Resources

ESG

ESG

ESG

RapidRatings: como funciona e por que avaliar riscos de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 30, 2023

August 30, 2023

August 30, 2023

A RapidRatings é uma empresa de tecnologia voltada para a avaliação de riscos financeiros corporativos, ou seja, de pessoas jurídicas.

Para tal, essa companhia oferece soluções direcionadas para classificação de riscos de crédito, gerando importantes insights para empresas que precisam avaliar seus parceiros de negócio, clientes e fornecedores.

E, por falar em fornecedores, é fundamental que a situação financeira desses terceiros seja devidamente analisada antes de trazê-los para a rede de abastecimento do seu negócio. Esse cuidado é uma forma de mitigar riscos que podem surgir quando uma empresa não tem capacidade de arcar com os compromissos financeiros assumidos.

Em uma gestão de fornecedores, essa análise de risco de crédito e financeira evita que sua companhia precise enfrentar, por exemplo, problemas operacionais, legais, reputacionais e afins.

Mas o quanto as soluções como as oferecidas pela RapidRatings podem ajudar você e seu time de compras e procurement nessa verificação? 

Quais outras ferramentas do mercado contribuem para aprimorar essa gestão, mensurar, acompanhar e analisar ameaças financeiras e, ainda, consultar ratings ESG da sua rede de abastecimento?

Continue a leitura deste artigo para conferir essas e outras respostas sobre avaliação de riscos de fornecedores e qual sistema utilizar para isso.

Quem é a RapidRatings?

A RapidRatings é uma empresa de tecnologia no formato SaaS (Software as a Service), que realiza avaliações de riscos financeiros de companhias dos mais variados portes e segmentos. 

O objetivo é entregar informações precisas e confiáveis sobre a estabilidade financeira dos parceiros de negócio do contratante dos serviços.

Fundada em 1991, a RapidRatings tem sede em Nova  Iorque e escritório de sucesso do cliente em Quincy, nos Estados Unidos, além do hub de tecnologia estruturado em Dublin, na Irlanda.

Com alcance global e presença internacional, essa empresa se apresenta como a principal fornecedora de análises financeiras, voltadas para a verificação da saúde monetária de organizações diversas. 

Somado a isso, a RapidRatings analisa o desempenho e a exposição das empresas aos riscos ESG, incluindo a verificação de boas práticas de gestão ambiental, trabalhistas, diversidade e inclusão, ética nos negócios e governança corporativa.

Ao ter acesso a informações dessa natureza, os usuários das soluções extraem importantes insights, que embasam as deliberações relacionadas à formação de parcerias comerciais, a exemplo da contratação de fornecedores.

Sugestão de leitura: "Gestão de riscos financeiros: o que é, importância + aplicação"



Como funciona o rating ESG da RapidRatings?

O rating financeiro da RapidRatings, mais precisamente o voltado para análise de saúde financeira, funciona por meio de pontuações que vão de 0 a 100, cujo resultado aponta como está a saúde financeira da empresa avaliada.

Os dados levantados para essa mensuração vêm de fontes como demonstrações financeiras e demais documentos relacionados.

No caso, o sistema utilizado pela companhia para gerar esses ratings pondera sobre 70 índices de eficiência, separando as empresas avaliadas em 24 grupos distintos.

Com isso, as ferramentas, os levantamentos e as análises realizadas têm como foco avaliar, acompanhar e gerenciar:


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como consultar os ratings financeiros de empresas fornecedoras?

Soluções como a RapidRatings acabam tendo uma aderência para empresas internacionais ou de maior porte. Isso acontece pois normalmente são soluções mais caras, de menor aderência às peculiaridades do mercado brasileiro.

Entretanto, para uma análise mais adequada e automatizada de toda sua cadeia de fornecimento, existem outros produtos no mercado que facilitam a consulta de ratings financeiros de maneira massiva. 

Inclusive, há aquelas voltadas especificamente para a gestão de fornecedores brasileiros, como é o caso do Linkana Financial Rating.

O Linkana Financial Rating, por exemplo, é uma pontuação única criada pela Linkana para atestar a saúde financeira de uma empresa fornecedora no mercado.

A pontuação envolve não só informações de demonstrativos financeiros da empresa, mas também informações relacionadas ao endividamento e crédito, porte, regularidade fiscal e passivos trabalhistas. 

Como a Linkana aprimora a gestão de fornecedores da sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores propicia que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Os diferenciais da Linkana, em comparação a outros softwares disponíveis no mercado, são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Achou interessante? Quer levar essa e outras funcionalidades da Linkana para sua empresa? Então, preencha agora mesmo o formulário abaixo!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market