Resources

Compras

Compras

Compras

Procurement as a Service: o que é e como funciona?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 6, 2022

November 6, 2022

November 6, 2022

Procurement as a Service é uma plataforma em nuvem que, por meio da combinação de diferentes tecnologias, aprimora e otimiza as atividades relacionadas à gestão de compras de uma empresa.

Seguindo o conceito "as a service" já conhecido e utilizado por diversos outros setores, essa solução é mais flexível e adaptável às necessidades da empresa. 

Entre as vantagens do procurement as a service que mais se destacam estão a redução da complexidade dos processos característicos desse setor e o aumento da produtividade dos times.

Isso acontece porque, com seu uso, todas as atividades de compras são automatizadas, libertando os profissionais de planilhas de Excel e controles manuais, o que também resulta em muito mais agilidade e menos falhas.

De acordo com o relatório "Market Analysis Report", da empresa Grand View Research, banco de dados de pesquisa de mercado, o mercado global de aquisição como um serviço foi avaliado em US$ 5,94 bilhões em 2021.

A expectativa de crescimento desse setor é de 10,4% de 2022 a 2030 (CAGR, taxa de crescimento anual composta).

Ainda segundo a pesquisa, essa expansão é um reflexo da mudança que foi necessária (praticamente obrigatória) na cadeia de suprimentos durante a pandemia pela qual passaram todos os segmentos.

O momento em questão chamou a atenção para a importância de usar serviços digitais ágeis, colaborativos, plug and play (ligar e usar), a fim de diminuir os riscos de fornecimento. E uma solução de procurement as a service atende bem a todos esses critérios.

Confira agora como esse modelo de software funciona e quais são as suas principais vantagens. 

O que é Procurement as a Service?

Procurement as a Service é um software em nuvem voltado exclusivamente para automatizar as atividades relacionadas ao setor de compras de uma empresa.

Por ser uma solução sob demanda, é possível contratar apenas as aplicações que contribuirão para o dia a dia da equipe de compras e procurement. Por conta disso, trata-se de uma solução mais flexível e personalizável.

Para que você entenda melhor esse conceito, é bastante válido explicarmos o que significam as soluções "as a service".

Na tradução para o português, "as a service" quer dizer "como um serviço". São softwares que têm como base o conceito cloud computing, ou seja, computação em nuvem. 

Por terem esse formato, são acessados remotamente e dispensam a instalação em computadores, o que confere muito mais dinamismo ao seu uso.

De maneira simplificada, ele consiste na terceirização de uma ferramenta tecnológica, especialmente pelo fato de o armazenamento do sistema ser feito em um servidor externo, administrado pela empresa fornecedora da solução.

Trazendo esse conceito para o setor de compras, temos um sistema em nuvem, com funcionalidades pertinentes às atividades dessa área, tais como as voltadas para o processo de homologação de fornecedores e para a avaliação de performance desses parceiros.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais são as vantagens desse tipo de software?

São muitas as vantagens de usar uma solução de procurement as a service. Se listarmos as que mais se destacam temos:



  • simplificação das etapas do processo de compras;


  • aumento da produtividade dos profissionais;


  • aumento da segurança;


  • redução de custos operacionais;


  • aumento da mobilidade;


  • personalização do sistema.


Simplificação das etapas do processo de compras

As etapas do processo de compras se tornam mais simples porque, ao contrário de serem feitas manualmente, são realizadas com a ajuda de diferentes tecnologias, a exemplo da Inteligência Artificial e do Big Data.

Com isso, os recursos tecnológicos contribuem para reduzir a complexidade das atividades, especialmente por automatizar tarefas repetitivas.

Aumento da produtividade do profissionais

A vantagem anterior leva a esta, que é o aumento da produtividade dos profissionais de procurement. 

Isso acontece porque atividades como controle de pedidos de compras, qualificação e gestão de fornecedores, entre várias outras, tudo passa a ser feito com o auxílio da tecnologia.

Inclusive, podemos dizer que soluções desse tipo fazem parte do futuro do procurement e estão alinhadas aos compradores que formarão esse ecossistema. 

Um dos motivos é que o comprador do futuro busca por sistemas dinâmicos, precisos, eficientes, rápidos e que se conectam facilmente com outras soluções funcionais já utilizadas pela empresa.



Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaQuer um único sistema controlando tudo.Quer um hub central que se conecta com outros apps e sistemas facilmente.FornecedorESG não dá ROI.ESG, D&I, inovação e diversificação.





Aumento da segurança

Soluções no formato "as a service" são mais seguras do que as instaladas em computadores. 

Uma das razões é que serviços desse tipo contam com diferentes camadas de segurança, tais como a criptografia, que garantem a confidencialidade e a integridade dos dados e informações que estão sendo tramitadas.

Redução de custos operacionais

Os custos operacionais são reduzidos por dois motivos principais. O primeiro é que a empresa não precisa gastar com licenças para usar o software, já que soluções "as a service" funcionam sob demanda e com pagamento no formato de assinatura — ou seja, você só paga pelo sistema enquanto o estiver utilizando.

O segundo motivo é que a tecnologia ajuda a otimizar os processos desse setor, conforme já comentamos. Isso contribui para encontrar fornecedores mais compatíveis com a realidade e as necessidades do negócio, reduzindo o tempo de busca por esses parceiros.

Aumento da mobilidade

Sistemas as a service, como os voltados para procurement, podem ser acessados de qualquer dispositivo habilitado. Na prática, quer dizer que os profissionais não ficam limitados aos seus computadores para operarem a solução, podendo usá-lo de dispositivos móveis como tablets e smartphones (dependendo da versão).

Em um mundo no qual o home office deixou de ser uma tendência e se tornou a forma de trabalho oficial de muitas empresas, contar com softwares que podem ser acessados de qualquer lugar faz muito diferença para o dia a dia e para os resultados.

Personalização do sistema

E como dissemos, softwares no formato "as a service" são facilmente personalizáveis. Dessa forma, você pode contratar apenas as funcionalidades que são interessantes para o seu negócio e que contribuirão para otimizar a rotina de trabalho dos seus profissionais de compras. 

Além de tornar o uso da solução muito mais dinâmico, essa possibilidade também ajuda a reduzir custos, pois você não pagará por funções que não serão utilizadas.

Quais recursos um sistema como esse pode ter?  

A evolução de procurement as a service requer sistemas robustos, que atendam às necessidades da empresa, contribuam com sua escalabilidade e obtenção de resultados positivos.

Nesse cenário, a Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Entre os recursos que você encontrará no sistema de gestão de fornecedores da Linkana estão:










Quer saber, em detalhes, como tudo isso funciona e como ter a Linkana na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market