Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Relacionamento estratégico com fornecedores: como construir um sólido?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 13, 2022

July 13, 2022

July 13, 2022

Relacionamento estratégico é a formação de uma relação entre uma empresa e seus parceiros de negócio, de modo que isso atenda não apenas necessidades pontuais, mas que, principalmente, contribua para o crescimento da companhia em questão.

No que se refere aos fornecedores a ideia é, portanto, não criar somente uma rede que garanta o bom fluxo da sua supply chain, mas uma verdadeira parceria que resulte em benefícios reais para ambos os lados.

Um importante ponto de vista que se deve ter quanto a isso é enxergar os fornecedores como uma das principais vertentes para o sucesso de um negócio, tão necessários quanto os clientes.

Para entender isso de uma forma mais clara, pense no seguinte exemplo: sua companhia assumiu uma alta demanda de entrega do produto que fabrica. No entanto, para iniciar a fabricação e cumprir com o contrato firmado, precisa que o provedor da matéria-prima entregue a quantidade solicitada no prazo estabelecido.

Apesar da compra fechada, o fornecedor não cumpriu a parte que lhe cabia, o que gerou uma série de consequências negativas para a sua empresa. 

Por não conseguir atender o novo volume de pedidos por falha do terceiro, isso gerou significativas perdas financeiras e o comprometimento da imagem da marca.

Situações como essa já não acontecem quando a relação com os fornecedores é sólida, visto que eles sabem do peso que têm para o seu negócio e quanto o seu negócio também tem peso para o crescimento deles, minimizando significativamente falhas no atendimento.

Em resumo, parcerias realmente confiáveis garantem bons resultados para todos os envolvidos, porém, só podem ser firmadas mediante a criação de um relacionamento estratégico. E é justamente como criar esse tipo de relação que falaremos neste artigo.

Por isso, continue a leitura e confira!

Qual a importância de um relacionamento estratégico com fornecedores?

A formação de um relacionamento estratégico com fornecedores é de suma importância, visto que afeta diretamente o sucesso e o crescimento de qualquer negócio, independentemente do segmento ou porte.

Como acabamos de exemplificar, uma cadeia de suprimentos ineficiente impacta negativamente todo o fluxo operacional de uma empresa e, por reflexo, sua relação com os clientes e seu posicionamento no mercado.

Ou seja, é preciso ver o relacionamento com fornecedores não apenas como uma forma de garantir o abastecimento adequado de uma companhia, mas também como um considerável diferencial competitivo.

Aqui, é preciso ter em mente que de nada adianta a empresa ter os melhores produtos e/ou serviços do setor se não conseguir atender à demanda de pedidos. Esse atendimento, por sua vez, só é possível com um trabalho conjunto e satisfatório com terceiros.

Por todos esses pontos, é possível dizer que a criação de um relacionamento estratégico com fornecedores é essencial para um negócio, pois resulta em benefícios como:

  • crescimento do potencial competitivo da marca;

  • aumento da qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados;

  • obtenção de fontes seguras de abastecimento;

  • redução do risco de perdas financeiras decorrente do não atendimento do volume de demandas;

  • melhora da experiência dos clientes, fomentando a fidelização;

  • melhora da imagem da marca, elevando seu poder de atração de novos consumidores;

  • diminuição de custos operacionais;

  • aumento da lucratividade.



Como construir uma boa gestão de relacionamento com fornecedores?

Para chegar a resultados como esses, é necessário adotar algumas estratégias de relacionamento com terceiros. Entre as possíveis, há cinco maneiras de como fazer uma parceria com um fornecedor que se destacam. 

Assim, para firmar uma relação com os provedores do seu negócio de forma eficiente, concreta, consistente e que gere vantagens para ambos os lados, é sugerido que você:

  • alinhe ideais, propósitos, missões e metas;

  • garanta uma boa comunicação;

  • crie uma cultura de feedback;

  • realize avaliações de desempenho periódicas

  • use a tecnologia para conhecer melhor o perfil dos fornecedores


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Alinhe ideais, propósitos, missões e metas

Quando se tem a chance de trabalhar com uma companhia que pensa da mesma forma que a sua, as chances de haver rupturas nessa parceria são bem menores. O principal motivo é que as partes envolvidas acabam tendo o mesmo ponto de vista, ideais e objetivos, evitando uma série de confrontos.

Por exemplo, se a sua empresa preza por práticas ESG, mas seu fornecedor não, pode surgir uma divergência de opiniões e de modo de agir, o que, comumente, tende a comprometer o relacionamento e a eficiência do abastecimento. 

Garanta uma boa comunicação

Os ruídos na comunicação afetam tanto os processos internos quanto os processos externos de um negócio. No que se refere ao relacionamento com os fornecedores, pontualmente falando, não estabelecer uma comunicação clara e eficaz desde o início da parceria tende a levar a uma série de problemas.

Por exemplo, uma conversação comprometida pode afetar o entendimento sobre prazos de entrega, identificação de quantidades solicitadas, definição de preços e formas de pagamento, entre outros pontos relacionados.

Para evitar questões como essa, é fundamental entrar em acordo com o fornecedor sobre qual será o canal de comunicação oficial para troca de informações, bem como se haverá um profissional específico responsável por essa tarefa.

Crie uma cultura de feedback

Ainda dentro do conceito de comunicação, criar uma cultura de feedback com os fornecedores é uma forma de promover o crescimento de ambos.

A partir do momento que se entende que essa parceria é uma via de mão dupla, ou seja, que o sucesso de um interfere diretamente no sucesso do outro, se torna mais fácil identificar pontos de melhoria e receber esse apontamento de forma positiva.

O que estamos querendo dizer aqui é que o intuito do feedback não é apontar os erros e as falhas do parceiro, mas, sim, pontos de aprimoramento para o seu crescimento.

Realize avaliações de desempenho periódicas

Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Por conta disso, ainda que a sua empresa tenha um cadastro de fornecedores com um bom número de contatos, é primordial avaliar os desempenhos de tempos em tempos.

A ideia com isso é analisar pontos como:

  • capacidade de atendimento no prazo;

  • qualidade dos produtos/serviços fornecidos;

  • prazos e meios de pagamentos;

  • custo-benefício em relação aos valores cobrados, entre outros.


Ter essas percepções é uma forma estratégica de evitar surpresas no abastecimento, especialmente em situações emergenciais nas quais é preciso contratar mais de um fornecedor, ou mesmo substituir um pelo outro.



Use a tecnologia para conhecer melhor o perfil dos fornecedores

E é certo que a tecnologia deve ser utilizada como uma importante ferramenta para a formação de um relacionamento estratégico com os fornecedores. Uma das razões para isso é que softwares criados especificamente para esse tipo de gestão ajudam a centralizar todas as informações dos terceiros, o que contribui para ter uma visão ampla dos seus perfis e para a identificação dos mais capacitados para atender a sua empresa.

O software de gestão de fornecedores da Linkana vai muito além dessa centralização. 

Apenas com esse sistema é possível também:

  • realizar a homologação a avaliação de terceiros de maneira rápida e sem burocracia;

  • realizar um monitoramento automatizado;

  • analisar gastos;

  • mitigar riscos e muito mais!


Grandes empresas como CBA, Nívea e Mitre já aderiram ao software da Linkana e resolveram seus maiores problemas de relacionamento com fornecedores. 

Gostaria de otimizar a gestão de fornecedores do seu negócio também? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market