Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Você sabe o que é RFP? Conheça ferramenta que pode ajudar sua escolha de fornecedores

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 9, 2022

May 9, 2022

May 9, 2022

Sua empresa já precisou trocar de fornecedor por ele não entregar insumos com a qualidade ou prazo combinados anteriormente? Apesar deste ser um problema comum, ele não é tão fácil de ser resolvido.

Novos processos de busca de fornecedores, adaptações de sistema e resistência de funcionários podem atrapalhar a rotina corporativa e gerar um retrabalho que poderia ter sido evitado. Como? Com a implementação do RFP (Request for proposal, ou solicitação de proposta).

Se você não sabe o que é RFP, continue a leitura para levar mais eficiência e segurança às suas relações com terceiros.

O que é RFP?

RFP pode ser resumido como um documento que lista todas as necessidades da empresa contratante para aquisição de produtos ou contratação de serviços de terceiros. Parecida com uma licitação privada, a RFP mostra o interesse de uma empresa aos fornecedores, que concorrerão entre eles para fechar o negócio.

Uma RFP pode não ser utilizada em todos os momentos devido a sua complexidade. Entretanto, ela pode se tornar uma importante ferramenta em grandes aquisições ao estimular uma concorrência saudável entre os fornecedores.

Outras vantagens garantidas pela RFP são:

  • garantia de um padrão de ofertas para facilitar a análise;

  • ofertas personalizadas para as necessidades da empresa;

  • possibilidade de obter melhores preços, com descontos;

  • entender a capacidade de cada fornecedor disposto a negociar com sua empresa.

Qual a relação entre o que é RFP e RFI?

É possível que você tenha ouvido falar no termo RFI aliado ao RFP - e eles são partes complementares do processo de contratação de um novo fornecedor. O RFI (request for information, ou solicitação de informação) é um documento onde empresas que planejam adquirir alguma solução buscam mais informações sobre o produto ou serviço de interesse.

É comum que empresas comecem a busca por um novo fornecedor pelo RFI, já que as informações obtidas podem ajudar a entender quais parceiros conseguirão atender às necessidades e demandas da sua corporação.

Ou seja, enquanto o RFI é enviado a vários fornecedores, o RFP é distribuído apenas para os terceiros que passaram pela primeira análise corporativa.

Se você deseja aprender mais sobre RFI, sugerimos a leitura do artigo "Entenda o que é RFI e como usar documento ao seu favor na contratação de terceiros".

Como elaborar um RFP?

Definir os objetivos da contratação

Antes de começar a formatar uma RFP, é preciso entender o que se deseja contratar e o porquê. Inclusive, esses pontos devem estar citados no documento. No escopo da contratação, é importante inserir: 

  • o que precisa ser feito;

  • quais produtos ou serviços estão sendo cotados;

  • quando eles precisam estar disponíveis para o negócio.

Além disso, é importante incluir as premissas para que a contratação ocorra, os resultados esperados, as restrições e problemas que podem comprometer a negociação e outras informações gerais que ajudem o fornecedor a estar mais bem preparado para atender a sua empresa.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Detalhe todos os campos da Request for Proposal (RFP)

Com as necessidades mapeadas e a referência de qualidade estabelecida a partir da RFI, é possível criar a RFP detalhadamente, não esquecendo campos de informações, como:

  • introdução da RFP, com os dados da empresa, seu mercado, competidores, ameaças e oportunidades que estão surgindo e estimulando a busca pela solução a ser cotada;

  • objetivos e escopo da RFP, sinalizando para os competidores aquilo que a empresa está em busca e pretende obter como resultado a partir da contratação;

  • cronograma do processo, para que os participantes saibam o que devem enviar, em qual prazo, formato e endereço, seja eletrônico, seja físico;

  • critérios da proposta, sinalizando quais elementos são indispensáveis para a contratação, bem como sua ordem de prioridade;

  • desafios que já foram mapeados, demonstrando o que os fornecedores precisarão enfrentar e ter soluções eficientes;

  • orçamento destinado para a contratação.

Se uma empresa deseja contratar um serviço de call center terceirizado, por exemplo, pode apontar que, em alguns períodos do ano, o volume de sua demanda aumenta, e que esse desafio deve ser contemplado na proposta a ser enviada.

Analise as propostas recebidas

Após receber todas as propostas, a análise deve seguir as regras e critérios que foram divulgados, garantindo igualdade para todos os fornecedores que decidiram participar.

Assim como a empresa determina prazos para a entrega da proposta e avalia o comprometimento dos competidores a partir do cumprimento de suas regras, sua forma de lidar com o processo também demonstra respeito e credibilidade para os possíveis novos parceiros.

E não se esqueça que além de analisar a proposta recebida, é importante realizar uma homologação dos finalistas para entender qual desses fornecedores é o mais saudável e apto de realizar as tarefas sugeridas com segurança, qualidade e respeito aos prazos. 

Para lhe ajudar na homologação, criamos uma ferramenta gratuita onde é possível consultar o CNPJ de mais de 49 milhões de empresas, incluindo informações de situação cadastral, quadro societário e partes relacionadas.

Acesse aqui o Consulta CNPJ Linkana gratuitamente!

Notifique a proposta vencedora e dê um feedback aos demais

Assim que a decisão for tomada, a proposta vencedora deve ser notificada, bem como deve haver a notificação e agradecimento aos demais participantes.

A etapa final fica por conta da assinatura do contrato e planejamento da implantação do novo serviço, de acordo com o que foi estabelecido na proposta.

Leia também: Entenda o que é onboarding de fornecedores e a importância da prática

Entendeu o que é RFP?

Ao contratar uma nova tecnologia, produto ou serviço, é preciso ter em mente que a aquisição deve trazer melhorias ao negócio e, por isso, não pode ser tratada de maneira descompromissada.

É por isso que a adoção do que é RFP pode ser um enorme diferencial para quem busca mais segurança e qualidade nas contratações. Outro importante investimento é nosso software de homologação e Compliance, que realiza uma homologação e avaliação de fornecedores rápida e sem burocracia, com monitoramento automatizado. 

Se você deseja mitigar custos e riscos com toda sua gestão em um só lugar, de maneira integrada e segura, preencha os dados do formulário abaixo e comece a sua jornada em direção de mais segurança e controle:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market