Resources

Compras

Compras

Compras

O que é ruptura de estoque e como evitá-la no seu negócio?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 16, 2022

May 16, 2022

May 16, 2022

Todas as empresas que trabalham com venda de produtos, seja de maneira presencial ou online, precisam saber o que é ruptura de estoque.

A ruptura de estoque pode ser definida como a falta de um item para a venda, impossibilitando o cliente de comprá-lo.

Por exemplo, você mesmo, como consumidor, já deve ter ido até uma loja ou supermercado e não encontrado um produto que já havia sido comprado antes, não é mesmo? 

Até em lojas online isso acontece e é um problema que reflete diretamente no relacionamento com o cliente e, consequentemente, no faturamento do negócio.

Existem vários fatores que contribuem para que ocorra uma ruptura no abastecimento, incluindo a indústria, passando pelos fornecedores até o próprio varejo.

Em 2021, o Instituto Nacional do Varejo criou o Programa Ruptura Zero justamente com o objetivo de evitar essa quebra nos estoques, além da produção excessiva e do desperdício que acontece pelo descompasso na previsão de estocagem nas empresas.

Como dissemos, essa é uma situação que afeta diretamente a imagem e a receita de um negócio. Por isso, é muito importante ter atenção à ruptura de estoque e, principalmente, ao impacto que ela pode ter no negócio. 

Para aprender a como evitar que isso aconteça na sua empresa, continue a leitura e confira todas as orientações sobre esse tema.

O que é ruptura de estoque?

Continuando com a explicação sobre o que é ruptura de estoque, esse é o nome dado à situação que aponta a falta de algum produto para venda. 

Um exemplo simples é quando você vai até seu supermercado de costume para comprar uma determinada marca de papel toalha, mas, chegando lá, não encontra o produto que deseja, apenas o de outras marcas.

Isso tem relação direta com o processo de controle e reposição de estoque que as empresas que oferecem um portfólio variado de marcas precisam fazer para que o consumidor não sinta falta dos seus itens favoritos.

Fazendo o acompanhamento correto do desempenho das vendas de cada tipo de produto, é possível identificar os mais vendidos, além do quão rápido cada quantidade de estoque é consumida. 

Dessa forma, o ponto de ruptura de estoque pode ser evitado, visto que os gestores terão tempo para implementar ações que evitem a chegada a um nível zero de estocagem do item em questão.

Porém, é necessário considerar outras variáveis do mercado, as quais citamos mais adiante, para garantir que o seu negócio esteja sempre abastecido. 


4 tipos de ruptura de estoque

Outra informação que complementa o que é ruptura de estoque são os tipos existentes dessa situação. 

Essa diferenciação acontece porque, ao longo dos meses, uma empresa pode passar por momentos distintos em seu fluxo de trabalho, os quais podem afetá-la também de maneiras diferentes.

Seguindo esse princípio, os tipos de ruptura de estoque que a sua companhia pode sofrer são:


  • ruptura de exposição: acontece quando o produto acaba na prateleira, mas ainda há unidades no estoque. Essa condição costuma ocorrer devido a uma administração de reposição ineficiente;


  • ruptura de abastecimento ou de compra: é quando um modelo específico de um produto acaba, por exemplo, tamanho, cor, aroma, entre outras características;


  • ruptura fantasma: ocorre quando há o produto na prateleira e no estoque, mas a venda não acontece porque o cliente não consegue encontrá-lo. Comumente, esse problema está relacionado à organização de ponto de venda e ao posicionamento do item no estabelecimento comercial;


  • ruptura de cadastro: situação que acontece quando o consumidor busca por um produto que o negócio tem em estoque, mas que ainda não foi cadastrado e, como tal, não tem preço, impossibilitando a venda.


Quais são as principais causas da ruptura de estoque?

Agora que o conceito sobre o que é ruptura de estoque ficou mais claro, é fundamental entender quais os principais motivos pelos quais isso acontece. 

Sobre isso, é importante que você tenha em mente que várias causas podem contribuir para a ruptura de estoque. Afinal, uma cadeia de produção é totalmente integrada e, para dar certo, cada um dos envolvidos precisa fazer sua parte.

Isso significa que, desde os fornecedores que abastecem a indústria responsável pela fabricação com insumos, passando pelos distribuidores que abastecem os pontos de venda, chegando aos estabelecimentos comerciais que vendem para o consumidor final, todos são responsáveis por evitar essa ruptura. 

O Instituto Nacional do Varejo destacou os pontos abaixo como causas raiz do ponto de ruptura de estoque nas organizações:

1. Falta de previsão de vendas

Especialmente no caso das indústrias, a previsão de vendas é uma forma de ajustar a produção à demanda do mercado. Porém, esse cálculo não é aleatório. 

Os fabricantes precisam manter um histórico de produção para criar análises preditivas que forneçam uma orientação sobre a quantidade de produtos que será produzida. 

Com isso, a gestão de compras de matéria-prima, mão de obra, embalagem e transporte, tudo pode ser gerenciado para garantir o abastecimento.

2. Campanhas promocionais sem planejamento

Outro fator que causa a ruptura de estoque é quando a quantidade de produto disponível não é considerada ao criar uma ação promocional.

Um supermercado, por exemplo, deseja fazer uma promoção de uma determinada marca de extrato de tomate, porém, o estoque está baixíssimo e é comprado em pouco tempo.

Ou seja, a duração da campanha será muito maior do que a capacidade do supermercado de atender à demanda gerada. Logo, essa variável precisa ser considerada para que o estoque seja reforçado antes da divulgação.

3. Não ter uma meta semanal de vendas

Dependendo do tamanho do negócio e da diversidade de marcas vendidas, não ter uma meta semanal de vendas pode resultar em ruptura de estoque.

Isso porque, revisando semanalmente o desempenho dos produtos, é possível identificar quais estão vendendo bem, de quais marcas são e quais estão ficando encalhados no depósito.

Dessa forma, ações de venda podem ser planejadas de acordo com o produto, criando mais movimento para a rotina comercial.

4. Atrasos no abastecimento dos centros de distribuição

O centro de distribuição (CD) é um elo importante para cada cadeia de suprimentos, pois é de onde os produtos partem para a venda nas lojas.

Quando o estoque não chega na data prevista, acontece um atraso que leva à ruptura de estoque no comércio. Por isso, os CDs também precisam de processos logísticos eficientes tanto para receber quanto para distribuir os produtos estocados. 

5. Demora para reposição dos itens na gôndola

Imagina ter estoque e perder vendas por um erro tão simples que é a reposição dos produtos nas gôndolas.

Essa ruptura de estoque pode acontecer se a equipe interna do estabelecimento não tiver um sistema de checagem para que, à medida que as vendas acontecem, mais produtos sejam trazidos do depósito para reposição.

Somada a essas causas, podemos citar também:


  • processo de controle de estoque ineficiente;



  • problemas na indústria, tais como quebra de maquinário necessário para a fabricação do produto;



  • atraso por parte dos fornecedores, por exemplo, no envio de matéria-prima;



  • dificuldade de encontrar bons fornecedores.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como evitar a ruptura do estoque?

O que é ruptura de estoque está claro, assim como algumas das suas principais causas. Agora, é muito importante você saber como proteger a sua empresa de uma situação como essa.

Ao identificar alguma das causas que mencionamos acontecendo, é essencial agir rapidamente por meio da melhor gestão possível dentro do seu negócio. Veja algumas dicas de como evitar a ruptura de estoque.

Fazer um bom controle de vendas

Tanto a indústria quanto os comércios devem ter processos que permitam acompanhar e controlar a quantidade de produtos fabricados/vendidos para orientar a produção/venda.

O objetivo é produzir o necessário e ainda manter uma margem extra que evite a ruptura de estoque. Dessa maneira, as indústrias conseguem vender sempre e os comércios têm de onde comprar, sem a necessidade de acumular.

Leia também: "Como calcular ponto de ressuprimento e estoque de segurança"

Analisar o giro de estoque em loja e lead time de entrega

O acompanhamento do tempo que um produto demora para ser vendido (giro de estoque) precisa estar alinhado ao lead time de entrega do fornecedor.

Isso significa que, se um produto vende rápido, mas o lojista só fará um novo pedido quando houver a ruptura de estoque, seu consumidor vai deixar de ser atendido — inclusive, é bem provável que ele compre de outro estabelecimento.

Então, sabendo quanto tempo o fornecedor demora para entregar, é possível criar um planejamento para que não aconteça a ruptura.

Automatizar processos de acompanhamento

Manter um controle eficiente que elimine a ruptura de estoque é um desafio e, para isso, é preciso ter um setor de compras bem estruturado e procedimentos de acompanhamento definidos. 

Para auxiliar no trabalho, softwares e sistemas digitais são formas eficientes de alinhar detalhes como compras com fornecedores, variação de estoque, notificações de reposição etc.

Dessa forma, a equipe trabalha de maneira mais integrada e cada um pode realizar sua função no prazo adequado.

Dica de leitura: "Software de e-procurement: 6 benefícios e como escolher".

Encontre e mantenha bons fornecedores

Fechar parceria com bons fornecedores é essencial para evitar interrupções na sua cadeia de abastecimento do seu negócio.

Uma parte importante do processo de identificação do fornecedor ideal é a consulta ao CNPJ da empresa que pretende contratar. O motivo é que, por meio dessa análise, consegue-se obter uma série de informações sobre o fornecedor que ajudam a analisar os riscos dessa contratação.

Com a ferramenta CNPJ Linkana, por exemplo, você e sua equipe têm acesso a dados como:


  • situação cadastral;


  • quadro societário;


  • consulta ao CEPIM, CEIS, Síntegra e mais.


  • emissão de diversas certidões como a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, Certidão Negativa de Tributos Federais, entre outras.


Como ter as soluções da Linkana na sua empresa?

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Além da ferramenta de consulta ao CNPJ dos fornecedores que acabamos de citar, outras funcionalidades que você encontra no nosso sistema são:









Quanto aos nossos diferenciais:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Preencha agora o formulário abaixo e leve a Linkana para a sua empresa!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market