Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Manual de avaliação de fornecedores: 6 boas práticas para seguir

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 7, 2020

October 7, 2020

October 7, 2020

Realizar a avaliação de desempenho de fornecedores é uma necessidade frequente para o departamento de compras de uma empresa, visando obter dados de desempenho dos parceiros comerciais para monitorar metas, negociar contratos e manter a cadeia de suprimentos em um fluxo contínuo.

Para montar um manual de avaliação de fornecedores, as boas práticas a seguir incluem:

  1. Monitorar o Compliance de fornecedores;

  2. Registrar a evolução de custos;

  3. Medir o tempo de entrega;

  4. Avaliar a taxa de aproveitamento das entregas;

  5. Lead time dos pedidos;

  6. Disponibilidade de atendimento e tempo de resposta.

Entenda melhor as práticas citadas e veja como seguir o manual de avaliação de fornecedores na sua supply chain através de indicadores precisos e um método eficiente.

Qual a importância da avaliação de fornecedores?

Uma empresa de sucesso precisa manter as suas engrenagens em constante movimento. Ao inserir um parceiro comercial nesse processo, é importante buscar maneiras de se certificar que o ritmo ideal e o padrão de qualidade não sejam afetados negativamente.

Para isso, montar e aplicar o manual de avaliação de fornecedores é essencial. Através desses métodos de avaliação de fornecedores é possível garantir a rentabilidade de uma parceria e ainda gerar um ranking de fornecedores para priorizar em ações futuras.

Tudo começa na qualificação de fornecedores

Em primeiro lugar, é importante que o processo de qualificação de fornecedores produza a base de dados para a avaliação de desempenho de fornecedores. Isso ocorre através do ciclo de qualificação de fornecedores e acaba por filtrar os indicadores que precisamos prestar atenção durante a etapa.

De modo geral, a qualificação de fornecedores segue as seguintes etapas:

1. Análise de informações públicas;

2. Convite e análise de informações privadas;

3. Análise de riscos;

4. Revisão de documentação;

5. Aprovação e homologação do fornecedor.

Após essa etapa do processo, temos a manutenção de fornecedores, onde a empresa contratante irá registrar o histórico de pedidos, tentativas de negociação, atualização de documentos e certificados, além de executar a avaliação de desempenho dos fornecedores.

De acordo com o resultado dos dados obtidos na avaliação de desempenho e outros registros relacionados a auditoria de fornecedores homologados, é possível descontinuar a parceria comercial com base em fatores diversos, como:

  • Fornecedor inapto a cumprir as exigências de qualidade e eficiência;

  • Produtos descontinuados na operação do contratante;

  • Produtos reformulados pelo contratante;

  • Matéria-prima do fornecedor não atende às especificações exigidas.

6 passos do manual de avaliação de fornecedores

No início do artigo citamos 6 boas práticas para o manual de avaliação de fornecedores. Agora, vamos entrar no detalhe de cada etapa para compreender como esses métodos de avaliação de fornecedores auxiliam o departamento de compras a classificar os fornecedores homologados de acordo com a sua performance.

1. Monitoramento de Compliance

Compliance é um conceito que vem do termo em inglês "to comply", que significa estar em acordo ou em conformidade com regras e normas previamente estabelecidas.

Na qualificação de fornecedores, a pesquisa de Compliance é realizada para mitigar riscos e encontrar empresas de fornecimento que não apresentem pendências e ameaças em uma eventual contratação.

Para o manual de avaliação de fornecedores, o monitoramento de Compliance se dá através da manutenção de fornecedores, mencionada no tópico anterior, onde periodicamente devemos atualizar os certificados emitidos e conferir se a empresa se mantém em conformidade com as normas da atividade exercida.

2. Registro da evolução de custos

O custo médio de cada pedido deve ser registrado e comparado em diferentes períodos para que se obtenha um gráfico da sua evolução. Com essa informação é possível obter insights relevantes para o desempenho do fornecedor.

Por exemplo, ao perceber que o custo aumentou sem que outros indicadores, como nível de qualidade, tenham melhora, temos um sinal de alerta para a parceria. A evolução de custos também serve de parâmetro para identificar a melhor hora de renegociar um contrato de fornecimento.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

3. Tempo de entrega

O manual de avaliação de fornecedores deve conter a análise dos prazos para entregas efetuadas. Além da quantidade de dias passados, é relevante ficar atento se esse valor está de acordo com os prazos informados no momento da negociação.

Qualquer flutuação é pertinente. Demoras prejudicam o fluxo da cadeia de suprimentos e podem gerar prejuízos. Entregas antecipadas podem conceder pontos de vantagem para o ranking de fornecedores, desde que a armazenagem da empresa contratante consiga absorver a carga.

4. Taxa de aproveitamento

Um fator de grande peso para o manual de avaliação de fornecedores é a taxa de aproveitamento das entregas. De nada adianta uma entrega extremamente rápida se ela for executada com descuido, gerando desperdício de recursos.

Entre as ocorrências que podem diminuir a taxa de aproveitamento e o desempenho do fornecedor, podemos citar:

  • Produtos defeituosos;

  • Produtos em desacordo com o pedido;

  • Ausência de produtos no pedido;

  • Produtos em desacordo com as especificações fornecidas.

Resumidamente, qualquer problema com a entrega do pedido que provoque desperdício de recursos e eventualmente a recusa da entrega, seja parcial ou total, irá afetar o indicador.

5. Lead time

Lead time é o tempo utilizado por toda a compra de suprimentos, da realização do pedido por parte do contratante, até a finalização da entrega do produto ou prestação do serviço.

Entenda o que é o lead time e como calcular no vídeo da TV Kaizen:

https://www.youtube.com/watch?v=G0a4IUff9iY

Por isso, o lead time no manual de avaliação de fornecedores mede o tempo total, considerando fatores como a praticidade de se fazer um pedido, agilidade do fornecedor e como tudo isso se encaixa na sua produção.

6. Atendimento e resposta

Interligado aos indicadores anteriores, a disponibilidade de atendimento e tempo de resposta são fatores importantes para o manual de avaliação de fornecedores. Isso porque todo tempo de espera e dificuldade de atendimento prejudica a capacidade de solucionar um problema e reagir a um evento.

Dessa forma, fornecedores que diminuem os canais de atendimento, têm processos muito burocráticos ou levam muito tempo para responder solicitações acabam com um desempenho muito abaixo do esperado.

Encontre bons fornecedores sem burocracia

Avaliar o desempenho de fornecedores fica muito mais fácil com um processo de qualificação eficiente e capaz de indicar bons parceiros comerciais para sua empresa.

A Linkana automatiza o processo de Compliance para o setor de compras ganhar tempo e qualidade na captação de fornecedores. Nosso sistema de e-procurement usa tecnologia de ponta, totalmente segura e fácil de usar, ideal para diminuir a burocracia e facilitar a gestão de fornecedores.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market