Resources

Fornecedores

Fornecedores

Fornecedores

Por que analisar os investimentos em P&D de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 10, 2024

January 10, 2024

January 10, 2024

Os investimentos em P&D de fornecedores se referem a todas as aplicações financeiras, de tempo e de estudo que esses parceiros adotam para criarem algo novo, ou para promoverem o aprimoramento contínuo dos produtos e/ou serviços que já fazem parte de seus portfólios.

Para você entender melhor esse conceito, saiba que a sigla P&D se refere aos termos "pesquisas e desenvolvimento". 

Uma pesquisa, por si só, consiste no levantamento de dados e informações confiáveis e relevantes relacionados a algum tema. Já o desenvolvimento pode ser definido como o emprego de esforços para transformar uma ideia em realidade.

Juntando essas duas definições, forma-se uma base para as empresas melhorarem suas atuações, se tornando mais competitivas e garantindo a entrega para clientes e parceiros de negócios soluções mais alinhadas com suas necessidades e realidades.

Alguns segmentos requerem investimentos constantes e ininterruptos em P&D, a exemplo dos voltados para tecnologia e serviços financeiros. Porém, em linhas gerais, é possível dizer que companhias que não investem em pesquisa e desenvolvimento tendem a oferecer produtos/serviços obsoletos.  

Isso significa que ter na sua base uma empresa fornecedora desatualizada reflete no relacionamento com seus clientes finais, pois atinge diretamente o que você vende.

Esse é um dos motivos pelos quais você deve analisar os investimentos em P&D de fornecedores. Continue a leitura para verificar as outras razões e como fazer essa consulta.

O que caracteriza investimentos em P&D de fornecedores?

Os investimentos em P&D de fornecedores são caracterizados pelo direcionamento de verba, mão de obra e tempo para a realização de pesquisas e desenvolvimento voltados para o aprimoramento, ou construção do zero, de matérias-primas, insumos, produtos, serviços e soluções oferecidos por esses negócios.

O principal objetivo de processos de P&D é criar algo totalmente novo para a empresa e seu público-alvo, ou garantir a melhoria contínua de itens já existentes, a fim de adequá-los ao momento.

Ao estruturar uma área de P&D em uma companhia, clientes internos e externos são beneficiados. Para isso, há quatro áreas que costumam ser o ponto de partida das pesquisas e desenvolvimentos, que são marketing, produtos, processos e organizacional.

A área de marketing pode, por exemplo, trabalhar para melhorar a imagem da marca e, com isso, elevar seu poder de atração. Produtos têm como alvo o aperfeiçoamento do que é comercializado, incluindo tanto soluções físicas quanto digitais e uso de novas tecnologias).

Os processos ajudam a deixar a dinâmica da empresa mais precisa e otimizada, a exemplo do que pode ser feito na logística de vendas, condição que melhora bastante a experiência dos clientes.

Já a parte organizacional envolve tanto o dia a dia interno da companhia quanto o relacionamento com os parceiros de negócio, como aqueles que contratam a empresa para compor a cadeia de suprimentos.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que analisar os investimentos em P&D de fornecedores?

Analisar os investimentos em P&D que seus fornecedores atuais ou futuros fazem, é uma forma de verificar quanto eles podem contribuir com o crescimento da sua empresa. Isto é, funciona como uma estratégia de expansão de negócios. 

Sobre isso, é preciso partir do princípio que os fornecedores estão entre os pilares essenciais para o sucesso de qualquer negócio. 

Sem bons parceiros de fornecimento, sua companhia corre uma série de riscos, que vão desde abastecimento insuficiente ou com baixa qualidade, a problemas financeiros que podem, até mesmo, levar à falência, dependendo da proporção.

Por outro lado, um relacionamento estratégico com fornecedores gera diversas vantagens, como o aumento do potencial competitivo que, por sua vez, destaca sua empresa dos concorrentes e ajuda a elevar o volume de vendas e de faturamento.

Os investimentos em P&D têm relação direta com resultados como esses, visto que fornecedores que prezam por pesquisas e desenvolvimento têm mais chances de:

  • reduzir custos operacionais, refletindo nos preços cobrados;

  • adaptar-se melhor e mais rapidamente a novos cenários;

  • aumentar a eficiência dos processos, otimizando prazos de entrega e diminuindo falhas;

  • oferecer soluções inovadoras, contribuindo para seus parceiros de negócio se destacarem no mercado de atuação;

  • adequar-se aos atuais comportamentos e necessidades dos consumidores, ajudando a elevar o volume de vendas;

  • alinhar o modo de trabalho a novos conceitos e tecnologias.


Aproveite e leia também: "Conheça 6 das principais tecnologias utilizadas na cadeia de suprimentos"

Como analisar os investimentos em P&D de fornecedores?

Para analisar os investimentos em P&D de fornecedores, você deve solicitar a apresentação do DRE, Demonstrativo de Resultados do Exercício, documento que relaciona todas as receitas e despesas de uma companhia.

Assim, se a empresa fornecedora tiver direcionado orçamento para pesquisa e desenvolvimento, estará citado nesse relatório contábil.

E para saber se contratar esse parceiro é um investimento estratégico para sua empresa, ou não, o ideal é comparar os valores apresentados aos de outras organizações do mesmo segmento. 

Fazendo essa comparação, fica mais fácil verificar qual fornecedor investe mais em P&D e, por conta disso, pode gerar mais resultados para o seu negócio.

Como a tecnologia ajuda você a escolher o fornecedor certo?

O investimento em P&D é apenas das análises que precisam ser feitas antes de contratar um fornecedor, ou para decidir mantê-lo ou não na sua base. Somada a essa, há várias outras que complementam o processo de qualificação e o deixam mais pontual. Inclusive, esse cuidado é fundamental para mitigar riscos característicos desse tipo de contratação.

Para atividades como essas, contar com bons sistemas ajuda a elevar a produtividade do time de compras e procurement, reduzir erros e diminuir o tempo de avaliação de documentos. A Linkana pode ajudar em todos esses pontos! 

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira, na prática, como nosso software de gestão de fornecedores funciona! 

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market