Resources

Compras

Compras

Compras

Qual a importância do procurement no setor de compras?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 25, 2022

July 25, 2022

July 25, 2022

Para que toda empresa tenha bons resultados e se torne mais competitiva, é fundamental que seu setor de compras seja planejado e eficiente. Daí que vem a importância do procurement, uma medida que pode ser implantada para acelerar os processos de compras.

Embora seja imprescindível e utilizada por muitas companhias, diversos empreendedores não sabem como funciona a ferramenta e, muito menos, conhecem  os benefícios que ele pode trazer para os negócios.

Quer dominar o assunto? Este artigo se propõe a mostrar a importância do procurement, suas vantagens e estratégias. Continue a leitura!

O que é procurement? 

Procurement é o processo estratégico para adquirir produtos e serviços dentro de uma organização. Ele envolve etapas como sourcing, onboarding, compra e pagamento de transações de um terceiro, como um fornecedor, por exemplo, além da gestão e avaliação.

A ideia do procurement é trazer governança e reduzir os gastos de uma empresa. Por isso, o planejamento estratégico é imprescindível para a realização de um bom trabalho, que envolve a análise da situação financeira e melhorias na qualidade dos produtos e serviços.

Assim sendo, o procurement só é feito por meio de:

  • análise estratégica dos gastos;

  • inclusão de projetos que se proponham a escolher os melhores fornecedores;

  • processos de onboarding e gestão de fornecedores;

  •  gestão de contratos e avaliação de desempenho de fornecedores


Em suma, o procurement foca na tomada de decisões de aquisição de forma estruturada e estratégica. Logo, pode gerar redução de custos (saving), satisfação, eficiência e agilidade nas compras feitas.


Leia também: Onboarding de fornecedores: o que é? Qual a importância? 


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a importância do procurement?

O procurement traz uma visão mais clara sobre a margem de lucro de uma organização. Esse recurso mostra que as empresas não devem pensar apenas em aumentar suas receitas, mas também em diminuir os custos, ou seja, um processo equilibrado que ajudará o ganho de dinheiro.

Além disso, uma empresa que aposta em boas estratégias de procurement conquista:

  • maior governança em compras;

  • sustentabilidade de parceiros;

  • melhoria no desempenho dos produtos;


No entanto, deve-se levar em consideração que as estratégias de procurement sempre dependem do mercado em que a instituição está inserida, seu porte, localização e capacidade financeira.


Quais são as vantagens do procurement? 

A partir da importância do procurement, podemos observar diversos benefícios. São eles:

Redução de custos

Com boas soluções de procurement, é possível administrar os gastos e economizar o tempo nas operações de aquisição.

Otimização de processos 

A ferramenta consegue alinhar diversas funcionalidades em tempo ágil: envio de requisições, cotações e pedidos de compras, por exemplo.

Para facilitar o processo, o procurement permite que os gestores possam monitorar as atividades de compradores e fornecedores por meio do tracking (rastreamento) de transações.

Cotação eficiente 

A cotação eletrônica evita o uso de tempo desnecessário no processo de compras. Existem situações em que as ordens de compras não são realizadas no prazo e na data estipulada de envio e entrega. 

Nesses casos, o procurement torna-se imprescindível porque auxilia o desenvolvimento dos processos logísticos da empresa.

Melhores preços

O processo de procurement fará com que os fornecedores trabalhem com preços mais competitivos. Do mesmo modo, as empresas que contratam os serviços dos prestadores de serviço terão informações mais assertivas para escolher os tipos de profissionais com quem desejam atuar.

Maior segurança

O procurement oferece mais segurança à organização, isso porque o sistema automatizado consegue coibir a prática de atos indevidos durante o processo de compras.


Aprenda mais: Processo de compras: passo a passo completo para empresas

Quais são as estratégias de procurement?

Em busca de otimizar os processo de compras adequado, muitas empresas agem da seguinte forma:

Entendem seus gastos 

Uma boa empresa não pode deixar nenhum detalhe de lado quando se trata do seu estado econômico. Por isso, é fundamental alinhar todos os processos, desde os simples até os mais complexos. Essa análise mostrará quais áreas devem passar por reformulações.

Listam as necessidades dos setores 

Com o levantamento da situação financeira da empresa, torna-se muito mais fácil definir as necessidades de cada setor para evitar consumos indevidos.

Comparar preços

É importante deixar a preguiça de lado na hora de comparar os preços. Essa é uma estratégia de procurement que serve para a empresa encontrar o fornecedor que melhor alinhe preço e qualidade. Neste caso, vale a pena investir em uma tecnologia que traga essas informações bem processadas.

Quer saber como negociar com fornecedores? Assista ao bate-papo no E-Commerce na Prática:

https://youtu.be/W76oMvNSWas

Como montar uma estratégia de procurement?

Como vimos ao longo deste artigo, a importância do procurement traz vários tipos de benefícios para a companhia, como maior eficiência e liderança em compras, desempenho dos produtos e também um relacionamento com os fornecedores mais confiável e duradouro

Em vista disso, o uso de tecnologia no setor de compras tem papel fundamental para acelerar esse processo.

Ao utilizar um software de gestão para o setor, a empresa tem disponível uma lista de contato com os fornecedores, com os valores de contratos e cotações.

A plataforma como a Linkana, por exemplo, também ajuda a avaliar o histórico de compras para identificar oportunidades de otimização.

Uma ferramenta automatizada centraliza todos os dados em um só lugar, relevante para um gerenciamento mais efetivo, agregando segurança e eficiência à sua gestão de Procurement.

Tenha em mente que a Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market