Resources

ESG

ESG

ESG

O que é logística sustentável e qual a importância?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 12, 2023

January 12, 2023

January 12, 2023

A logística sustentável pode ser definida como um conjunto de ações que garantem a eficiência de processos de armazenamento, entrega e transporte de matérias-primas, insumos e/ou produtos prontos, sem gerar impactos negativos ao meio ambiente, ou gerando o mínimo possível.

Sobre isso, é importante destacarmos que a sustentabilidade é uma pauta importante que, atualmente, tem se tornado um tema cada vez mais recorrente. Isso acontece especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas. 

Essa percepção tem estimulado muitas empresas a pensarem mais em logística mais sustentável para seus negócios

Nesse contexto, é válido informar que o conceito de logística sustentável é mais abrangente que a logística verde — o qual compreende em ações para criar um sistema de transporte mais eficiente e menos poluente. 

Esse, no entanto, objetiva práticas que incluem desde os processos internos até a reciclagem dos itens que são fabricados pela marca.

Entre os países com maior acúmulo de emissões de gás carbônico, o principal colaborador do efeito estufa, de 1850 a 2021, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial.

Por isso, a conscientização em relação ao reflexo que as atividades empresariais geram à natureza se tornam cada vez mais necessárias. A prova disso é que o consumidor valoriza essas ações e espera boas condutas das companhias.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre consumo consciente, 62% dos entrevistados afirmaram que já boicotaram marcas ou empresas por causa de acusações de crimes ambientais.

Por motivos como esses é tão importante se atentar ao que é decidido e executado na sua empresa, quanto a esse conceito, bem como sobre o que é realizado por seus parceiros de negócio, a exemplo dos fornecedores. Afinal, eles são parte essencial da sua cadeia produtiva e do sucesso da sua companhia.

Concorda com isso? Então continue a leitura e entenda mais sobre o que é logística sustentável, qual a importância e como implementá-la na sua empresa.

O que é logística sustentável?

A logística sustentável é um planejamento com ações voltadas para otimização dos recursos de produção e transporte, com o objetivo de minimizar os impactos socioambientais de uma determinada atividade empresarial.

Ou seja, a ideia é que a empresa aprimore e modernize o seu fluxo logístico, mas garantindo que isso não afete, ou deixe de afetar, a natureza e qualidade de vida das pessoas.

Nesse cenário, questões como redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, menos desperdício de insumos, reposição de fauna e flora estão inseridos, além de outros que resultam no mesmo objetivo.

Como surgiu a logística sustentável?

A busca por uma logística sustentável não é algo novo no Brasil. Entretanto, o Decreto Nº 7.746 de 2012, que define critérios e práticas para a promoção de um desenvolvimento nacional sustentável, chamou a atenção para esse conceito e o tornou ainda mais relevante.

Por conta disso, as empresas passaram a estudar mudanças que, ao serem implementadas, tornavam seus processos produtivos menos impactantes à natureza. 

Para isso, suas ações deveriam resultar em menos desperdício de matéria-prima, menos resíduos incluindo o seu reaproveitamento, melhor aproveitamento da energia elétrica e água, entre outros pontos relacionados.

Além disso, devem entrar no planejamento da logística sustentável os processos de  armazenamento e a embalagem dos produtos. Isso inclui pesquisar materiais recicláveis, biodegradáveis, eliminação e redução de resíduos plásticos etc.

Por fim, o estudo do transporte é outra parte estratégica, pois os resíduos gerados por carros e caminhões e o consumo de combustíveis fósseis são os que mais contribuem para a degradação do meio ambiente.

Implementar uma logística sustentável exige bastante trabalho, mas os consumidores estão de olho nessa iniciativa. Outra prova disso é, segundo a pesquisa da CNI, 38% dos clientes checam se o produto que está adquirindo foi produzido corretamente e se a empresa se preocupa com os efeitos que isso gera ao meio ambiente.

Quais os princípios da logística sustentável?

O princípio fundamental da logística sustentável é estimular o crescimento das empresas, incluindo ações que promovam cuidados com o meio ambiente e que diminuam os impactos das atividades empresariais a esse ecossistema.

Para chegar a esse resultado, são atrelados outros princípios complementares, que são:

  • reduzir: resíduos, efeitos nocivos, danos à natureza e outros;

  • reutilizar: produtos, matérias-primas e outros itens da cadeia produtiva;

  • reciclar: insumos que são usados antes, durante e depois do processo de fabricação;

  • recuperação: de embalagens, especialmente orientando os clientes de como fazer isso corretamente e oferecendo canais para descarte correto.

Qual a relação da logística com a sustentabilidade?

Para explicarmos a relação entre logística e sustentabilidade, o primeiro passo é falarmos o que abrange esse segundo termo.

Sustentabilidade pode ser descrita como uma maneira de atender às necessidades presentes, sem que isso comprometa gerações futuras de também suprirem suas necessidades.

Em outras palavras, podemos dizer também que é a busca por um equilíbrio entre precisar explorar recursos naturais e protegê-los de danos que, muitas vezes, podem ser irreversíveis e até afetar seriamente a vida humana e animal.

Aqui, vale conceituar também o que é logística, que são ações voltadas para garantir o fluxo de trabalho de uma empresa, indo da fabricação à entrega do produto pronto ao cliente final.

Com base nessas duas definições, é possível entender, claramente, que a relação entre logística e sustentabilidade consiste no esforço que uma empresa faz para que sua rotina de atividades não afete negativamente o meio ambiente.

Esse ponto de convergência deve garantir que o negócio não perca eficiência, mas que suas ações protejam a natureza e/ou encontre formas de gerar o menor impacto que for possível, ou mesmo recompensar esse resultado negativo.

Aproveite e leia também: "Entenda a importância do reconhecimento de riscos ambientais e como adotar esse processo na sua empresa"

Qual a importância da logística sustentável?

A logística sustentável é um diferencial importante para os negócios, visto que demonstra o posicionamento da empresa em relação ao futuro do mercado e da economia, bem como seu comprometimento com os consumidores e com o meio ambiente.

Seguindo um sistema que aproveita melhor o potencial de cada recurso, eliminando e/ou reduzindo os desperdícios, é possível alcançar metas de crescimento, aumentar o faturamento e crescer a base de clientes, chamando a atenção dos consumidores que têm os mesmos valores.

Dessa forma, as empresas ficam mais atentas aos efeitos da sua produção e podem agir para diminuir os impactos na comunidade local por meio de iniciativas que, inclusive, podem ir além da cidade onde se encontra.

Empresas como Unilever, Natura e HP investem tanto em ações para otimizar o sistema de transporte de seus produtos quanto em ações de logística reserva, criando processos de descarte, reaproveitamento e devolução de produtos e resíduos.

Mesmo que isso signifique um custo mais alto, muitos consumidores brasileiros (36%) estão dispostos a pagar para ter alimentos e outros produtos ambientalmente corretos.

Essa disposição do mercado reforça a importância das marcas estudarem como colocar a logística sustentável em prática e planejar uma evolução nessa área.

Como aplicar a logística sustentável na sua empresa?

Cada empresa pode estabelecer seus próprios processos e políticas de logística sustentável, de acordo com o tipo de atividade que desempenha.

A seguir, destacamos três ações que podem contribuir para começar a colocar esse conceito em prática e ter uma visão crítica e realista para evoluir cada fase do negócio.

1. Entenda os processos da empresa

A logística sustentável começa internamente e vai até a chegada no consumidor final. Por isso, é fundamental entender como funcionam os processos de cada área para avaliar o desempenho e listar as melhorias que podem ser implementadas.

Para isso, você deve estudar como funciona a cadeia produtiva do seu negócio desde a fase da fabricação até a embalagem, passando por como os produtos são transportados, os gastos mensais com energia elétrica, água, combustíveis, entre outros relacionados. 

Considere também o grau de conscientização que a empresa promove para que a equipe entenda o papel da sustentabilidade no trabalho e perceba isso como um valor a ser respeitado e desenvolvido.

2. Implemente a logística reversa

A logística reversa inclui uma série de iniciativas para orientar os consumidores sobre como devolver/trocar um produto, como descartá-lo para reciclagem, formas de aproveitamento e quem são os parceiros da empresa, como ONGs, que ajudam a reduzir o impacto dos resíduos.

Ou seja, não basta apenas usar uma embalagem reciclável ou biodegradável. É preciso orientar o cliente sobre o que fazer após utilizar o conteúdo desse item.

Existem empresas que criam áreas em seus sites com as orientações de logística reversa, que incluem um QR Code na embalagem ou que enviam um e-mail após a compra para evitar a impressão e o uso de papel.

Dica de leitura: "Procura de fornecedores: passo a passo completo + dicas"

3. Revise o planejamento de rotas de entrega

O tamanho da frota, o tipo de combustível utilizado e por onde ela passa, são detalhes do planejamento de rotas de entrega.

Independentemente de ser um serviço próprio ou terceirizado, é importante revisar o impacto causado por esse processo e estudar formas de otimizá-lo.

Para isso, priorize parceiros que tenham  a mesma preocupação que você com o meio ambiente, a fim de facilitar esse alinhamento. 

Aqui, podem entrar objetivos como:

  • reduzir a emissão de gases poluentes com uma frota de veículos com melhor desempenho;

  • diminuir o número de manutenções;

  • encontrar meios de reduzir o consumo de combustível;

  • criar rotas que incluam mais locais de entrega em uma mesma região.

No episódio de abertura do nosso podcast ‘Procurement Hero’, convidamos Renan Rosauro, Head de Procurement da BASF, para falar sobre os desafios de sourcing, risco e sustentabilidade da cadeia de fornecedores diretos da empresa. Vale o play!

https://open.spotify.com/episode/7oKWK0Kqqouw8mgSNuD8Al?go=1&sp_cid=c4e3be17d5fdaf590e9dad4df598b43a&utm_source=embed_player_p&utm_medium=mobile&nd=1

Quais são as vantagens da logística sustentável?

São várias as vantagens de investir em um trabalho de logística sustentável. Entre as que mais se destacam, estão:

  • diminuir os custos da empresa, criando uma operação mais enxuta;

  • aumentar os lucros do negócio;

  • consolidar a imagem da companhia no mercado como um negócio que valoriza as questões socioambientais;

  • manter uma base de clientes fiéis que consome e apoia iniciativas sustentáveis; 

  • influenciar positivamente a comunidade local, promovendo ações que incentivam o aprendizado e a melhoria da qualidade de vida.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Tenha fornecedores sustentáveis na sua empresa!

Agora que você sabe mais sobre logística sustentável e como colocá-la em prática, tem parâmetros para analisar melhor seus parceiros de negócios, a exemplo dos fornecedores, os quais podem contribuir para potencializar esse modo de atuação.

Uma forma de fazer isso é investindo na consulta de dados e em um processo de homologação consistente, que cheque todos os dados necessários dos seus fornecedores.

A Linkana dá suporte para essa operação por meio de tecnologias inteligentes para combater a burocracia e aumentar a eficiência na gestão de fornecedores.

Focada na análise inteligente de dados públicos e privados de fornecedores, nossa plataforma oferece também uma série de funcionalidades, que são:

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Você e sua equipe de compras e procurement também podem contar com o Linkana ESG Rating, ferramenta que mensura o risco ambiental, social e de governança das empresas. Desse modo, é possível analisar com mais precisão os potenciais riscos de fechar parcerias com os fornecedores analisados.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Quer conhecer, em detalhes, tudo o que a Linkana pode oferecer para o seu negócio? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market