Resources

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Procurement Data Lake: qual o momento ideal para construir um?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 2, 2023

April 2, 2023

April 2, 2023

No cenário atual, muitas empresas recorrem à utilização de informações brutas, pois elas são bem realistas e podem ser lapidadas ao longo do tempo. A melhor alternativa para armazená-las é por meio do Procurement Data Lake (PDL).

Com tradução em português para Lago de Dados em Compras, um PDL reúne os dados de um sistema de gestão, melhorando o  poder de decisão das empresas em relação à obtenção de fornecimento de produtos e serviços.

Isso significa que toda a organização que pretende conservar um volume alto de dados precisa considerar o uso do Data Lake.

Se você não conhece esse recurso, ao longo deste artigo, explicaremos o que é Procurement Data Lake e como ele pode fortalecer sua cadeia de suprimentos. 

Siga a leitura e confira!

O que é Data Lake? 

O Data Lake é um repositório completo que agrega dados gerados para uma empresa. Nele são depositadas informações em estado bruto, isto é, sem análise e sem governança, mas que podem ser estrategicamente úteis para algum objetivo.

Quando se trata de informações do setor de compras, chamamos de Procurement Data Lake (PDL) a base que integra dados de fornecedores, transações, produtos e serviços, servindo para fortalecer a tomada de decisão sobre fornecimentos recorrentes.

Atualmente, esse recurso se tornou muito importante, uma vez que existem grandes transformações na gestão de dados. Afinal, hoje, as empresas estão aprendendo a coletar, organizar e analisar as informações para criar insights poderosos.

Dica! Quer saber as novidades em procurement? Então ouça este episódio do podcast da Linkana, Procurement Hero.

Quer saber as novidades em procurement? Ouça o nosso podcast. Imperdível!

https://open.spotify.com/episode/5LKXVoxW3Do6b5vArvoHFc?si=e32710d703ec4103

Qual a importância do Procurement Data Lake? 

Por conta da evolução tecnológica, o Big Data se tornou uma das maiores tendências para o mundo dos negócios, pois nele se concentra a análise de diferentes tipos de informações. 

Logo, o papel do Procurement Data Lake é agregar o máximo de dados, em seu modelo natural, para que as ferramentas de Big Data captem análises mais profundas e, assim, as preparem para o uso da gestão de fornecedores.

Mas, podemos considerar que esses dados são realmente importantes para alguma proposta? 

Nem todos têm a mesma relevância. Contudo, descartá-los no primeiro momento pode desperdiçar chances de fortalecer a cadeia de suprimentos. Por isso, é feito um processo de captura e filtragem para identificar os mais valorosos.

Benefícios do Procurement Data Lake 

É certo que contar com um recurso como o Procurement Data Lake gera uma série de vantagens para o seu negócio. Entre as que mais se destacam, estão:


  • velocidade: como as informações do Data Lake não passam por uma limpeza prévia, o acúmulo de dados acontece em um ritmo mais rápido;


  • facilidade de acesso: os Data Lakes são extremamente acessíveis a ponto de permitir o compartilhamento entre diversos usuários sem a interferência de uma equipe de TI, por exemplo;


  • baixo investimento: os Data Lakes não exigem tanto investimento. Eles se tornam mais baratos para as empresas porque não têm amplos tratamentos de informações;


  • novas percepções: como os conteúdos não passaram por uma análise apurada até serem integrados à plataforma, é possível avaliá-los e obter insights inéditos.


Quando construir um Data Lake? 

Os Data Lakes são essenciais no momento em que você precisa manipular uma grande quantidade de informações de fornecedores ou do processo de compras.

Uma empresa que não tem um Data Lake pode estar sendo prejudicada perante os concorrentes. Por isso, mesmo que  sua companhia seja pequena, é possível construir uma base, assim, você pode montar os melhores parâmetros e se preparar para alçar novos voos. 

Tenha em mente que, para construí-lo, você deve:



  • comportar os dados estruturados e não estruturados;


  • permitir atualizações em tempo real;


  • modernizar processos de extração, transformação e carregamento de dados;


  • adicionar fontes de dados de maneira dinâmica;


  • recuperar dados sem a necessidade de especificações técnicas;


  • ter dados federados com o mínimo de replicação;


  • determinar um registro e segmentação lógica de dados;


  • criar um processo padrão de enriquecimento de informações para identificar o uso mais efetivo de recursos e feeds externos.


É importante frisar que o sistema do Procurement Data Lake deve ser realizado por profissionais responsáveis pela gestão de informação, pois eles saberão como incluir e preservar a segurança da solução contra vírus e outros problemas que possam atrapalhar sua usabilidade.

Para evitar transtornos desse tipo, é fundamental inserir as informações para que sejam identificadas por meio de tags, facilitando então a sua procura.

Leia também: "5 tendências do futuro da cadeia de suprimentos"

Quais são as principais vantagens de usar um Data Lake?

Complementando a lista de vantagens de usar um Data Lake, outras que podem ser obtidas são:


  • integração;


  • custo mínimo;


  • alta escala;


  • maior compatibilidade;


  • velocidade no input de dados;


  • maior colaboração.


Integração 

O Data Lake proporciona um processo de organização gigantesco para uma empresa, pois sua característica essencial é a simplicidade em manter as equipes trabalhando de forma integrada.

Custo mínimo

O motivo pelo baixo custo se deve à estrutura simplificada do sistema, já que não existe um tratamento antecipado de dados. Esse motivo, por si, elimina altos investimentos na criação de tarefas, além dos custos frequentes de manutenção. 

As despesas diminuem se a empresa usar servidores em nuvem. Ao utilizar soluções baseadas em cloud, é possível reduzir dinheiro com recursos em infraestrutura própria. 

Alta escala 

O mecanismo de integração de dados permite o avanço dos níveis de escala. Isso acontece porque o processo é realizado em tempo real, o que faz com que os dados cheguem ao armazenamento e sejam incluídos sem qualquer padronização. 

Quando se trata de soluções em cloud, o processo é ainda mais ágil, já que a empresa responsável pela solução não precisará pensar em um modelo de infraestrutura. Logo, o crescimento acontece somente pela compra de mais espaços em disco. 

Maior compatibilidade 

Uma característica importante sobre como os dados ficam armazenados em um Data Lake diz respeito à sua disponibilidade. Isso faz com que as ferramentas voltadas ao Data Science apresentem harmonia com as informações preservadas.

Como os dados são escritos do mesmo modo que são recepcionados, eles ficam passíveis de utilização por quase todas as ferramentas. Isso serve para ampliar o atendimento às necessidades da organização. 

Em outras palavras, por meio de um mesmo Data Lake, diversas ações podem ser supridas simultaneamente. Por exemplo, quem deseja enviar um relatório ou quem precisa fazer uma simples análise, como também quem realiza estudos sobre ciência de dados aplicados ao negócio pode ser beneficiado. 

Velocidade no input de dados 

Apenas por não precisar de um processamento prévio antes que os dados estejam em um Data Lake faz com que a operação seja mais veloz. Como os dados são incluídos no banco de dados com a mesma agilidade que são gerados, isso resulta em um melhor fluxo de trabalho dos profissionais envolvidos. 

E isso tem uma razão: como não há necessidade de tratamento de dados prévios, as equipes podem continuar focadas em suas tarefas relacionadas à análise de informações. 

Por fim, pode-se dizer que não se gasta tempo em relação ao processamento. Esse benefício é útil porque otimiza os esforços e traz mais valor para o negócio. 

Maior colaboração 

O Data Lake proporciona uma comunicação muito mais sólida entre as equipes. Como é uma ferramenta de fácil usabilidade, isso causa maior produtividade e colaboração dos profissionais. 

Além do mais, a integração pode ser feita por funcionários de diferentes setores, uma vez que o acesso pode ser realizado mesmo sem a presença de uma equipe de TI da empresa. Ou seja, o setor de Recursos Humanos, financeiro, de produção, manutenção e marketing, por exemplo, colaboram no mesmo ambiente. 

Como usar o Data Lake? 

Após a construção da plataforma de Procurement Data Lake, você tem como funcionalidades:


  • armazenar as informações quando desejar;


  • criar um catálogo de dados para localização;


  • monitorar, analisar e otimizar a infraestrutura e os dados;


  • conectar rapidamente as ferramentas de processamento de dados;


  • compartilhar os dados e resultados processados.


Por que é importante gerir bem os dados de fornecedores? 

Uma boa gestão de dados de fornecedores é fundamental para preservar a conformidade do modelo de negócio quanto a legislação. Além disso, serve para que a empresa tenha sempre preservada a sua integridade de dados. 

Essas informações são essenciais para que você tome decisões mais assertivas. Em contrapartida, dados não confiáveis podem prejudicar a reputação de sua  empresa.

Outro ponto é que os dados incorretos resultam em suspensão nas cadeias de suprimentos devido à má qualidade dos serviços e entregas não realizadas no prazo. Motivos que causam insatisfação dos consumidores e, consequentemente, mudança para os concorrentes. 

Portanto, além da facilidade para a gestão de fornecedores, existem diversas razões para manter os dados integrados, por exemplo:


  • fortalecimento da relação entre os departamentos;


  • redução dos custos;


  • conquista de mais possibilidades de negociações;


  • cadastros de fornecedores sempre atualizados;


  • acesso rápido aos documentos das empresas fornecedoras;


  • aumento da produtividade de toda a empresa.


Procurement Data Lake: vale a pena implementar na nuvem?

Ao longo do artigo, percebemos a importância de ter um sistema Data Lake em Procurement. Contudo, além das suas funções, essa é uma ferramenta de trabalho ideal porque gera:


  • menor tempo para implantação;


  • maior confiabilidade;


  • flexibilidade;


  • cobertura geográfica ampla;


  • atualizações frequentes;


  • segurança.


Além disso, a empresa paga somente por aquilo que utiliza em termos de espaço e funcionalidade.

Ao mesmo tempo, é perceptível identificar a importância de centralizar as informações dos fornecedores em um único local. Mas, como fazer isso?

O software da Linkana é o recurso certo para a integração de supplier data. Com tecnologia de armazenamento em nuvem, Inteligência Artificial e Machine Learning, o sistema da Linkana atua desde a etapa de homologação até a finalização do processo junto ao fornecedor.

Nos destacamos por ser uma plataforma digital 100% focada em supplier management, abordando todas as etapas desse tipo de gestão de ponta a ponta. Ou seja, é realmente um software completo!

Não é por acaso que empresas como Nivea, Porto Seguro, Unimed, Ambev, Nubank, entre outras, aprimoraram suas gestões de fornecedores com esse sistema e hoje fazem parte dos casos de sucesso da Linkana.

O futuro do procurement está aí. Por isso, você deve usar a tecnologia a seu favor com um sistema sem burocracia, de fácil utilização e monitoramento automatizado!

O que mais a Linkana tem a oferecer para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Essa funcionalidade, por si só, resolve uma das maiores falhas de procurement do momento, que é a ausência de uma fundação de dados compartilhados.

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Ao contar com uma base de dados de fornecedores compartilhada, seu time de compras e procurement reduz consideravelmente o tempo necessário para encontrar bons fornecedores para sua empresa.

Isso porque terão acesso rápido a mais de 6 mil perfis de empresas fornecedoras devidamente preenchidos e com dados e informações atualizados.

Com esse recurso, há também:


  • aumento da produtividade dos profissionais dessa área;


  • mitigação de riscos desde os primeiros contatos;


  • estruturação de um relacionamento com os fornecedores em menos tempo, entre diversos outros benefícios.


Somente no sistema da Linkana você encontra uma fundação de dados de fornecedores compartilhada e funcionalidades como:










Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas, e leve todas as soluções da Linkana para sua empresa!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market