Resources

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Matriz de Gestão de Risco : conceito, importância e dicas de aplicação

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 3, 2023

January 3, 2023

January 3, 2023

A Matriz de Gestão de Risco  é uma ferramenta de gerenciamento que permite aos gestores ampliar a visão sobre potenciais ameaças à empresa. O objetivo desse recurso é ajudar a proteger o negócio, o máximo que for possível, do impacto desses perigos.

Sobre isso, parte-se do princípio que, para se defender dos riscos, a prevenção é uma das melhores estratégias. 

Isso  porque esse comportamento permite  que a empresa analise melhor o cenário no qual está inserida, identificando as ameaças pertinentes a ela. Por consequência, os gestores  prepararam mais adequadamente a companhia para esses perigos, os quais muitos acabam sendo inevitáveis.

Por motivos como esses, a gestão de riscos é uma das grandes forças para organizações empresariais. Realizado ao longo de diversas etapas, esse gerenciamento deve abranger todo o processo operacional e utilizar ferramentas para mensurar as ameaças, como a Matriz de Gestão de Risco , e planejar formas de mitigação.

Neste artigo, você conhecerá tudo sobre essa estratégia, incluindo sua importância, funcionamento e como aplicar.

Por isso, siga a leitura e confira!

O que se entende por Gestão de Riscos para empresas?

Para falarmos sobre o que é Matriz de Gestão de Risco  precisamos, primeiro, explicar o que contempla esse tipo de gerenciamento, qual sua relevância e importância para o sucesso de uma empresa.

A Gestão de Riscos é um conjunto de ações que permite conhecer as ameaças que possam  afetar  um negócio, avaliar o status de cada uma delas e definir a prioridade para a solução desses problemas.

Executado ao longo de diversas etapas, esse gerenciamento requer planejamento, estudo de caso, desenvolvimento de respostas e uso de ferramentas para garantir a identificação dos riscos iminentes, bem como a rápida resposta da gestão para diminuir o impacto sentido.

O vídeo abaixo mostra uma das formas de aplicação da gestão de riscos em projetos de empreendimento que até mesmo empresas consolidadas podem usar para se adequarem.

https://www.youtube.com/watch?v=FT_Kh3BQIfE&t=6s

Quais as etapas da Avaliação de Risco?

As etapas da Avaliação de Risco objetivam abranger todos os perigos que podem atingir um negócio. Uma vez que isso é identificado, é necessário avaliar cada um deles e definir quais ações podem ser postas em prática para saná-los ou, ao menos, minimizá-los.

Por conta disso, essas fases contemplam:

1. Identificar todos os riscos e quais pessoas (stakeholders) estão expostos a eles

2. Avaliar o nível de probabilidade de essas ameaças acontecerem, bem com a gravidade de cada uma, e definir ordem de importância de resolução

3. Encontrar quais iniciativas podem ser usadas para mitigar os riscos, ou mesmo eliminá-los totalmente

4. Adotar medidas preventivas e proteção, com base no que foi identificado e definido até o momento

5. Acompanhar pontualmente todas as estratégias adotadas e rever os planos de ação periodicamente.

O que é Matriz de Gestão de Risco ?

Podemos definir a Matriz de Gestão de Risco  como uma ferramenta de análise e gerenciamento dos riscos inerentes a uma atividade empresarial

Ela reúne uma listagem de todos os perigos projetados para o negócio, procedendo com a análise de probabilidade e impacto deles se realizarem.

Apresentada por meio de uma visualização gráfica simples e objetiva, a Matriz de Gestão de Risco  serve para entender os problemas, falhas e ameaças ao longo de todas as atividades de uma empresa.

Dessa forma, esse recurso permite mapear as atividades mais importantes e os riscos intrínsecos, inclusive as ameaças que precisam ser enfrentadas para alcançar as metas de performance estabelecidas. 

Portanto, o objetivo da Matriz de Gestão de Risco  é conhecer, antecipadamente, os perigos mais impactantes e/ou prováveis que podem atingir a empresa

A partir desse conhecimento, a organização pode desenvolver soluções para a mitigação desses impactos. Ou seja, planejar as ações da gestão de risco com base em uma análise confiável e eficiente.

Qual é o propósito da Matriz de Riscos?

O principal propósito da Matriz de Riscos é ser uma ferramenta que ajuda a identificar  os perigos que podem atingir negativamente um negócio.

A partir desse levantamento, os gestores têm nas mãos informações essenciais para proteger a companhia dessas ameaças, as quais podem ser diretas ou indiretas.

Uma vez que se tem esse conhecimento, fica mais fácil definir procedimentos e condutas que resguardem a empresa de danos à sua imagem, reputação, relacionamento com fornecedores, com funcionários, com clientes e diversos outros pontos que, ao final, acabam afetando a sua lucratividade.

Quais são os benefícios da Matriz de Risco? 

São muitos os benefícios que podem ser obtidos com a Matriz de Risco. Entre os que mais se destacam estão:

  • antecipar-se a eventuais ameaças, potencializando a chance de reduzir os impactos gerados;

  • ponderar sobre quanto os riscos compensam os resultados positivos que podem ser alcançados;

  • elaborar planos de proteção e contingência mais precisos e pontuais;

  • preparar o negócio, antecipadamente, para possíveis mudanças que afetarão sua dinâmica, reduzindo, ou mesmo eliminando, os efeitos negativos.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a importância da Matriz de Risco para a gestão empresarial?

Riscos são sempre uma possibilidade, mas isso não significa que podem ser ignorados ou classificados como inevitáveis. A gestão de risco deve conhecer as ameaças, entender o que cada uma delas pode provocar e otimizar o processo para diminuir seus efeitos.

Para que a análise e gestão de risco sejam realizadas adequadamente, é preciso iniciar com um mapeamento e classificação eficiente dos riscos, considerando cada operação da empresa, o momento do mercado e as forças externas ou internas que influenciam cada um deles.

Aqui, temos a importância da Matriz de Gestão de Risco s, que faz exatamente isso. Ela permite conhecer os perigos, mensurar sua probabilidade de realização e o impacto sentido, principalmente em relação ao faturamento.

Com essas informações dispostas em um gráfico de fácil leitura, a compreensão sobre o que deve ser combatido é clara e objetiva para todos os envolvidos no processo.

Além disso, a Matriz da Gestão de Riscosserve como contraprova do planejamento estratégico

A partir de sua análise, é possível comprovar ou retificar uma informação, além de aprofundar nos detalhes e definir a ordem de prioridade para o desenvolvimento de soluções.

Como funciona a Matriz de Gestão de Risco ?

A Matriz de Gestão de Risco  também é chamada de matriz de probabilidade e impacto, já que esses são os exatos parâmetros que ela pretende analisar e demonstrar. 

Antes de demonstrarmos sua aplicação, é bem importante que você entenda o que cada um desses dois critérios analisa.

Matriz de Probabilidade

Consiste na avaliação da chance de um problema ou ameaça se concretizar ao longo da cadeia operacional de uma empresa. Em geral, uma companhia tem toda sua operação mapeada e planejada antes de iniciar uma atividade. 

Nesse caso, a probabilidade analisa a possibilidade de as atividades não saírem de acordo com o planejamento inicial.

Matriz de Impacto

Além de se considerar as chances de um risco ou evento dessa natureza acontecer, é preciso medir as consequências provocadas por sua concretização. 

Qual a intensidade, quais as áreas afetadas, qual o impacto financeiro? Todas essas perguntas devem ser respondidas para avaliar o impacto na matriz da gestão de riscos e identificar qual a ordem de prioridade para diminuir as consequências sentidas.

Como usar a Matriz de Risco?

Cada um desses parâmetros é disposto nos eixos x e y de um gráfico. A partir daí, é preciso avaliar a criticidade do risco com base na sua probabilidade de concretização e no impacto financeiro provocado.

De modo geral, os níveis de criticidade para probabilidade podem ser:

  • Improvável

  • Pouco provável

  • Possível

  • Muito possível

Por outro lado, a criticidade do impacto pode ser medida da seguinte forma:

  • Impacto nulo ou inexistente

  • Impacto baixo

  • Impacto médio

  • Impacto alto


Dessa forma, quanto mais baixa a probabilidade e o impacto, menor a atenção que deve ser dada ao risco em questão, pois é improvável que aconteça e seu impacto tende a ser inexistente. 

Mas à medida que um risco é classificado em um nível acima em um ou ambos os eixos, maior sua necessidade de atenção e importância para a gestão de riscos.

Como aplicar a Matriz de Gestão de Risco ?

A aplicação da Matriz de Gestão de Risco  é essencial para que o processo tenha não só um mapeamento de suas operações, mas também dos eventos capazes de impactar sua atividade e prejudicar a capacidade de atingir as metas estabelecidas.

Para isso, as nossas dicas de como aplicar a Matriz de Gestão de Risco  são as seguintes:

1. Conheça sua estrutura e conte com seus gestores

A estrutura de uma empresa é complexa e variada, mas conhecer cada uma de suas partes é importante para gerar uma Matriz de Risco confiável e eficiente. Para aumentar a assertividade da análise e gestão de riscos, conte com as lideranças internas para obter insights relevantes.

2. Entenda a legislação do mercado

As normas vigentes são a base da governança em uma empresa, e são uma fonte crucial de riscos, caso sejam descumpridas. 

Por isso, conhecer as legislações pertinentes à companhia auxilia a criar   uma Matriz de Gestão de Risco s atualizada e realista.

3. Tenha um mapeamento de riscos

Mapear os riscos e tê-los dispostos em uma listagem é o ponto de partida para criação da matriz. Por isso, é essencial incluir essa etapa no planejamento estratégico. Isso pode ser feito por meio de uma análise minuciosa de todos os perigos que podem atingir, direta ou indiretamente, a companhia.

4. Analise riscos de fornecedores

A cadeia de suprimentos oferece uma série de riscos para as organizações, os quais podem afetar o padrão de qualidade, eficiência de produção, lucratividade e até mesmo a reputação da empresa

Esse é um dos principais motivos pelos quais você deve considerar os riscos de fornecedores de produtos e serviços na sua operação.

5. Faça atualizações constantes

A gestão de riscos é recorrente nas atividades da empresa, uma vez que o cenário está sempre mudando. Assim, é necessário planejar atualizações para a Matriz de Gestão de Risco s, visando garantir sua relevância e efetividade na proteção das atividades de uma empresa.

De que maneira a tecnologia pode ser uma aliada na mitigação de riscos?

Como falamos anteriormente, a rede de fornecedores é essencial para as atividades de uma empresa, mas também existem muitos riscos pertinentes a esse tipo de relação comercial. A fim de combater esses perigos, um bom processo de qualificação de fornecedores é imprescindível.

Para realizar essa atividade com agilidade e sem burocracia, a consulta de dados públicos de forma automatizada é uma das melhores formas, pois otimiza a atuação do setor de compras do seu negócio. 

Quanto a isso, a Linkana pode ajudar você e a sua equipe de compras e procurement!

O sistema da Linkana conta com tecnologia Robot Process Automation (RPA) para consultas públicas, emissão de certidões negativas e diagnósticos a partir de CNPJ de potenciais fornecedores. Tudo de maneira simples, rápida e extremamente eficiente!

Além disso, nossa plataforma oferece diversos recursos que facilitam o gerenciamento e monitoramento dos fornecedores homologados, um deles é o Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma solução que analisa os riscos ambientais, sociais e de governança dos fornecedores. Por meio de pontuações atribuídas a cada um dos pilares ESG, você e seu time saberão quais as ameaças, relacionadas a esse critério, o seu negócio terá se firmar essa parceria.

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Quer conferir como tudo isso funciona? Então preencha o formulário abaixo agora mesmo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market