Resources

ESG

ESG

ESG

ISS ESG: o que é e por que ratings ESG são tão importantes?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 2, 2023

August 2, 2023

August 2, 2023

ISS ESG é uma solução de análise e classificação socioambiental e de governança oferecida pela empresa ISS, Institutional Shareholder Services.

Essa divisão tem, por principal objetivo, ajudar nas tomadas de decisão de investidores corporativos, por meio da entrega de resultados de avaliações ESG de diversas empresas.

Para contribuir com a construção de investimentos estratégicos, a ISS ESG levanta e disponibiliza para os seus clientes informações detalhadas sobre o nível de comprometimento e resultados obtidos com boas práticas. Para tal, considera critérios de sustentabilidade e governança corporativa das companhias avaliadas.

Os motivos pelos quais investidores buscam por negócios com esse perfil é até bastante claro: eles querem garantir que seus recursos sejam aplicados em empresas que prezam por esses valores, ao mesmo tempo em que geram boa rentabilidade.

E para companhias como a sua, qual a importância do rating ESG? Esse conceito teria impacto na gestão de fornecedores?

Neste artigo, responderemos essas perguntas, e também falaremos mais sobre a divisão ESG da Institutional Shareholder Services e o que a entidade oferece a quem contrata seus serviços.

Por isso, siga a leitura e confira tudo agora mesmo!

O que é ISS ESG?

A ISS ESG é uma solução que permite a investidores corporativos desenvolverem e integrarem políticas e práticas voltadas para investimentos responsáveis.

Os dados e informações levantados e oferecidos por essa divisão da Institutional Shareholder Services (ISS) contribuem para que investidores consigam se envolver mais nas ações ambientais, sociais e de governança das companhias nas quais pretendem aplicar recursos financeiros. 

A ISS ESG também facilita o monitoramento das práticas ESG adotadas pelas organizações que já estão nos portfólios de investimento. A avaliação acontece por meio de ferramentas de triagem que fazem automaticamente esse acompanhamento.

Somado a tudo isso, essa solução também fornece:

  • dados climáticos;

  • serviços e análise de consultoria;

  • pesquisas e classificações ESG corporativas.

Todos esses fatores ajudam seus contratantes na identificação, mensuração e avaliação de oportunidades e riscos ESG relevantes para suas estratégias de investimento.

O que faz a Institutional Shareholder Services (ISS)?

Aqui, é interessante saber que a Institutional Shareholder Services (ISS) é formada por um grupo de empresas que têm, como foco, a capacitação de investidores e de outras companhias para a construção de um crescimento empresarial sustentável e de longo prazo.

Para chegar a esse resultado, a entidade fornece análises, dados e insights de alta qualidade.

Fundada em 1985, a ISS se identifica como uma provedora líder de soluções de investimento e governança corporativa responsável. Seu portfólio inclui serviços de fundos, eventos e conteúdo editorial, além de diretrizes de investimento responsável para investidores e corporações.

Segundo dados apresentados no site oficial, a ISS opera em 25 locais distribuídos em 15 países, e já atende, aproximadamente, 3.400 clientes.

No que se refere à divisão ISS ESG, são mais de 1.100 clientes e mais de 7.800 empresas classificadas de acordo com os critérios de governança, social e ambiental de suas ações.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Conheça os 4 principais riscos ESG para a sua empresa e como evitá-los com 3 dicas"


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como funciona o rating ISS ESG?

O rating ISS ESG inclui diversas avaliações voltadas para a mensuração desse conceito, por exemplo:

  • impacto das práticas ESG adotadas sobre o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, Organizações das Nações Unidas;

  • cumprimento dos direitos humanos;

  • atendimento de leis, regras e padrões trabalhistas;

  • participação em atos corruptivos.

Para isso, essa divisão da ISS oferece aos clientes ferramentas direcionadas para análise e verificação de:

  • classificação de fundos ESG;

  • classificações gerais ESG;

  • soluções de índice ESG;

  • soluções climáticas;

  • serviços de consultoria;

  • pontuação de risco cibernético;

  • entre outras.



Por que fazer consultas de ratings ESG de empresas fornecedoras?

Boas práticas ESG devem fazer parte dos processos de todas as empresas, independentemente do porte ou do segmento. 

Além de chamar a atenção de investidores — como você pôde ver pela atuação da divisão da ISS — a adoção dos critérios é uma forma de atender aos demais stakeholders que consideram esses pilares como determinantes para suas tomadas de decisão.

Entre os diversos resultados positivos que podem ser obtidos com essa abordagem, um dos que se destaca é o aprimoramento do relacionamento com os clientes. Esse, por sua vez, gera aumento do poder de atração e de fidelização da marca e, consequentemente, mais volume de vendas e faturamento.

Todavia, é fundamental que o conceito ESG esteja inserido em todas as frentes de atuação da companhia, o que inclui também sua supply chain.

A prática é importante porque relacionar o nome do seu negócio a um que não respeita questões ambientais, sociais e de governança gera uma série de riscos.

Aqui, estamos falando em, por exemplo, trazer ou manter, na sua rede de abastecimento, fornecedores envolvidos em crimes como lavagem de dinheiro, uso de mão-de-obra infantil e/ou análoga à escravidão, desmatamento ilegal, entre diversos outros delitos similares.

Por mais que a sua companhia não tenha participação direta em atividades como essas, pode ser considerada conivente com as atitudes dos fornecedores contratados se mantiver relação comercial com eles.

Esse posicionamento eleva riscos jurídicos, financeiros, reputacionais, ambientais, de desabastecimento, de compliance, entre vários outros.

Em resumo, é possível dizer que consultar ratings ESG de fornecedores é uma forma de proteger o seu negócio e de contribuir para o crescimento sustentável da sua marca.

Não deixe de ler este artigo: "ESG de fornecedores: quais impactos causam na sua supply chain?"

Como consultar ratings ESG de fornecedores?

Existem diversas maneiras de consultar ratings ESG de empresas fornecedoras  Uma delas é contratando entidades como a ISS. 

Entretanto, vale lembrar que essa, em especial, não é direcionada para gestão de fornecedores. Assim, por mais que gere dados e informações relevantes, acaba não entregando tudo o que é necessário para o gerenciamento adequado da sua rede de abastecimento.

Partindo desse princípio, o ideal é contar com bons softwares de gestão de fornecedores, preferencialmente que fazem esse tipo de análise automaticamente, como é o caso do sistema da Linkana.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados já preenchidos por eles próprios ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Entre as funcionalidades oferecidas está o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise de riscos ambientais, sociais e de governança que podem ser gerados por fornecedores.

Como funciona o Linkana ESG Rating?

O Linkana ESG Rating considera dados e informações apresentados pelos próprios fornecedores para mensurar o grau de comprometimento e identificar ameaças relacionadas aos pilares ESG.

Com isso, você tem a chance de analisar se os riscos apresentados valem a pena ser assumidos ou não, evitando uma série de transtornos futuros para o seu negócio.

Confira neste vídeo, com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, outros detalhes sobre o Linkana ESG Rating.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Achou interessante e quer ter essa solução na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um de nossos especialistas e confira como levar essa e outras funcionalidades da Linkana para o seu negócio!


 

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market