Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Onde fornecedores devem se cadastrar? 2 formas de se destacar!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 28, 2022

November 28, 2022

November 28, 2022

Identificar onde fornecedores devem se cadastrar é uma maneira proativa de buscar parcerias com outras empresas e, a partir daí, abastecer o negócio contratante com produtos e/ou serviços essenciais para seu funcionamento.

Na prática, isso significa "dar o primeiro passo" rumo a uma possível contratação, e não apenas aguardar que a sua empresa seja encontrada por outra e vista como uma fornecedora em potencial.

Basicamente, existem dois lugares onde fornecedores devem se cadastrar para atingir esse objetivo, que são: diretamente no site das empresas ou por meio de soluções como o CNPJ Linkana.

A maioria das companhias, especialmente as de grande porte, disponibiliza em seus sites um cadastro de fornecedores. O objetivo é formar um banco de dados com negócios que se consideram aptos para atender às suas necessidades de abastecimento.

Já no CNPJ Linkana é uma solução no qual, além de serem apresentados todos os dados da Receita Federal, o fornecedor tem a possibilidade de acessar o sistema e melhorar o cadastro, complementando com mais informações sobre o negócio.

Até o momento, já contabilizamos mais de 500 mil acessos. Por isso, sua empresa também pode ser encontrada lá! Isso ajuda você a se destacar dos concorrentes, e a chamar a atenção de potenciais contratantes.

Seja qual for o caminho, saber como e onde fornecedores devem se cadastrar é uma forma de aumentar as chances de fechar boas parcerias e, com isso, elevar sua participação no mercado, tornar sua empresa mais conhecida e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Esse tipo de estratégia é interessante para você? Então siga a leitura deste artigo e confira agora, em detalhes, como fazer seu cadastro de fornecedores em companhias privadas e no sistema da Linkana!

Onde fornecedores devem se cadastrar?

Como dissemos, existem dois principais lugares onde fornecedores devem se cadastrar, que são:


  • diretamente no site das empresas;


  • no sistema CNPJ Linkana.


Diretamente no site das empresas

Várias empresas, nacionais e estrangeiras, disponibilizam em seus sites um cadastro de fornecedores.

A ideia por trás dessa ferramenta é facilitar o registro de negócios que se consideram capacitados para atender às necessidades de supply chain da companhia.

Em linhas gerais, as empresas que oferecem essa opção solicitam dados e informações que permitam avaliar previamente a situação legal e econômica do fornecedor. 

Isso ajuda a reduzir os riscos de desclassificação e também contribui para diminuir o tempo necessário para a realização do processo de homologação.

Para potencializar esse tipo de busca ativa, as dicas são:


  • pesquise por empresas que atuem no mesmo segmento que o seu negócio, ou que precisem dos seus produtos/serviços para continuidade dos processos;


  • preencha o cadastro de fornecedores com o máximo de informações que forem possíveis, detalhando principalmente dados de contato e diferenciais competitivos;


  • no que se refere aos diferenciais competitivos, se possível, evidencie os motivos pelos quais você é o melhor fornecedor para aquela companhia — por exemplo, apresentando resultados ESG reais e certificações, como a ISO 9001.


Detalhes como esses podem fazer o seu nome se destacar dos demais concorrentes e, com isso, aumentar as chances de contratação.



Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

No sistema CNPJ Linkana

O sistema CNPJ Linkana é uma ferramenta gratuita de consulta ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Empresas que estão em busca de fornecedores usam essa solução para verificar a situação cadastral de potenciais fornecedores junto à Receita Federal, a fim de mitigar os riscos desse tipo de contratação.

Ao digitar o CNPJ na ferramenta, ou o nome da empresa, é possível aplicar diversos filtros e ter acesso a dados como:


  • Informações fiscais:


  • razão social;


  • nome fantasia;


  • situação cadastral;


  • porte;


  • data de abertura;


  • optante do MEI ou optante Simples;


  • natureza jurídica;


  • capital social.


  • Quadro Societário


  • Matriz e filiais


  • Endereço completo


  • CNAE principal e secundárias


Além disso, pelo sistema CNPJ Linkana também é possível consultar:


  • Cartão CNPJ;


  • CEIS, Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas;


  • CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;


  • CEPIM, Cadastro de Entidades  Privadas Sem Fins  Lucrativos Impedidas;


  • Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. 


E emitir:


  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;


  • Certidão Negativa de Tributos Federais;


  • Certificado de Regularidade do FGTS.


Quais outras funcionalidades poderão ser encontradas no CNPJ Linkana?

Agora que você sabe que o CNPJ Linkana é um dos lugares onde fornecedores devem se cadastrar, é importante deixarmos claro que esse sistema ficará ainda mais completo. Por conta disso, ele é considerado uma das melhores alternativas de cadastro proativo de fornecedores para apresentar a sua empresa a potenciais contratantes.

Além de todos os dados que acabamos de citar, será possível verificar também informações de risco e de compliance dos negócios. E tudo isso será facilmente encontrado com a aplicação de diferentes filtros de pesquisa.

Outro ponto de destaque do sistema Consulta CNPJ da Linkana é o acesso ao ESG Rating das empresas.

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta que aponta os riscos socioambientais e de governança de um potencial fornecedor. Para isso, são atribuídas pontuações para cada um dos pilares ESG, com base nas informações que foram apresentadas pela companhia que está sendo avaliada. 


Como se destacar como fornecedor?

Existem algumas boas práticas que podem ajudar o seu negócio a se destacar como fornecedor e, com isso, aumentar as chances de fechar mais parcerias.

Algumas dessas ações são:




  • complementar seu perfil no CNPJ Linkana.


O sistema Consulta CNPJ Linkana tem como base os dados cadastrados na Receita Federal. Porém, como dissemos logo na abertura deste artigo, os fornecedores podem complementar seus perfis, adicionando informações que ajudarão a destacar a empresa dos concorrentes. 

Por isso, confira como funciona o Consulta CNPJ da Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede!

Por que se cadastrar na Linkana?

Porque a base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques.

Grandes companhias como Mitre, CBA, Mondelez, Nivea, e muitas outras, já utilizam o sistema da Linkana para aprimorar a gestão de fornecedores.

Por isso, se quer destacar o seu negócio e chamar a atenção de empresas como essas, acrescente novas informações no sistema CNPJ Linkana!

Ao digitar seu CNPJ no Consulta CNPJ da Linkana, você verá o seu perfil público. Lá, terá um botão pelo qual poderá solicitar acesso para completar o seu cadastro! Ou, se preferir, basta enviar um e-mail para contato@linkana.com 



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market