsabilidade são: 

  • 5 = igualdade de gênero;

  • 8 = trabalho decente e crescimento econômico;

  • 10 = redução das desigualdades;

  • 12 = consumo e produção responsáveis;

  • 13 = ação contra a mudança global do clima.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Trabalho escravo: como esse crime impacta a qualidade da cadeia de fornecedores?"

9 exemplos de responsabilidade social corporativa

Os exemplos de responsabilidade social corporativa são ótimas maneiras de entender melhor o que contempla esse conceito. 

Entre os que podemos destacar para exemplificar esse comportamento estão:

  • garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores;

  • adotar medidas que assegurem processos de gestão éticos, a exemplo dos financeiros, tributários e fiscais;

  • respeitar e valorizar a comunidade que cerca a companhia, bem como os clientes que adquirem seus produtos e/ou serviços;

  • atentar-se aos impactos que as atividades corporativas causam ao meio ambiente e reduzi-los o máximo possível;

  • assegurar os direitos humanos de todas as pessoas que, de alguma forma, têm relacionamento com a empresa, o que inclui clientes, terceirizados, funcionários, fornecedores e outros;

  • apoiar, verdadeiramente, causas sociais compatíveis com a atividade desenvolvida e o público-alvo da marca;

  • elaborar e implementar políticas internas que ajudam a identificar e combater crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e outros semelhantes;

  • elaborar e implementar códigos de conduta específicos para terceiros e fornecedores;

  • promover a diversidade no momento de contratar profissionais e fornecedores.

Qual a importância da responsabilidade social corporativa na cadeia de fornecedores? 

Garantir a responsabilidade social corporativa na cadeia de fornecedores é importante, pois contribui fortemente para mitigar de riscos ao seu negócio

Isso porque de nada adianta ter bons processos e condutas internas para esse fim, se as empresas contratadas não seguirem as mesmas premissas.

Por exemplo, trazer para sua rede de abastecimento fornecedores que estão na lista suja do trabalho escravo fere drasticamente os direitos humanos e, consequentemente, vai contra práticas socialmente responsáveis.

Ao permitir que uma empresa fornecedora com essa postura atenda seu negócio, você abre caminho para uma série de riscos, tais como:

  • ter a imagem e a reputação da sua marca afetadas negativamente;

  • perder clientes e/ou investidores que não compactuam com essa atitude;

  • sofrer queda no volume de vendas e, por reflexo, no faturamento;

  • ter problemas judiciais, caso sua empresa seja considerada conivente com crimes desse tipo;

  • comprometer o relacionamento com funcionários, terceiros, parceiros de negócio e até mesmo outros fornecedores.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como a Linkana ajuda a encontrar fornecedores responsáveis socialmente? 

A Linkana ajuda você a encontrar fornecedores responsáveis socialmente com duas funcionalidades:

  • Linkana ESG Rating;

  • Linkana Network.

Linkana ESG Rating

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta que analisa automaticamente os riscos ESG que um fornecedor pode trazer para o seu negócio.

Por meio de pontuações atribuídas às informações prestadas pela própria empresa fornecedora, você tem uma visão muito mais clara e precisa das potenciais ameaças que podem surgir decorrente dessa parceria.

Isso, por sua vez, ajuda na sua tomada de decisão entre contratar ou não o fornecedor em questão.

demonstração Linkana ESG Rating

Confira a explicação de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, sobre o Linkana ESG Rating.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Linkana Network

Já o Linkana Network é uma plataforma de dados de fornecedores que são compartilhados entre todos os usuários do sistema.

Essa ferramenta ajuda a identificar de forma muito mais rápida empresas fornecedoras idôneas para compor a rede de abastecimento do seu negócio.

Com essa solução, o sistema da Linkana é o único que resolve a principal falha que procurement tem no momento: a oferta de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Além disso, a Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com essa solução aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

o que é responsabilidade social corporativa - Exemplo de tela demonstrando o funcionamento do sistema da Linkana

Quer entender, em detalhes, como essas ferramentas funcionam e conhecer todas as outras funcionalidades que a Linkana oferece para sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market