Resources

Compras

Compras

Compras

Qual é a jornada para ser o comprador do futuro esperado pelas empresas?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 15, 2022

October 15, 2022

October 15, 2022


O comprador do futuro pode ser definido como o profissional do setor de compras que desenvolve novas habilidades compatíveis utilizando as inovações tecnológicas e atendendo as necessidades do mercado e dos seus consumidores finais.

Para ser um comprador do futuro, é preciso compreender o papel desse cargo dentro de um negócio. 

Sobre isso, deve-se partir da ideia de que a área de compras é uma das principais alavancas para o funcionamento exemplar de uma companhia. 

Como uma das etapas da estratégia de procurement, esse setor tem como responsabilidade a aquisição de bens, recursos e serviços necessários para que os processos de um negócio sigam o fluxo esperado.

Nesse cenário, a aquisição e o pagamento correto dos materiais incluem tarefas como:

  • identificação de demandas;

  • gerenciamento de estoque;

  • elaboração e envio de pedidos para os fornecedores, entre outras relacionadas.


Trazendo tudo isso para a realidade, os diferenciais do comprador do futuro estão seu modelo estratégico, conhecimento de finanças, uso amplificado de tecnologia, entre outras habilidades.

Quer dominar o assunto e descobrir como se tornar o comprador do futuro? Continue com a gente até o final deste artigo para descobrir os reflexos desse novo comportamento para o sucesso da sua empresa. Boa leitura!

A era das informações

A quantidade e a complexidade de informações crescem gradativamente a todo instante, interferindo nas decisões de fornecimento de produtos e serviços. 

Por outro lado, enquanto surgem novos aparelhos tecnológicos, como smartphones e sensores, também aumentam a análise de dados e respostas automatizadas.

Essa explosão de dados já é percebida pelas grandes companhias. Segundo o relatório da MicroStrategy, 94% das companhias consideram o uso de dados fundamental para o fortalecimento empresarial.

Contudo, no que se refere ao procurement, 91% dos líderes dessa área não confiam na qualidade de dados de fornecedores para basear suas decisões. Essa é uma das razões da aquisição de profissionais que façam análises e interpretações de dados mais apuradas, buscando, entre outras tarefas, filtrá-los adequadamente.

Contudo, o comprador do futuro não está somente preocupado nas informações para a sua cadeia de suprimentos, mas também em conectar a empresa com investimento em temas de ESG, como sustentabilidade e diversidade

Essa cultura menos conservadora e limitada obriga as empresas a se adaptarem e, assim, fugirem do cancelamento do mercado. 

É por isso que muitas organizações estão adotando novas plataformas para automatizar seus processos, como o uso de RPAs, Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo.

Em suma, o comprador do futuro deve estar atento a essas necessidades e entender que a transação de um trabalho manual para um automatizado não é simplesmente rápida, porém, estratégica.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a importância do comprador do futuro?

O profissional de compras tem uma enorme relevância para a empresa, pois, sem ele, todo o processo de negociações e fechamento de vendas fica prejudicado. Por isso, ele é importante para:

  • fortalecer o poder de compra e gerar competitividade à empresa: o profissional busca gastos menores para que possa adquirir o que precisa, e assim, fazer com que a empresa se torne mais competitiva;

  • otimizar gastos: o comprador se preocupa com o orçamento e tentará intensificá-lo para fechar negociações abaixo do que foi estipulado;

  • identificar melhores oportunidades: ele sabe analisar com cautela as melhores possibilidades para a empresa, pois tem o timing para fechar contratos valorosos;

  • gerenciar de forma ágil os fornecedores: o profissional analisa e gerencia os parceiros, preservando a qualidade da empresa e garantindo que as compras estejam sempre em dia. 


O que as empresas esperam do comprador do futuro?

Quando o setor de procurement de uma companhia não funciona bem, toda a sua rotina fica comprometida. Sobre isso, é extremamente importante lembrar que a aquisição dos itens necessários para a realização das tarefas diárias de um negócio é primordial para que seu fluxo não seja interrompido.

Aqui, estamos nos referindo desde os bens considerados mais simples, como materiais de escritório e compra de novos uniformes para os funcionários, à matéria-prima para a fabricação dos produtos que serão vendidos para os consumidores finais.

Com isso, podemos ter uma boa ideia da importância da área de compras tanto para manter uma empresa funcionando quanto para promover o seu sucesso. Também, por isso, os compradores têm sido cada vez mais exigidos em se modernizar.

Habilidades do comprador do futuro 

O comprador do passado tinha uma mentalidade focada em premissas do antigo mundo de Procurement. Entre suas características:

  • pressionava fornecedores para reduzir custos, o que acabava diminuindo sua base de fornecimento. Esse tipo de mentalidade não contribuía para a entrada de novos fornecedores e de inovações, o que acabava acarretando uma maior fragilidade da cadeia de fornecimento;

  • não aceitava usar outros sistemas para otimizar o processo de compras. O pensamento era de que os sistemas mais tradicionais de gestão de procurement eram capazes de solucionar todos os problemas;

  • acreditava que governança e compliance em compras eram uma grande perda de tempo. A ideia era que esse tipo de investimento não era valoroso, porque só trazia burocracia e pouca agilidade ao processo de tomada de decisão.


Hoje, entre suas principais habilidades, ele deve ser:

  • resiliente: não olha apenas para saving, pois acredita na necessidade de resiliência de sua cadeia de fornecimento, construindo alianças estratégicas com fornecedores, diversificando sua base e criando estratégias para prevenir riscos;

  • ágil: tem maturidade para analisar os dados de forma rápida. O comprador do futuro entende que decisões por instinto não são as melhores decisões;

  • responsável: abraça temas como causas ambientais e igualdade social, sendo um líder que busca incluir a prática na realidade do seu ambiente profissional. 


Baixe o nosso infográfico de Procurement X Compras e entenda de uma vez por todas a diferença entre os termos e como eles podem melhorar sua gestão.


O que pode facilitar a vida do comprador do futuro? 

O SRM do futuro é o “superpoder” do comprador do futuro. Isso significa que a Linkana é a ferramenta com as funcionalidades certas que vão garantir que o profissional enfrente e vença os problemas e necessidades do mundo atual de Procurement.

Nesse sentido, quais são as características da Linkana para ajudar o comprador do futuro?

Perfis certificados de fornecedores 

Temos uma visão de procurement como ecossistema por meio de compartilhamento de informações de fornecedores. O Supplier Open Profile, por exemplo, é uma ferramenta que auxilia os fornecedores a ganhar controle da sua carteira digital de dados. Por meio dele, outros compradores podem analisar seus históricos de forma automatizada.

Além do mais, nossos perfis de fornecedores certificados padronizam dados comerciais, de risco, qualidade e diversidade de acordo com as melhores práticas de mercado, possibilitando que bons fornecedores sejam encontrados de maneira simples.

Base de dados viva e integrada 

Os dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez pelo fornecedor, centralizando todos os dados de fornecimento em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com o ERP ou e-procurement, impulsionando e garantindo o retorno do alto investimento (ROI) desses sistemas.

Certificação D&I e ESG Rating 

Nós certificamos e classificamos fornecedores de acordo com boas práticas internacionais e modelos proprietários, em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade, social e governança corporativa, permitindo o controle e o atingimento de metas relacionadas a tais indicadores na cadeia de fornecimento.

Como o comprador do futuro deve usar a tecnologia? 

A ideia por trás do aperfeiçoamento do comprador do futuro é alinhar seu campo de atuação às novas tendências de mercado, de modo que seja compatível também com as recentes necessidades das empresas e dos seus clientes.

Em resumo, podemos dizer que, para se integrar ao futuro da gestão de compras, é preciso:

  • priorizar tomadas de decisões ágeis, baseadas na maior quantidade de dados relevantes que estiverem disponíveis; 

  • manter a geração de valor mitigando riscos;

  • consolidar análises a partir de dados pertinentes de variadas fontes internas e externas, tanto de bases estruturadas quanto de bases não estruturadas;

  • utilizar soluções que integrem tecnologias como RPA, Big Data e Machine Learning para escalar e manter os dados atualizados.


Pensando nisso, o software de gestão de fornecedores da Linkana é um ótimo exemplo de solução que atende a essa necessidade. Isso porque ele agrupa em um mesmo ambiente, funcionalidades como:


Quanto a isso, preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como a Linkana pode ajudar o seu negócio!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market